Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Unidade de Formação Contínua > CT:GCMP
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Competências Transversais - Gestão de Carreira e Marketing Pessoal

Objetivos

  1. contribuir para uma formação pessoal e profissional mais adequada às exigências do mercado de trabalho
  2. promover o autoconhecimento e análise cítica e construtiva relativamente às suas competências de empregabilidade com vista a transformarem-se em sujeitos ativos na construção dos seus projetos/trajetos pessoais e profissionais sustentáveis e promoverem atitudes pró-ativas face ao mercado de trabalho e à formação qualificante;
  3. sensibilizar os participantes para a importância do networking e das atitudes empreendedoras nos seus projetos pessoais e profissionais;
  4. fomentar as capacidades de planeamento estratégico e gestão de carreira (emprego por conta de outro e/ou por conta própria);
  5. sensibilizar os participantes para os princípios estratégicos da gestão de imagem pessoal, profissional e social
  6. promover competências para elaborar, através de um processo de análise e reflexão individual, um processo de candidatura a uma oferta e instrumentos de marketing pessoal e mensagem de posicionamento que espelhe a singularidade do participante e que considere as especificidades do setor, instituição e função à qual se pretende candidatar;
  7. promover a experimentação dos processos de seleção atuais e emergentes (técnicas para estar nas entrevistas; e dinâmicas de grupo; vídeo-entrevistas)

Conteúdos programáticos da unidade de formação

MÓDULO I (horas totais: 6h)

CARREIRA SUSTENTÁVEL

ESTUDO DE MERCADO

  1. A conceptualização de carreira, a construção de carreiras sustentáveis e empregabilidade ao longo da vida
  2. As transformações do mercado de trabalho e as tendências emergentes nos diferentes contextos de trabalho, sectores de atividade e áreas funcionais;
  3. Análise do mercado de trabalho, considerando diferentes setores de atividade, empresas, áreas funcionais e funções.
  4. As competências valorizadas pelos empregadores.

Os principais objetivos e momentos do processo de seleção e recrutamento.

 

MÓDULO II (horas totais: 8h)

ANÁLISE GLOBAL

DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DE POTENCIALIDADES

  1. Reflexão e representação das experiências pessoais, sociais, profissionais, académicas e a construção de significados dessas mesmas experiências;
  2. Autoconhecimento: exercícios de balanço de competências, identificação de competências transferíveis; interesses; valores; mapeamento de experiências e dimensões relevantes para a definição de metas de vida/objetivos académicos e profissionais; definição e reconhecimento da proposta de valor (recurso a metodologias como a análise SWOT e objetivos SMART, mensagens de posicionamento)
  3. Importância da construção da marca pessoal/profissional (estratégias, recursos, ferramentas e planeamento)
  4. Contextualização ética.

 

MÓDULO III (horas totais: 6h)

PLANO DE AÇÃO INDIVIDUAL

  1. Definição de objetivos futuros (pessoais e profissionais) e seu planeamento;
  2. Desenho de um plano de ação individual e sua monitorização ao longo da vida.


MÓDULO IV (horas totais: 10,5h)

PLANO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO

  1. Instrumentos de marketing pessoal: os modelos de CV; criação de CV e carta de motivação e de apresentação adaptados aos contextos, setores e objetivos profissionais/académicos; a mensagem de posicionamento (pitch); a construção e gestão de redes e pegada digital, como LinkedIn e redes de carácter mais científico;
  2. A construção e gestão de networking e redes profissionais promotoras do seu desenvolvimento


MÓDULO V (horas totais: 10h)

GESTÃO DE IMAGEM PESSOAL, PROFISSIONAL E SOCIAL

PREPARAÇÃO PARA PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

  1. Sensibilização para gestão de imagem pessoal, profissional e social (princípios orientadores e boas práticas)
  2. Preparação de candidaturas e abordagem às entidades empregadoras;
  3. Provas de seleção / avaliação psicológica;

Preparação para a entrevista (tipos de entrevista): antes, durante e após; simulação de entrevistas.

 

Destinatários

  • Estudantes da FCUP, de qualquer nível ou área de ensino;
  • Estudantes da U.Porto
  • Alumni U.Porto
  • Colaboradores da U.Porto
  • Outros

Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação

As vagas da unidade de formação são disponibilizadas aos estudantes por duas vias:

- por inscrição em UC do plano de estudos de cursos FCUP, sendo esta unidade de formação integrada no catálogo de Competências Transversais da FCUP e no catálogo das Opções UP;

- por candidatura à frequência livre de Unidade de Formação Contínua FCUP, de acordo com as regras abaixo.

 

SELEÇÃO E SERIAÇÃO dos candidatos à frequência de Unidade de Formação Contínua FCUP

As vagas restantes após colocação por ordem de inscrição dos formandos com CTs em Competências Transversais, serão seriadas entre os candidatos a esta Unidade de Formação Contínua.

É condição elegibilidade da candidatura a apresentação de CV resumido e de uma Manifestação de Motivação à frequência da UCF. A seleção dos candidatos será efetuada pelo responsável da formação, de acordo com o ponto b) do artigo 4º, Cap II do GR 02.11.2020.

A seriação procura constituir equipas de formandos de perfis científicos diversificados, e representativos de uma amostragem transversal e diversa da oferta formativa da FCUP/U.Porto, dando prioridade à colocação de candidatos estudantes FCUP.

Em cada fase de seriação (estudantes FCUP/ estudantes UP) aplica-se o seguinte racional de seriação: as candidaturas são agrupadas por área científica a determinar por análise do CV dos candidatos; dentro de cada grupo os candidatos são seriados de acordo com a pontuação atribuída à Manifestação de Motivação dos candidatos, pontuada numa escala de 0 a 20 pontos.

A seriação final privilegiará a diversidade de áreas científicas, através da distribuição equitativa das vagas restantes pelos grupos de candidatos, seriando-se em primeira prioridade os grupos de candidatos FCUP, e restando ainda vagas, pelos grupos de candidatos não FCUP.

O critério de desempate é a média de curso ou, no caso de formandos inscritos em ciclos de estudo da FCUP/UPorto, das UCs realizadas até à data da candidatura, informação que, exeptuando-se estudantes FCUP, deve ser devidamente atestada por documento complementar à candidatura.

Propinas:

Propinas: a frequência de CT integradas em plano de estudos está isenta de propina. Como formação contínua as propinas são diferenciadas:

  • estudantes FCUP: 25¤*;
  • outros estudantes UPorto: 50¤;
  • alumni FCUP e estudante externos à UPorto: 75¤;
  • alumni UPorto: 100¤
  • outros: 150¤

(*) Para o ano letivo 2023/2024 foi determinada uma redução de 100% no valor da propina devida por estudantes FCUP pela frequência de unidades de formação contínua e de CT englobadas na oferta formativa promovida no âmbito das Semanas de Atividades integradas no Calendário Escolar da FCUP.

 

Prazos

Dia 5 de fevereiro 2024 - SEG (9h30 – 13h30)
Dia 6 de fevereiro 2024 - TER (9h30 – 13h30)
Dia 7 de fevereiro 2024 - QUA (9h30 – 13h30)
Dia 8 de fevereiro 2024 - QUI (10h-13h)


Anulação da Inscrição

O estudante pode solicitar a anulação da inscrição através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo que:

  • A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau ou unidade de formação contínua implica o pagamento de 50 % do valor de propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.

 

 


Contactos

Docente Responsável: Carla Carmelo Rosa
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Carla Carmelo Rosa
Sigla: CT:GCMP
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2021/2022
Duração: 40,5 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Competências Transversais - Gestão de Carreira e Marketing Pessoal (1,5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2024-06-13 I  Página gerada em: 2024-07-16 às 10:36:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias