O Mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas tem como objetivo principal promover uma formação avançada de excelência em biologia funcional de plantas e em ferramentas moleculares e celulares que permitem o desenvolvimento de aplicações inovadoras das plantas, em áreas que vão da agricultura à medicina, passando pelo ambiente e bioenergia. É privilegiado o estabelecimento do contacto dos estudantes com o meio empresarial na área da biotecnologia, fomentando o seu espírito empreendedor e promovendo a transferência de conhecimento para a sociedade.
São objetivos específicos de aprendizagem neste mestrado:
- Aquisição de uma formação sólida e um conhecimento atual em áreas inovadoras da biologia funcional, biologia molecular e biotecnologia de plantas.
- Aquisição de competências para conceber, projetar e desenvolver investigação científica;
- Realização de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento na área da Biologia das Plantas
- Aquisição de capacidades para colaborar em equipa, preparar e comunicar resultados científicos e preparar e organizar tarefas laboratoriais de forma eficiente.
- Aquisição de capacidade de aplicação das competências desenvolvidas a situações novas no contexto profissional e socioeconómico, e de implementar soluções de inovação e empreendedorismo na área das plantas.
Neste Mestrado pretende-se fomentar nos estudantes a capacidade para conceber e desenvolver investigação científica, preparando-os como fortes candidatos a doutoramento na área da Biologia de Plantas ou para intervirem ativamente na sociedade nas mais variadas áreas de aplicações das plantas, como quadros superiores ou como empreendedores.
Condições de Acesso
Serão admitidos para candidatura os licenciados, ou equivalente legal, em Biologia ou em áreas afins, incluindo as possibilidades previstas nas alíneas b), c) e d) do artigo 17º do DL 65/2018 de 16/08/2018.
Nota: Serão admitidos candidatos que ainda não concluíram a licenciatura à data da candidatura, no entanto estes serão posteriormente excluídos caso não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização de matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
- A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:
- Currículo académico (área de formação e média obtida) (80%)
- Subcritério 1: área de formação relevante para o CE (adequação do currículo com os objectivos do mestrado) (10 %)
- Subcritério 2: média aferida de licenciatura (70%) A média aferida é obtida normalizando a média para a escala de 0 a 20, somando-lhe o valor de ln(R/r), e arredondando para o inteiro mais próximo na escala de 0 a 20, sendo ln o logaritmo natural e sendo R e r, respetivamente para a Universidade do Porto e para universidade onde foi realizado o curso, as posições no ranking mundial divulgado em http://www.webometrics.info
- Currículo científico e experiência profissional (20%)
- Subcritério 1: publicações em revistas, comunicações em conferências (10 %)
- Subcritério 2: participação em projetos de investigação ou participação em estágios de licenciatura na área do ciclo de estudos (10%)
Critério de desempate de candidatos: Créditos e classificações obtidas em unidades curriculares na área da Biologia de plantas e Biotecnologia
- Os candidatos não detentores do grau à data de candidatura (mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos) serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.
Informações
Contactos
Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.