FCUP
Você está em: Início > Notícias > FCUP convida alunos do ensino secundário a serem físicos de partículas por um dia

Mapa das Instalações

Informações

CERN Masterclasses | Inscrições abertas até 15 de fevereiro (prazo alongado)

O Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e o CERN, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), vão promover, no próximo dia 19 de março, a 18.ª edição das “CERN’s MasterClasses – Porto 2022”, uma iniciativa que oferece aos alunos do ensino secundário a possibilidade de serem Físicos de Partículas por um dia.

Os participantes nas Masterclasses vivem um dia típico de um físico de partículas. Entre as atividades estão a participação em palestras sobre Física de Partículas e sobre técnicas de análise de acontecimentos, um trabalho de análise em computador de dados das experiências do acelerador LHC do CERN e a participação numa videoconferência com o CERN e outros institutos europeus nos quais esta atividade se realiza em simultâneo, discutindo os resultados das suas análises.

As “CERN’s MasterClasses – Porto 2022” vão decorrer no Departamento de Física e Astronomia da FCUP, se as condições da pandemia assim o permitirem. Em alternativa, poderão realizar-se em formato online.

Como participar?

Podem candidatar-se os alunos do 11º e do 12º ano do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos de idade, que estejam fortemente motivados para a Física, e em particular para a Física de Partículas.  As vagas estão limitadas a 80 participantes.

Os professores que acompanham os estudantes podem, mediante inscrição, participar na palestra de divulgação que irá decorrer da parte da manhã (a confirmar). As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro e os resultados serão comunicados a dia 11 do mesmo mês.

Mais informações e materiais de apoio aqui

Inscrições abertas para estudantes e professores

cern

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt