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Cursos

UFC: Recursos educativos digitais para o Ensino da Física

Objetivos

No contexto atual de uma sociedade fortemente marcada pela ciência e tecnologia, um ensino de qualidade da Física é condição essencial para cumprir os objetivos inscritos no documento “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória” e nas Aprendizagens Essenciais.

Os atuais programas de Físico-Química dos Ensinos Básico e Secundário intentam promover o desenvolvimento de competências durante o processo de aprendizagem dos alunos, dando uma forte ênfase à manipulação de ferramentas digitais em contextos diversificados, ao ensino apoiado pela tecnologia e ao uso de metodologias ativas, efetivados em contextos diversos, tais como: aquisição de dados experimentais (reais ou virtuais), tratamento informático desses dados, comunicação de resultados, exploração de vídeos, leitura de textos, utilização de plataformas digitais de ensino digital e resolução de problemas. Estes aspetos implicam alterações no processo de ensino e aprendizagem, ao nível dos conteúdos, ao nível das metodologias e ao nível dos recursos educativos.

Um ensino da Física com qualidade tem que promover o desenvolvimento profissional dos professores.

Destinatários

Esta formação destina-se a:

  • Professores do grupo de recrutamento 510 do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
  • Professores do grupo de recrutamento 510 não ativos ou a colaborar noutras áreas distintas da área de formação original e que pretendam desenvolver ou atualizar o seu conhecimento nesta área.

Conteúdos programáticos da unidade de formação

Introdução aos conteúdos da ação e aos recursos educativos digitais: o papel dos recursos educativos digitais no ensino das ciências e em particular da Física

Exploração de vídeos introdutórios de atividades experimentais (projeto VLAB-FIS)

Estratégias de gamificação para avaliação de conhecimento: Kahoot, Quizziz, etc. Exploração de exemplos e construção de atividades de avaliação

Modelação de Imagem (Fotografia estroboscópica Digital e Análise de Vídeo) com recurso ao programa informático Tracker. Exploração de exemplos no âmbito dos programas em Física

Metodologias de trabalho laboratorial virtual: aquisição de dados experimentais virtuais com recurso a simulações e respetivo tratamento informático

Metodologia de ensino e aprendizagem Instrução pelos Colegas (Peer Instruction): construção de questões conceptuais e utilização de plataformas informáticas (Socrative, Mentimeter) para avaliação de conhecimentos

Comunicação e discussão dos trabalhos desenvolvidos durante a ação, através da utilização de recursos de ensino e aprendizagem digitais

Avaliação da ação

Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação

A avaliação das candidaturas será feita numa primeira fase, na escala 100%- 20 valores, atendendo aos critérios:

  • Experiência Profissional (40% - até 8 valores), pela avaliação da experiência reportada:
    • Número de anos de serviço a lecionar
    • Evidência de integração de recursos digitais na prática do ensino
  • Avaliação Curricular (40% - até 8 valores)
    • Evidência da frequência de formações
  • Carta de motivação (20% - até 4 valores)

Haverá uma bonificação na classificação para os seguintes candidatos:

  • Candidatos com idade superior a 23 anos e com residência em território nacional. (Bonificação de 4 valores)
  • Evidência, a partir da carta de motivação, da relevância da formação nas perspetivas de “reskilling/upskilling” na sua atividade profissional. (Bonificação de 2 valores)

Os candidatos serão seriados com base no resultado da soma da classificação da primeira fase e das bonificações.

Critérios de desempate:

  • Melhor classificação em Experiência Profissional
  • Melhor classificação em Avaliação Curricular

Metodologias de ensino:

As aulas presenciais (25h) serão de tipologia teórico-prática.

Será feita a apresentação dos conteúdos da ação, suportada por audiovisuais e textos de apoio. Também serão discutidos conteúdos básicos sobre análise de dados experimentais com suporte em programas informáticos, e descritas metodologias que suportam o uso de REDs, tais como a Instrução pelos Colegas (peer instruction), o conceito de gamificação e as bases da aprendizagem ativa.

As sessões vão ainda permitir que os participantes trabalhem em pequenos grupos e que explorem vários contextos digitais facilmente replicáveis como recurso educativo.

Avaliação:

  • Avaliação contínua ao longo das aulas teórico práticas. (20%)
  • Recursos educativos digitais criados ao longo da ação, cuja exploração e detalhe será plasmada num relatório escrito individual e apresentada oralmente. (80%)

Prazos - 1ª Edição 2023/24

Data de realização: 9 a 28 de março de 2024
Candidaturas: 18 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024
Análise das candidaturas: 12 a 14 de fevereiro de 2024
Resultados Provisórios: 15 de fevereiro de 2024
Reclamações: 16 a 29 de fevereiro de 2024
Resultados Definitivos: 1 de março de 2024
Matrículas: 4 e 5 de março de 2024
Propina e seguro escolar: liquidado até 6 de março de 2024

Horário

  • Dia 09/03 (sábado) (3,5 h) | 09:00 - 12:30
    1. Apresentação da ação, modo de funcionamento e avaliação.
    2. Introdução aos conteúdos da ação e aos recursos educativos digitais: o papel dos recursos educativos digitais no ensino das ciências e em particular da Física.
    3. A importância dos vídeos introdutórios na realização das atividades experimentais – o Projeto VLAB-FIS.
  • Dia 09/03 (sábado) (3,5 h) | 14:00-17:30
    1. Exploração de vídeos introdutórios de atividades experimentais (VLAB-FIS) – 10º ano e 11º ano.
    2. Modelação de Imagem (Fotografia estroboscópica Digital e Análise de Vídeo) com recurso ao programa informático Tracker.
  • Dia 16/03 (sábado) (3,5 h) | 09:00 - 12:30
    1. Construção de vídeos de uma atividade experimental. Análise de vídeos com o software Tracker.
  • Dia 16/03 (sábado) (3,5 h) | 14:00 - 17:30
    1. Estratégias de gamificação para avaliação de conhecimento: exploração de exemplos e construção de questões de avaliação de forma gamificada.
  • Dia 23/03 (sábado) (3,5 h) | 09:00 - 12:30
    1. Metodologias de trabalho laboratorial virtual: aquisição de dados experimentais virtuais com recurso a simulações e respetiv tratamento de dados por via informática.
  • Dia 23/03 (sábado) (3,5 h) | 14:00 - 17:30
    1. Instrução pelos Colegas (Peer Instruction): construção de questões conceptuais e utilização de plataformas informáticas para avaliação de conhecimentos.
  • Dia 28/03 (sábado) (4 h) | 9:00 - 13:00
    1. Discussão sobre os trabalhos para avaliação.
    2. Apresentação dos trabalhos realizados e Avaliação do curso de formação contínua.

Formadores: Paulo Simeão Carvalho e Marcelo Dumas Hahn

Observações: Cada formando deve munir-se de um computador.

Anulação da Inscrição

O estudante pode solicitar a anulação da inscrição através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo que:

  • A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau ou unidade de formação contínua implica o pagamento de 50 % do valor de propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.

Bolsas PRR

De acordo com o nº 5 do artigo 7º do REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INCENTIVO À (RE)QUALIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DAS FORMAÇÕES NÃO CONFERENTES DE GRAU DA UNIVERSIDADE DO PORTO OFERECIDAS AO ABRIGO DO «IMPULSO ADULTOS» (PRR), DESPACHO N.º GR.02/06/2022 de 3 de junho de 2022, “O prazo para liquidação do valor da propina por estudantes bolseiros é prorrogável até dez (10) dias úteis após a data de pagamento da bolsa.”


Informações

Proteção de Dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.

Contactos

Docente Responsável: Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Paulo Carvalho
Sigla: EC_UFC02
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2022/2023
Duração: 25 Horas

Diplomas

  • UFC: Recursos educativos digitais para o Ensino da Física (3 Créditos ECTS)

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