Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > E:ECAD
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Estatística Computacional e Análise de Dados

Objetivos

Tem como principal objetivo desenvolver competências de alto nível em estatística computacional, quer de um ponto de vista teórico quer de um ponto de vista prático, incluindo
  • aprendizagem estatística (Statistical Learning),
  • conceitos fundamentais de inferência estatística (tradicional e computacional),
  • métodos bayesianos de análise de dados,
  • métodos de simulação (MCMC) em inferência estatística,
  • métodos clássicos de modelação estatística, e
  • métodos de decisão baseados em dados (data-driven decision making).

Os graduados em ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL E ANÁLISE DE DADOS deverão possuir excelentes e atrativas competências para o emprego em todas as áreas onde haja necessidade de tratamento intensivo de dados, como sejam a indústria, serviços ou investigação. 


Destinatários

  • Titulares do grau de licenciado ou titulares de um grau académico superior estrangeiro nas condições descritas na lei nas áreas de: Matemática, Estatística, Física, Ciência de Computadores, Engenharia, Economia, Biologia e áreas afins ou equivalente legal;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, em qualquer das áreas científicas supracitadas e áreas afins, nas condições descritas na lei.
Notas:
i) serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula.
ii)durante o curso, serão assumidos conhecimentos básicos de Estatística, correspondentes à(s) primeira(s) unidade(s) curricular(es) de Estatística de um curso do ensino superior, bem como conhecimentos em Cálculo/Análise e Álgebra Linear. Contudo, desde que haja motivação, alguma falha nestas áreas poderá ser colmatada, especialmente na situação em que os candidatos possuam experiência anterior em análises estatísticas.

Condições específicas de acesso

  • Titulares do grau de licenciado ou titulares de um grau académico superior estrangeiro nas condições descritas na lei nas áreas de: Matemática, Estatística, Física, Ciência de Computadores, Engenharia, Economia, Biologia e áreas afins ou equivalente legal; alunos nacionais ou internacionais (UC’s em inglês).
  • Só serão admitidos candidatos(as) que tenham concluído, ou estejam em condições de concluir antes da matrícula, um dos 1º ciclos referidos no ponto 1 com a classificação mínima de 12 valores.
  • Poderão ser admitidos candidatos que pelo seu currículo académico, científico ou profissional, a Comissão Científica do Curso reconheça reunir os requisitos necessários para a realização desta formação.
Nota:
i) serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula.

ii) durante o curso, serão assumidos conhecimentos básicos de Estatística, correspondentes à(s) primeira(s) unidade(s) curricular(es) de Estatística de um curso do ensino superior, bem como conhecimentos em Cálculo/Análise e Álgebra Linear. Contudo, desde que haja motivação, alguma falha nestas áreas poderá ser colmatada, especialmente na situação em que os candidatos possuam experiência anterior em análises estatísticas.


Critérios de seleção e seriação dos candidatos e respetivas ponderações

Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada.

A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios: 

  • Currículo académico (área de formação e média obtida) (60%)
    • Subcritério 1: média, ponderada com a adequação da licenciatura num coeficiente entre 0 e 1 (50%). Licenciaturas nas áreas de matemática, estatística, economia, gestão, ciência de computadores / engenharia informática, análise de dados, inteligência artificial, física, engenharia física, engenharia eletrotécnica e engenharia de gestão industrial ou equiparadas têm ponderação de 1. Licenciaturas com sólida formação em estatística/matemática ou computação como engenharia mecânica, informática de gestão têm ponderação de 0.9. Licenciaturas com alguma formação em estatística ou em computação como biologia, (engenharia) química e outras engenharias têm ponderação de 0.8. Outras licenciaturas serão analisadas caso a caso e a ponderação de qualquer caso pode ser alterada em função da análise do percurso académico do candidato em específico tendo em conta as Unidades Curriculares nas áreas de computação e estatística/matemática realizadas.
    • Subcritério 2: formação complementar na área, incluindo cursos conferentes e não conferentes de grau, tais como outros mestrados, pós-graduações curtas ou longas, e cursos curtos devidamente certificados (10%).
  • Currículo científico e experiência profissional (40 %)
    • Subcritério 1: publicações e comunicações técnicas e/ou científicas (20%)
    • Subcritério 2: experiência profissional relevante em empresas, participação em projetos de investigação ou em estágios na área do ciclo de estudos ponderada com a relevância da área (20%)
  • Critério de desempate:
  • Em caso de empate, será usado comos critérios de desempate o resultado de (i). uma carta de motivação, (ii). cartas de recomendação e de (iii). uma entrevista, com as ponderações seguintes (i). 40%; (ii). 40% e (iii). 20%.


Adequação das metodologias de ensino e dos métodos de avaliação aos resultados de aprendizagem dos estudantes

A avaliação de desempenho será feita, em cada unidade curricular, por testes de avaliação ou exame final escrito e/ou através dos relatórios ou resolução de problemas submetidos durante o semestre.

Os alunos fazem quatro unidades curriculares (UCs) no final do primeiro semestre e cinco UCs no final do segundo semestre. Algumas UCs serão dadas em inglês.



Desistência de frequência do curso

A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau implica o pagamento de 50% do valor da propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.

O estudante pode solicitar a desistência de frequência do curso através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.


Informações


Contactos

Docente Responsável: Rita Gaio
Docente Responsável: Margarida Brito
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: E167
Sigla: E:ECAD
Tipo de curso/ciclo de estudos: Especialização
Início: 2020/2021
Duração: 1 Anos

Diplomas

  • Estatística Computacional e Análise de Dados (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2024-05-24 I  Página gerada em: 2024-05-24 às 13:41:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias