O 1º ciclo em Engenharia Geoespacial tem como objetivo aliar uma sólida formação nas ciências fundamentais e na informática com áreas tecnológicas específicas tais como a deteção remota, o posicionamento por satélite e os sistemas de informação geográfica (SIG). Nas unidades curriculares da especialidade, os estudantes irão adquirir conhecimentos relacionados com a aquisição, o processamento, tratamento e análise de informação geoespacial com recurso às mais recentes tecnologias de aquisição de informação georreferenciada utilizando plataformas espaciais, aéreas e terrestres e marinhas. O estudante de Engenharia Geoespacial realizará, no último ano, um estágio em ambiente empresarial ou em departamentos do estado, que lhe proporcionará o contacto direto com a realidade profissional.
Licenciatura em Engenharia Geoespacial | Vídeo de Apresentação
Saídas Profissionais
Os licenciados em Engenharia Geoespacial poderão desempenhar tarefas no setor privado, na administração pública, em instituições europeias ou na investigação científica em diferente áreas: posicionamento e navegação por satélite; processamento e análise de dados de deteção remota; estudo do oceano costeiro e profundo; cadastro; tratar, agregar e disponibilizar informação em ambiente web; explorar, manipular e analisar informação geoespacial, nomeadamente a obtida a partir de sensores de observação da Terra, ou de sistemas de posicionamento e navegação globais, entre outras técnicas de aquisição de informação georreferenciada/geoespacial; adquirir informação geoespacial com recurso a veículos terrestres, marinhos e aéreos não tripulados (VANTs); desenvolver, implementar e disponibilizar aplicações SIG para aplicações em agronomia, ambiente, geologia, biologia, etc. Poderão ainda ingressar no 2ºciclo dos Mestrados em Engenharia Geográfica e em Deteção Remota da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto ou outros.
Estrutura do Ciclo de estudos:
O curso tem a duração de 6 semestres letivos e é constituído por 180 créditos (ECTS). A estrutura curricular, centrada na área da Engenharia Geoespacial (78 ECTS), tem o primeiro ano e parte do segundo compostos essencialmente por disciplinas de base das áreas da matemática (30 ECTS), ciência de computadores (24 ECTS), física (18 ECTS) e ainda geologia, e gestão. Estas aulas são lecionadas no Pólo do Campo Alegre da Faculdade de Ciências, sendo as ciências fundamentais lecionadas em conjunto com estudantes de outras licenciaturas. No 2º semestre do terceiro ano deste CE, existe uma UC de Estágio/Projeto com 15 ECTS. Nesta UC pretende-se que o estudante tenha o seu primeiro contacto com a atividade profissional ou científica.
Regimes de Acesso 2023/2024
Nota: Vagas do Regime Geral aprovadas por despacho reitoral em 31 de março de 2023, mas a aprovação destas vagas está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES); vagas para Maiores de 23 anos aprovadas por despacho reitoral de 20 de abril de 2023; vagas para Regimes Especiais, para TOCS e para Mudança de Par Instituição/Curso aprovadas por despacho reitoral de 19 de maio de 2023; vagas para Concurso Especial - Estudante Internacional aprovadas por despacho reitoral de 15 de novembro de 2022.
Informações
Contactos