LSRE-LCM é uma Unidade de I&D líder nacional em Engenharia Química com reconhecimento internacional em várias áreas. As suas atividades têm forte impacto no desenvolvimento do sistema científico e tecnológico, através da sua extensa produção científica, e da transferência de tecnologia para o setor industrial refletida na criação de spin-offs e contratos com a indústria.
Em 2018-2022 LSRE-LCM propõe reforçar esta liderança e estabelecer interfaces em novos domínios, como produtos de origem biológica e natural, nanotecnologias e combustíveis sintéticos. As nossas propostas desenvolvem-se a partir das competências adquiridas nos quatro pilares da nossa estrutura.
PROCESSOS CÍCLICOS DE ADSORÇÃO/REACÇÃO. Neste grupo serão desenvolvidas tecnologias cíclicas de separação (PSA, SMB, ESA) para aplicações industriais exigentes ou atípicas. Através da intensificação de processos, combinando separação e reação (PSAR, SMBR, PermSMBR), visamos reduzir a pegada ambiental, o custo de produção e promover a competitividade económica industrial. As principais áreas são: Processos Cíclicos de Adsorção; Intensificação de Processos.
ENGENHARIA DO PRODUTO. Este grupo foca o desenvolvimento de processos e produtos eficientes e sustentáveis, orientados para a transferência de tecnologia para a indústria. O enfoque será em tecnologias de uso final e produtos de elevado valor acrescentado, através de know-how e capacidades adquiridas em campos emergentes de investigação. As principais áreas são: Mistura em Reatores Químicos; Micro/Nano Materiais Estruturados; Valorização Agro-Bio-Florestal; Engenharia de Perfumes; Engenharia de Polímeros; CFD e Simulação de Processos.
TERMODINÂMICA E AMBIENTE. Este grupo visa: aplicação da termodinâmica de soluções a separações usando tecnologias verdes; caracterização de novos bio-solventes; medição/modelação de propriedades e equilíbrios de fases; tecnologias eficientes e amigas do ambiente para a redução da poluição, reutilização, reciclagem e valorização de resíduos; estudos sobre qualidade e poluição da água. As principais áreas são: Termodinâmica em Engenharia Química; Gestão da Água; Processos para Controlo de Poluição; Reutilização, Reciclagem e Valorização de Resíduos.
CATÁLISE E MATERIAIS DE CARBONO. As atividades deste grupo estão centradas na interseção da catálise e dos materiais de carbono e visam o desenvolvimento de: materiais de carbono porosos nanométricos/nanoestruturados com propriedades ajustadas; catalisadores para controlo de poluição atmosférica, conversão de biomassa e síntese de produtos de alto valor acrescentado; catalisadores/membranas para purificação de água/limpeza e tratamento de efluentes; fotocatálise à base de semicondutores óticos; electrocatalisadores e elétrodos de carbono para armazenamento de energia. As principais áreas são: Materiais de Carbono Nanoestruturados; Catálise e Fotocatálise; Tecnologias Ambientais e Sustentabilidade; Energia, Combustíveis e Produtos Químicos. |