A terceira edição do Mestrado Erasmus Mundus em Geociências Planetárias (EMJM-GeoPlaNet) terá início em setembro de 2025.
As candidaturas estão abertas até 15 de fevereiro, sendo que existem cinco bolsas Erasmus para distribuir por estudantes portugueses.
O EMJM-GeoPlaNet tem por objetivo promover o ensino das Geociências Planetárias a nível europeu. O enorme progresso da exploração espacial ocorrido nas últimas décadas traduziu-se numa imparável dinâmica de preparação de novas missões espaciais.
A possibilidade de optar por uma saída profissional na área do Espaço é, por isso, cada vez mais uma realidade.
Neste sentido, este mestrado proporciona aos estudantes uma formação sólida nas diferentes áreas envolvidas numa missão de exploração espacial, desde a sua conceção e planeamento, passando pela implementação e coordenação, e culminando na análise e interpretação dos dados recolhidos.
A(O) estudante terá ainda a possibilidade de contactar com a indústria espacial, através de empresas tecnológicas ligadas ao espaço.
Este mestrado tem a duração de 24 meses, repartidos entre Portugal (1º semestre), Itália (2º semestre) e França (3.º semestre), com um estágio no 4º semestre num dos países da rede de parceiros associados do consórcio GeoPlaNet.
A Universidade do Porto, Associated Partner, irá participar na formação curricular e em orientações de teses, juntamente com a Universidade de Coimbra. Estão também envolvidas na formação curricular a Universidade G. d’Annunzio - Chieti-Pescara e a Universidade de Nantes (coordenadora).
Para mais informações sobre o consultar a página oficial do mestrado ou contactar por e-mail os professores responsáveis pelo mesmo na FCUP: Teresa Seixas e Manuel Salgueiro Silva: tmseixas@fc.up.pt e massilva@fc.up.pt