Estudantes da FCUP destacam-se na European Innovation Academy 2021
Participação na maior 'summer school' de empreendedorismo do mundo
Três estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) fizeram parte das equipas vencedoras da European Innovation Academy (EIA), a “maior summer school de empreendedorismo do mundo", que este ano se realizou em modo de ensino a distância.
Durante os 15 dias de duração da EIA foram desenvolvidos projetos para 70 novas startups em equipas internacionais e multidisciplinares. Entre as ideias de negócio que alcançaram o top 5 do programa estão, por exemplo, a GeniusCaps, que, aliás, subiu ao pódio do TOP TEAM, reservado para os três melhores projetos. Trata-se de um produto que pretende adicionar suplementos dietéticos às comuns bebidas encapsuladas (café, chá, chocolate quente e similares), através da sua incorporação direta em cápsulas biodegradáveis e recorrendo a técnicas de ciência alimentar como a microencapsulação. Ana Rita Vieira e Isabel Couceiro da Costa, do Mestrado em Bioquímica, desenvolveram esta ideia em conjunto com mais quatro pessoas de nacionalidades diferentes. No pitch final, apresentaram as Brain Caps, “suplementadas com ingredientes que aumentam a concentração e a memória e diminuem o cansaço”.
O objetivo da GeniusCaps é chegar a diferentes nichos de população com diferentes necessidades, oferecendo uma alternativa “conveniente e prática e permitindo um boost à distância de uma única cápsula”, revelam as estudantes da FCUP. Ao estar no top 3, a equipa tem a possibilidade de receber mentoria por parte do HAG.GROUP, mesmo depois de terminada a European Innovation Academy. Além disso, também foi galardoada com o prémio especial “The Nixon Peabody Trademark Artisan Award”, que inclui uma patente gratuita no valor de 10 mil dólares e registo de marca no valor de 5 mil dólares.
Já o projeto Protosyn, de Hugo Sales, do mestrado em Ciência de Computadores, consiste “numa interface para simulações científicas que permite aos cientistas trabalhar sem necessitarem de programar”. A equipa teve a oportunidade de apresentar o pitch ao júri, o que lhe valeu uma entrevista com o Alchemist Accelerator na esperança de serem aceites naquela que é a aceleradora de B2B (business 2 business) número um do mundo, em Sillicon Valley.
Ao todo, participaram nesta iniciativa, U.Porto Inovação e do Santander Universidades, 18 estudantes da U.Porto distribuídos pela FCUP e pelas faculdades de Economia, Engenharia e Letras.

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt
Renata Silva. SICC. 30-08-2021