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Projetos

Projeto: UTAP-EXPL/CD/0106/2017

Designação do projeto: UTAP-EXPL/CD/0106/2017 - Ambiente virtual imersivo para avaliar as atitudes do público acerca de projetos de comunicação de ciência: um estudo piloto sobre ecossistemas do mar profundo
Código do projeto: UTAP-EXPL/CD/0106/2017
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): ESAD IDEA; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Data de aprovação: 2018-07-25
Data de início: 2018-11-01
Data de conclusão: 2020-10-31
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 99.860,00 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 74.622,50 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 32.262,50 EUR
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto: 42.360,00 EUR
Apoio Financeiro Global
Orçamento de Estado: 99.860,00 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 74.622,50 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto: 42.360,00 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 32.262,50 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos e Atividades
O principal objetivo do projeto I SEA é desenvolver um método não-intrusivo, válido e replicável para avaliar as atitudes do público perante iniciativas de comunicação de ciência, recorrendo para tal ao desenvolvimento de um ambiente de realidade virtual imersiva, com o potencial de melhorar as exposições científicas não formais, enquanto educa e capacita os cidadãos.

Trata-se de um projeto exploratório, que enfatiza áreas científicas indicadas pelo AIR (Atlantic International Research Center) - ciência dos mares profundos - e pelo CoLab Emerging Technologies Research - estudo dos media digitais.

Resultados Esperados/Atingidos
Como resultado deste projeto, esperamos produzir novos conteúdos digitais e realizar estudos-piloto em centros de ciência locais e nacionais.
Pretende-se desenvolver um ambiente imersivo de realidade virtual com duas modalidades possíveis: para uma pessoa (condição individual) e para um conjunto de pessoas (condição coletiva), ambas suportadas por uma abordagem de jogo e por uma narrativa multilinear.
Com vista ao desenvolvimento de ferramentas robustas e que permitam a criação de uma framework comparativa, foi criada e testada uma ferramenta para a recolha de dados atitudinais em relação ao mar profundo, a ser aplicada durante a experiência.
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