Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto: NORTE-01-0247-FEDER-39781
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Projetos

Projeto: NORTE-01-0247-FEDER-39781

Designação do projeto: DEZMPP - Desenvolvimento de plataforma de Digital Manufacturing DEZMPP
Código do projeto: NORTE-01-0247-FEDER-39781
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte, Lisboa
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Zeugma - Tecnologia de Sistemas Industriais, S.A.
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Siemens S.A.
Data de aprovação: 2019-05-21
Data de início: 2020-01-01
Data de conclusão: 2023-06-30
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 1.209.284,69 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 202.734,84 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 202.734,84 EUR
Apoio Financeiro Global
União Europeia - FEDER: 554.671,07 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 152.051,13 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 152.051,13 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objectivos e Actividades
O projeto DEZMPP visou desenvolver uma solução digital avançada de produção que permitisse dotar plataformas de manufaturação automática, dedicadas à montagem e teste de componentes, com uma fabricação de alto valor acrescentado orientada às fábricas do futuro. Pretendeu-se aliar conceitos tecnológicos avançados de modo que a solução fosse provida de uma capacidade de aprendizagem e preditiva para maior valorização. Espera-se ainda que o produto final e competências criadas constituam uma nova área e modelo de negócio, estendendo-se assim a cadeia de valor da empresa. Outro dos objetivos do DEZMPP foi o contributo para a melhoria do posicionamento das empresas portuguesas no mercado de fabrico de componentes para a Indústria automóvel.


Resultados (esperados/atingidos)
Em resultado obteve-se uma solução que permite simular e validar virtualmente a performance estrutural, funcional e a sustentabilidade dos processos de fabrico de equipamentos a serem desenvolvidos pela ZEUGMA, antes da sua realização física e implementação em linha produtiva. O resultado deste projeto foi, assim, uma tentativa de resposta aos desafios da Revolução Industrial 4.0, tendo por base temas de eficiência, sustentabilidade e gestão racional de recursos de uma forma integrada, flexível e versátil, na perspetiva do ciclo de vida de equipamentos. A nível experimental foram desenvolvidas ferramentas inovadoras, módulos de análise, avaliação e simulação, procedimentos e rotinas, permitindo a integração com sistemas de informação existentes e linhas produtivas de potenciais clientes industriais, testando um cenário piloto.
Links Úteis
Nome URL
Ficha de projeto https://digi2.fe.up.pt/digi2/assets/pdf/project_sheets/DEZMPP.pdf
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-04-26 às 18:33:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias