No contexto atual de uma sociedade fortemente marcada pela ciência e tecnologia, um ensino de qualidade da Física é condição essencial para cumprir os objetivos inscritos no documento “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória” e nas Aprendizagens Essenciais.
Os atuais programas de Físico-Química dos Ensinos Básico e Secundário intentam promover o desenvolvimento de competências durante o processo de aprendizagem dos alunos, dando uma forte ênfase à manipulação de ferramentas digitais em contextos diversificados, ao ensino apoiado pela tecnologia e ao uso de metodologias ativas, efetivados em contextos diversos, tais como: aquisição de dados experimentais (reais ou virtuais), tratamento informático desses dados, comunicação de resultados, exploração de vídeos, leitura de textos, utilização de plataformas digitais de ensino digital e resolução de problemas. Estes aspetos implicam alterações no processo de ensino e aprendizagem, ao nível dos conteúdos, ao nível das metodologias e ao nível dos recursos educativos.
Um ensino da Física com qualidade tem que promover o desenvolvimento profissional dos professores.
Esta formação destina-se a:
Introdução aos conteúdos da ação e aos recursos educativos digitais: o papel dos recursos educativos digitais no ensino das ciências e em particular da Física
Exploração de vídeos introdutórios de atividades experimentais (projeto VLAB-FIS)
Estratégias de gamificação para avaliação de conhecimento: Kahoot, Quizziz, etc. Exploração de exemplos e construção de atividades de avaliação
Modelação de Imagem (Fotografia estroboscópica Digital e Análise de Vídeo) com recurso ao programa informático Tracker. Exploração de exemplos no âmbito dos programas em Física
Metodologias de trabalho laboratorial virtual: aquisição de dados experimentais virtuais com recurso a simulações e respetivo tratamento informático
Metodologia de ensino e aprendizagem Instrução pelos Colegas (Peer Instruction): construção de questões conceptuais e utilização de plataformas informáticas (Socrative, Mentimeter) para avaliação de conhecimentos
Comunicação e discussão dos trabalhos desenvolvidos durante a ação, através da utilização de recursos de ensino e aprendizagem digitais
Avaliação da ação
A avaliação das candidaturas será feita numa primeira fase, na escala 100%- 20 valores, atendendo aos critérios:
Haverá uma bonificação na classificação para os seguintes candidatos:
Os candidatos serão seriados com base no resultado da soma da classificação da primeira fase e das bonificações.
Critérios de desempate:
As aulas presenciais (25h) serão de tipologia teórico-prática.
Será feita a apresentação dos conteúdos da ação, suportada por audiovisuais e textos de apoio. Também serão discutidos conteúdos básicos sobre análise de dados experimentais com suporte em programas informáticos, e descritas metodologias que suportam o uso de REDs, tais como a Instrução pelos Colegas (peer instruction), o conceito de gamificação e as bases da aprendizagem ativa.
As sessões vão ainda permitir que os participantes trabalhem em pequenos grupos e que explorem vários contextos digitais facilmente replicáveis como recurso educativo.
Data de realização: | 9 a 28 de março de 2024 |
Candidaturas: | 18 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024 |
Análise das candidaturas: | 12 a 14 de fevereiro de 2024 |
Resultados Provisórios: | 15 de fevereiro de 2024 |
Reclamações: | 16 a 29 de fevereiro de 2024 |
Resultados Definitivos: | 1 de março de 2024 |
Matrículas: | 4 e 5 de março de 2024 |
Propina e seguro escolar: | liquidado até 6 de março de 2024 |
Formadores: Paulo Simeão Carvalho e Marcelo Dumas Hahn
Observações: Cada formando deve munir-se de um computador.
O estudante pode solicitar a anulação da inscrição através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo que:
De acordo com o nº 5 do artigo 7º do REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INCENTIVO À (RE)QUALIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DAS FORMAÇÕES NÃO CONFERENTES DE GRAU DA UNIVERSIDADE DO PORTO OFERECIDAS AO ABRIGO DO «IMPULSO ADULTOS» (PRR), DESPACHO N.º GR.02/06/2022 de 3 de junho de 2022, “O prazo para liquidação do valor da propina por estudantes bolseiros é prorrogável até dez (10) dias úteis após a data de pagamento da bolsa.”
Proteção de Dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.
Docente Responsável: | Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho |
Educação Contínua: | formacao.continua@fc.up.pt |
Docente Responsável: | Paulo Carvalho |
Sigla: | EC_UFC02 |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2022/2023 |
Duração: | 25 Horas |