Objetivos
- contribuir para uma formação pessoal e profissional mais adequada às exigências do mercado de trabalho
- promover o autoconhecimento e análise cítica e construtiva relativamente às suas competências de empregabilidade com vista a transformarem-se em sujeitos ativos na construção dos seus projetos/trajetos pessoais e profissionais sustentáveis e promoverem atitudes pró-ativas face ao mercado de trabalho e à formação qualificante;
- sensibilizar os participantes para a importância do networking e das atitudes empreendedoras nos seus projetos pessoais e profissionais;
- fomentar as capacidades de planeamento estratégico e gestão de carreira (emprego por conta de outro e/ou por conta própria);
- sensibilizar os participantes para os princípios estratégicos da gestão de imagem pessoal, profissional e social
- promover competências para elaborar, através de um processo de análise e reflexão individual, um processo de candidatura a uma oferta e instrumentos de marketing pessoal e mensagem de posicionamento que espelhe a singularidade do participante e que considere as especificidades do setor, instituição e função à qual se pretende candidatar;
- promover a experimentação dos processos de seleção atuais e emergentes (técnicas para estar nas entrevistas; e dinâmicas de grupo; vídeo-entrevistas)
Conteúdos programáticos da unidade de formação
MÓDULO I (horas totais: 6h)
CARREIRA SUSTENTÁVEL
ESTUDO DE MERCADO
- A conceptualização de carreira, a construção de carreiras sustentáveis e empregabilidade ao longo da vida
- As transformações do mercado de trabalho e as tendências emergentes nos diferentes contextos de trabalho, sectores de atividade e áreas funcionais;
- Análise do mercado de trabalho, considerando diferentes setores de atividade, empresas, áreas funcionais e funções.
- As competências valorizadas pelos empregadores.
Os principais objetivos e momentos do processo de seleção e recrutamento.
MÓDULO II (horas totais: 8h)
ANÁLISE GLOBAL
DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DE POTENCIALIDADES
- Reflexão e representação das experiências pessoais, sociais, profissionais, académicas e a construção de significados dessas mesmas experiências;
- Autoconhecimento: exercícios de balanço de competências, identificação de competências transferíveis; interesses; valores; mapeamento de experiências e dimensões relevantes para a definição de metas de vida/objetivos académicos e profissionais; definição e reconhecimento da proposta de valor (recurso a metodologias como a análise SWOT e objetivos SMART, mensagens de posicionamento)
- Importância da construção da marca pessoal/profissional (estratégias, recursos, ferramentas e planeamento)
- Contextualização ética.
MÓDULO III (horas totais: 6h)
PLANO DE AÇÃO INDIVIDUAL
- Definição de objetivos futuros (pessoais e profissionais) e seu planeamento;
- Desenho de um plano de ação individual e sua monitorização ao longo da vida.
MÓDULO IV (horas totais: 10,5h)
PLANO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO
- Instrumentos de marketing pessoal: os modelos de CV; criação de CV e carta de motivação e de apresentação adaptados aos contextos, setores e objetivos profissionais/académicos; a mensagem de posicionamento (pitch); a construção e gestão de redes e pegada digital, como LinkedIn e redes de carácter mais científico;
- A construção e gestão de networking e redes profissionais promotoras do seu desenvolvimento
MÓDULO V (horas totais: 10h)
GESTÃO DE IMAGEM PESSOAL, PROFISSIONAL E SOCIAL
PREPARAÇÃO PARA PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
- Sensibilização para gestão de imagem pessoal, profissional e social (princípios orientadores e boas práticas)
- Preparação de candidaturas e abordagem às entidades empregadoras;
- Provas de seleção / avaliação psicológica;
Preparação para a entrevista (tipos de entrevista): antes, durante e após; simulação de entrevistas.
Destinatários
- Estudantes da FCUP, de qualquer nível ou área de ensino;
- Estudantes da U.Porto
- Alumni U.Porto
- Colaboradores da U.Porto
- Outros
Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação
As vagas da unidade de formação são disponibilizadas aos estudantes por duas vias:
- por inscrição em UC do plano de estudos de cursos FCUP, sendo esta unidade de formação integrada no catálogo de Competências Transversais da FCUP e no catálogo das Opções UP;
- por candidatura à frequência livre de Unidade de Formação Contínua FCUP, de acordo com as regras abaixo.
SELEÇÃO E SERIAÇÃO dos candidatos à frequência de Unidade de Formação Contínua FCUP
As vagas restantes após colocação por ordem de inscrição dos formandos com CTs em Competências Transversais, serão seriadas entre os candidatos a esta Unidade de Formação Contínua.
É condição elegibilidade da candidatura a apresentação de CV resumido e de uma Manifestação de Motivação à frequência da UCF. A seleção dos candidatos será efetuada pelo responsável da formação, de acordo com o ponto b) do artigo 4º, Cap II do GR 02.11.2020.
A seriação procura constituir equipas de formandos de perfis científicos diversificados, e representativos de uma amostragem transversal e diversa da oferta formativa da FCUP/U.Porto, dando prioridade à colocação de candidatos estudantes FCUP.
Em cada fase de seriação (estudantes FCUP/ estudantes UP) aplica-se o seguinte racional de seriação: as candidaturas são agrupadas por área científica a determinar por análise do CV dos candidatos; dentro de cada grupo os candidatos são seriados de acordo com a pontuação atribuída à Manifestação de Motivação dos candidatos, pontuada numa escala de 0 a 20 pontos.
A seriação final privilegiará a diversidade de áreas científicas, através da distribuição equitativa das vagas restantes pelos grupos de candidatos, seriando-se em primeira prioridade os grupos de candidatos FCUP, e restando ainda vagas, pelos grupos de candidatos não FCUP.
O critério de desempate é a média de curso ou, no caso de formandos inscritos em ciclos de estudo da FCUP/UPorto, das UCs realizadas até à data da candidatura, informação que, exeptuando-se estudantes FCUP, deve ser devidamente atestada por documento complementar à candidatura.
Propinas:
Propinas: a frequência de CT integradas em plano de estudos está isenta de propina. Como formação contínua as propinas são diferenciadas:
- estudantes FCUP: 25¤*;
- outros estudantes UPorto: 50¤;
- alumni FCUP e estudante externos à UPorto: 75¤;
- alumni UPorto: 100¤
- outros: 150¤
(*) Para o ano letivo 2023/2024 foi determinada uma redução de 100% no valor da propina devida por estudantes FCUP pela frequência de unidades de formação contínua e de CT englobadas na oferta formativa promovida no âmbito das Semanas de Atividades integradas no Calendário Escolar da FCUP.
Prazos
Dia 5 de fevereiro 2024 - SEG (9h30 – 13h30)
Dia 6 de fevereiro 2024 - TER (9h30 – 13h30)
Dia 7 de fevereiro 2024 - QUA (9h30 – 13h30)
Dia 8 de fevereiro 2024 - QUI (10h-13h)
Anulação da Inscrição
O estudante pode solicitar a anulação da inscrição através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo que:
- A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau ou unidade de formação contínua implica o pagamento de 50 % do valor de propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.
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