Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > M:EG
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Engenharia Geográfica

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Conhecer o Mestrado

A Engenharia Geográfica tem por objetivo o estudo, medição e representação da superfície terrestre, na sua forma tradicional sob a forma de representações cartográficas ou, mais atualmente, através de informação geográfica digital. Estuda as técnicas de observação e medição da Terra com vista à obtenção de informação posicional e qualitativa da superfície da Terra. Faz uso de métodos de aquisição de dados por via terrestre ou espacial, particularmente dos satélites destinados à observação da Terra e ao Posicionamento e Navegação. É, atualmente, uma área de suporte para inúmeros estudos de outras áreas, nomeadamente ambientais e de planeamento do território.
Este grau destina-se a fornecer uma formação académica e prática adequada à compreensão dos problemas ligados à aquisição e tratamento de informação geográfica nos seus diversos aspetos: produção de cartografia topográfica, condução e supervisão de trabalhos de posicionamento geodésico, tratamento de imagens de satélite e fotografia aérea, implementação e gestão de um sistema de informação geográfica. A formação visa dar um conhecimento profundo das diferentes disciplinas da Engenharia Geográfica e um espírito crítico que permitam formar Engenheiros com capacidades para, mais do que serem simples operadores, poderem decidir e conduzir, de forma autónoma, trabalhos nesta área.

Condições de Acesso

  1. Ser titular do grau de licenciado em áreas de Ciências ou Engenharia com pelo menos 60 ECTS de formação de base em Matemática, Física e Computação;
  2. Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
  3. Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a Comissão Científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Critérios de Seleção e Seriação

A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:
  1. Currículo académico (área de formação e média obtida) (70 %)
    • Subcritério 1: área de formação (40 %)
      Serão valorizadas as licenciaturas cujo plano de estudos inclua adequada formação científica de base para a Engenharia Geográfica.
      Serão consideradas as seguintes formações: Engenharia Geoespacial, Engenharia Geográfica, Ciências de Engenharia - perfil de Engenharia Geográfica, Eng. Topográfica - 100%; Outras engenharias - 90%; Ciências da Computação, Física, Matemática - 80%; Cursos em Geociências ou Ambiente - 70%; Outras 20% a 90%.
    • Subcritério 2: média de licenciatura (30%)

    Para os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, a média final de licenciatura é substituída pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.

  2. Currículo científico e experiência profissional (30%)
    • Subcritério 1: publicações e comunicações técnicas e/ou científicas (5%)
    • Subcritério 2: participação em projetos de investigação (5%)
    • Subcritério 3: Curriculum profissional (20%).
      Serão consideradas a duração e natureza de funções profissionais exercidas, desde que tituladas por contrato de trabalho, ou em regime de trabalho independente, na área científica do ciclo de estudos em apreço, nos seguintes termos: relevância da atividade profissional (12%); duração da atividade profissional (8%).

Critérios de desempate de candidatos:

  • Média de Licenciatura
  • Número de anos de experiência profissional na área
  • Número de artigos científicos
  • Participação em estágios de licenciatura na área do ciclo de estudos

Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.eg.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.eg@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6093
Diretor: Clara Lázaro
Sigla: M:EG
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Geográfica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Geográfica (75 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo