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Cursos

Pensamento computacional e Programação para o ensino da Física

Objetivos

Promover a compreensão dos professores sobre as possibilidades de desenvolvimento do pensamento computacional nos mais jovens e da aplicação dos recursos educativos digitais na prática letiva, desenvolvendo a motivação pela robótica, pela matemática e pelas ciências físicas e naturais nos seus alunos.

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 510 do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Professores do grupo de recrutamento 510 não ativos ou a colaborar noutras áreas distintas da área de formação original e que pretendam desenvolver ou atualizar o seu conhecimento nesta área.

Conteúdo programático

A estrutura de funcionamento da formação, de carácter presencial e teórico-prática, é composta por seis sessões, sendo que as cinco primeiras serão destinadas à apresentação de conteúdos e discussão do tema. Em cada um dos encontros serão abordados os seguintes temas:

Sessão 1 – Pensamento computacional (e-learning – 5h)

  • Introdução ao pensamento computacional;
  • Estruturação da resolução de um problema por fases usando processos lógicos;
  • Aplicação do pensamento computacional para a criação de Escape Games Educativos Digitais.

Sessão 2 – Programação básica por cores (presencial – 4h)

  • Caminhos através da robótica: programação por códigos de cores com exemplos de aplicação;
  • Possibilidades do uso do Ozobot para a programação por cores.
  • Resolução de situações problemáticas usando as possibilidades de programação por cores;

Sessão 3 – Programação por blocos (presencial – 4h)

  • Criação de desafios na área da Matemática, Português e ciências físicas e naturais por parte dos participantes;
  • Programação por blocos: níveis de programação e funções programadas;
  • Resolução de problemas sobre conteúdos curriculares, nomeadamente conceitos básicos de referencial, posição, deslocamento, rapidez média, aceleração média e representação gráfica, usando a programação por blocos de Ozobots;
  • Combinação de programações por cores e por blocos.

Sessão 4 – Programação por blocos (e-learning – 4h)

  • Introdução à programação por blocos com o Scratch;
  • Criação de programas elementares como o posicionamento de personagens, produção de sons e deslocamento de objetos no Scratch;
  • Análise de blocos de programação e importação de blocos.

Sessão 5 – Programação por blocos (e-learning – 4h)

  • Desenvolvimento de diálogos com programação paralela sobre temáticas curriculares;
  • Adaptação de jogos didáticos;
  • Construção de um jogo educativo ou de uma storytelling digital.

Sessão 6 - Avaliação final (presencial – 4h)

  • Comunicação e discussão dos trabalhos desenvolvidos durante as sessões;
  • Avaliação final.

Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação

A avaliação das candidaturas será feita numa primeira fase, na escala 100%- 20 valores, atendendo aos critérios:

- Experiência Profissional (40% - até 8 valores), pela avaliação da experiência reportada:

  • Número de anos de serviço a lecionar
  • Evidência de integração de recursos digitais na prática do ensino

- Avaliação Curricular (40% - até 8 valores)

  • Evidência da frequência de formações

- Carta de motivação (20% - até 4 valores)

Haverá uma bonificação na classificação para os seguintes candidatos:

- Candidatos com idade superior a 23 anos e com residência em território nacional. (Bonificação de 4 valores)

- Evidência, a partir da carta de motivação, da relevância da formação nas perspetivas de “reskilling/upskilling” na sua atividade profissional. (Bonificação de 2 valores)

Os candidatos serão seriados com base no resultado da soma da classificação da primeira fase e das bonificações.

Critérios de desempate:

  • Melhor classificação em Experiência Profissional
  • Melhor classificação em Avaliação Curricular

Metodologias de ensino:

Prevê-se que a unidade de formação compreenda 13 horas de aulas teórico práticas e-learning síncronas transmitidas com recurso a plataformas digitais e 12h de aulas teórico-práticas presenciais.

  • As aulas teórico práticas e-learning decorrem com recurso a plataformas digitais. Para além da disseminação dos conteúdos por meios audiovisuais e disponibilização de materiais de apoio no moodle do curso estimula-se a realização de trabalho de grupo e o trabalho em diversos meios digitais
  • As aulas teórico-práticas presenciais vão incidir sobre o esclarecimento e manuseamento mais individualizado de algumas ferramentas bem como a realização da apresentação e discussão do relatório de avaliação.

 

Avaliação em regime b-learning

A última sessão do curso corresponderá ao processo de avaliação, etapa necessária para garantir a formação adequada dos participantes e consequentemente certificar aqueles que cumprirem todos os requisitos necessários. Ela será baseada nos seguintes aspetos:

  • ⮚ Material produzido - os participantes deverão entregar um recurso educativo desenvolvido com base nas atividades realizadas nos encontros, que possibilite a abordagem de um ou mais conteúdos do programa de ensino em vigor nas áreas da robótica, matemática e/ou ciências físicas e naturais; 50%
  • ⮚ Relatório - com base nos encontros realizados, os participantes deverão apresentar um relatório que descreva as atividades realizadas, ressaltando os pontos positivos e negativos, bem como apresentem a suas perceções sobre o seu desenvolvimento ao longo do curso; 30%
  • ⮚ Observação - participação e discussão nas sessões. 20%

A avaliação será a média ponderada das 3 componentes, a classificação será expressa de 0 a 20 valores.
Para obtenção de aproveitamento à UFC é necessário cumprir uma assiduidade de 2/3 da carga horário de contacto programada.

Datas de realização:

  • 8 de fevereiro a 1 de março de 2025

Horário:

  • 8 de fevereiro: 14h00 às 19h00 Online
  • 15 de fevereiro: 9h00 às 13h00 e das 14h00 Às 18h00 presencial
  • 22 de fevereiro: 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 online
  • 1 de março: 9h às 13h00 Presencial

Prazos - 1ª Edição 2024/25

Candidaturas: 7 de outubro a 30 de dezembro 2024
Análise das candidaturas: 31 de dezembro a 8 de janeiro de 2024
Resultados Provisórios: 9 de janeiro de 2025
Reclamações: 10 a 30 de janeiro de 2025
Resultados Definitivos: 31 de janeiro de 20245
Matrículas: 3 e 4 de fevereiro de 2025
Propina e seguro escolar: liquidado até 5 de fevereiro de 2025

Anulação da Inscrição

O estudante pode solicitar a anulação da inscrição através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo que:

  • A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau ou unidade de formação contínua implica o pagamento de 50 % do valor de propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.

Bolsas PRR

De acordo com o nº 5 do artigo 7º do REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INCENTIVO À (RE)QUALIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DAS FORMAÇÕES NÃO CONFERENTES DE GRAU DA UNIVERSIDADE DO PORTO OFERECIDAS AO ABRIGO DO «IMPULSO ADULTOS» (PRR), DESPACHO N.º GR.02/06/2022 de 3 de junho de 2022, “O prazo para liquidação do valor da propina por estudantes bolseiros é prorrogável até dez (10) dias úteis após a data de pagamento da bolsa.”


Informações

Proteção de Dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.


Contactos

Docente Responsável: Paulo Carvalho
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Paulo Carvalho
Sigla: UFC:PCP
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2024/2025
Duração: 81 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Pensamento computacional e Programação para o ensino da Física (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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