Objetivos
A tendência nas organizações é a substituição dos diferentes sistemas por um único sistema integrado. É necessário formar pessoas com conhecimentos, habilidades e competências para desenvolver, implementar, auditar e realizar o acompanhamento de um sistema integrado de gestão da qualidade e ambiente, sendo esse o objetivo deste curso.
O curso, com uma duração de um ano, está estruturado em dois semestres. Durante o ano, o estudante adquire principalmente conhecimentos, habilidades e competências para desenvolver, implementar, auditar e realizar o devido acompanhamento de um sistema integrado de gestão da qualidade e ambiente.
Assim, com este curso, pretende-se formar técnicos avançados nas áreas da gestão/certificação da qualidade e ambiental.
O curso, com uma duração de um ano, está estruturado em dois semestres.
O curso enquadra-se na oferta formativa do Programa PRR - Impulso Adultos da U.Porto** e possibilita, mediante concurso, acesso a um número limitado de Bolsas de Incentivo à Formação.
**Programa Multidisciplinar da U.Porto, Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos, projecto cofinanciado pelos fundos do programa Next Generation EU, através do Plano de Recuperação e Resiliência.
Parceria
AENOR Portugal
Destinatários
- Licenciados de áreas de Ciências, Engenharias e Gestão;
- Licenciados (ou outros graus académicos) com experiência laboral que pretendem atualizar os seus conhecimentos técnicos e científicos na área da Gestão da Qualidade;
- Detentores de um curriculum profissional em Ambiente e/ou áreas afins que pretendam atualizar os seus conhecimentos técnicos e científicos na área da gestão da qualidade, e a quem seja reconhecidos os conhecimentos necessários para a realização da formação;
- Responsáveis pela área da gestão ambiental de indústrias de média e grande dimensão;
- Técnicos dos órgãos ambientais responsáveis pela gestão da qualidade;
- Estudantes e professores que pretendam atualizar os seus conhecimentos.
Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação
Serão apenas admitidos os candidatos que se enquadrem nos perfis de Destinatários identificados previamente, sendo essencial a demonstração de conhecimentos em ciências/engenharia do ambiente, de nível de 1º ciclo.
A avaliação das candidaturas será feita numa primeira fase, numa escala de 1-20 valores, atendendo aos critérios:
- Experiência Profissional (50%), pela avaliação cumulativa da experiência reportada:
- 4 valores, adequação da atividade profissional a este curso .
- 3 valores, atividade profissional na área da gestão ambiental
- 2 valores, atividade profissional na área do ambiente mas não na área da gestão ambiental;
- 1 valores, outras atividades profissionais.
- Avaliação Curricular (40% - 8 valores)
- Carta de motivação (10% - 2 valores)
Haverá uma bonificação na classificação para os seguintes candidatos:
• Candidatos com idade superior a 23 anos com residência em território nacional. (Bonificação de 5 valores)
• Carta evidenciando a relevância da formação nas perspectivas de “reskilling/upskilling” na sua atividade profissional. (Bonificação de 5 valores)
Os candidatos serão seriados com base no resultado da soma da classificação da 1º fase e das bonificações.
Oferta isolada de componentes da formação
As seguintes unidades de formação podem ser realizadas isoladamente (créditos):
- ANÁLISE ESTRATÉGICA E GESTÃO DE RISCO DA ORGANIZAÇÃO (3 ECTS)
- GESTÃO DA QUALIDADE (6 ECTS)
- GESTÃO POR PROCESSOS E SISTEMA DE INDICADORES (6 ECTS)
- SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (3 ECTS)
- AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (6 ECTS)
- GESTÃO DE RESÍDUOS (6 ECTS)
- SISTEMAS DE GESTÃO DERRAMES, EMISSÕES, CONSUMOS E RUÍDOS (6 ECTS)
- EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA (6 ECTS)
- ECONOMIA DO CARBONO E ECONOMIA CIRCULAR – OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS (6 ECTS)
- RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (6 ECTS)
- AUDITORES DE SISTEMAS DE GESTÃO (6 ECTS)
As propinas de inscrição a unidades de formação singulares depende do seu número de créditos ECTS:
- 3 ECTS: 150 Euros
- 6 ECTS: 300 Euros
A aceitação da inscrição em unidades de formação singulares está condicionada a um parecer positivo pela Comissão Científica do Curso, e está sujeita a regras de elegibilidade e seriação similares àquelas do Curso de Especialização. Atendendo a que o número mínimo de formandos para este curso funcionar é de 20, o numerus clausus de inscrições como unidade singular é de 10 estudantes.
Desistência de frequência do cursoA desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau implica o pagamento de 50% do valor da propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.
O estudante pode solicitar a desistência de frequência do curso através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Bolsas PRR
De acordo com o nº 5 do artigo 7º do REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INCENTIVO À (RE)QUALIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DAS FORMAÇÕES NÃO CONFERENTES DE GRAU DA UNIVERSIDADE DO PORTO OFERECIDAS AO ABRIGO DO «IMPULSO ADULTOS» (PRR), DESPACHO N.º GR.02/06/2022 de 3 de junho de 2022,
“O prazo para liquidação do valor da propina por estudantes bolseiros é prorrogável até dez (10) dias úteis após a data de pagamento da bolsa.”
Informações
- Prazos de Ingresso 2022/2023
- Proteção de Dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.
Contactos