Objetivos
Este curso fornecerá aos alunos novas competências e estratégias para promover a aquicultura ecológica e sustentável, no contexto de uma economia azul que se pretende mais verde.
Os alunos irão obter competências sobre a importância da aquicultura no contexto da segurança alimentar; sistemas de produção aquícola e seus impactos ambientais; produção aquícola onshore, offshore e em mar aberto; sistemas de produção em monocultura, policultura e integrados; qualidade da água e seu tratamento com sistemas de recirculação; Serviços ecológicos da aquacultura; principais espécies exploradas e potenciais novas espécies para diversificação da aquicultura; nutrição e alimentação; Saúde e bem-estar animal e prevenção de doenças; aquicultura de precisão.
O curso enquadra-se na oferta formativa do Programa Multidisciplinar da U.Porto, impulso Adultos, projeto cofinanciado pelos fundos do programa Next Generation EU, através do Plano de Recuperação e Resiliência e possibilita, mediante concurso, acesso a um número limitado de Bolsas de Incentivo à Formação.
Conteúdos programáticos da unidade de formação
- Importância da aquacultura para garantir a segurança alimentar.
- Contribuição da aquacultura e da pesca para o abastecimento de pescados; importância da aquacultura para a segurança alimentar; Produção em aquacultura mundial, europeia e portuguesa; casos de sucesso de produção aquícola.
- Principais espécies exploradas e novas espécies para diversificação da aquacultura
- Ciclo de vida e métodos de produção das principais espécies exploradas; a importância da diversificação da aquacultura; principais fatores a considerar na seleção de novas espécies; novas espécies potenciais para a diversificação da aquicultura.
- Sistemas de produção em aquacultura e impactos ambientais.
- Características gerais dos diferentes sistemas de produção em Aquacultura; intensidade da produção; sistemas abertos, semifechados e fechados; sistemas em terra, costeiros e off-shore; suas vantagens e desvantagens.
- Aquacultura multitrófica integrada (IMTA), sistemas de aquacultura particionados (PAS), aquaponia.
- Conceito e benefícios do IMTA; desafios, sustentabilidade e economia dos sistemas IMTA; conceção e operação dos sistemas PAS, suas vantagens e desvantagens; princípios da aquaponia; requisitos de qualidade da água, seleção de plantas e peixes; vantagens e desvantagens dos sistemas de aquaponia.
- Qualidade da água e tratamento da água: sistemas de recirculação; bioflocos
- Qualidade da água e produtos de excreção de animais aquáticos: parâmetros físico-químicos da água (temperatura; oxigênio dissolvido; salinidade; condutividade; densidade; pH; alcalinidade; nitrogênio); tratamento de água em sistemas de recirculação (RAS). Bioflocos: conceito e aplicabilidade.
- Serviços e impactos ecológicos da aquacultura.
- Impactos ambientais da aquacultura: poluição da água e eutrofização; modificação dos ecossistemas; alteração de habitats sensíveis; introdução de espécies não nativas; introdução de doenças; redução da biodiversidade; modificação genética de populações selvagens; contaminação por antibióticos e produtos químicos; pegada de carbono; gases de efeito estufa.
- Serviços de aquicultura: conservação de habitats costeiros; fixação de carbono e azoto; redução da pesca e sobrepesca.
- Nutrição e alimentação.
- necessidades nutricionais das diferentes espécies aquáticas; novos ingredientes e características das dietas; métodos de alimentação.
- Qualidade do filete e segurança alimentar.
- O conceito de qualidade no pescado; qualidade intrínseca; deterioração da qualidade; métodos de avaliação da qualidade dos filetes; efeitos ambientais e da dieta na qualidade do filete.
- Saúde animal, bem-estar e prevenção de doenças.
- O código sanitário dos animais aquáticos e as recomendações para o bem-estar em aquacultura; Regulamentação europeia e portuguesa: medidas comerciais, procedimentos de importação/exportação e certificação sanitária; necessidades de saúde e bem-estar na exploração aquícola e durante o transporte; principais doenças que afetam as espécies animais de aquacultura; abordagens atuais para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.
- Aquicultura de Precisão e Aquicultura 4.0.
- Modelos preditivos; monitoramento 24 horas por dia, sensores e IoT; operações integradas e automatizadas; Inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão.
As aulas práticas abrangerão os seguintes tópicos:
- Doenças dos peixes
- Parasitas; bactérias; vírus; casos de estudo
- Amostragem de peixes para análise
- Orientações para preparação do material a amostrar; Observação in vivo e macroscópica; roteiro de amostragem; preservação e transporte de amostras
- Aquicultura de precisão
- Modelos de crescimento e alimentação; estimativa de produtos de excreção (Matéria orgânica, N, P) em relação à alimentação; estimativa das necessidades de oxigénio; RAS – dimensionamento de sistemas de suporte à vida
Destinatários
Este curso destina-se a técnicos de aquacultura, profissionais de aquacultura, investigadores e docentes de vários níveis de ensino, empresários e público em geral com interesse no setor.
-
Detentores de um curriculum profissional em Aquacultura e/ou áreas afins que pretendam atualizar os seus conhecimentos técnicos e científicos na área de Aquacultura, e a quem sejam reconhecidos os conhecimentos necessários para a realização da formação;
-
Licenciados de áreas de Biologia, Ciências do Meio Aquático, Ciências do Ambiente; Bioquímica
-
Licenciados (ou outros graus académicos) com experiência profissional que pretendem atualizar os seus conhecimentos técnicos e científicos na área da Aquacultura;
-
Responsáveis e Técnicos de empresas de Aquacultura;
-
Estudantes e professores que pretendam atualizar os seus conhecimentos.
Critérios de seleção e seriação
A avaliação das candidaturas será feita numa primeira fase, na escala 100%- 20 valores, atendendo aos critérios:
-
Experiência Profissional (40%, 8 valores), pela avaliação cumulativa da experiência reportada:
-
4 valores, atividade profissional na área de Aquacultura.
-
3 valores, atividade profissional na área de Biologia e Ambiente;
-
1 valores, outras atividades profissionais.
-
Avaliação Curricular (40% - 8 valores)
-
Carta de motivação (20% -4 valores)
Haverá uma bonificação na classificação para os seguintes candidatos:
-
Candidatos com idade superior a 23 anos e com residência em território nacional. (Bonificação de 4 valores)
-
Evidencia, a partir da carta de motivação, da relevância da formação nas perspetivas de “reskilling/upskilling” na sua atividade profissional. (Bonificação de 2 valores)
Os candidatos serão seriados com base no resultado da soma da classificação da 1º fase e das bonificações.
Critérios de desempate:
Avaliação
- Realização de um exame final
- Apresentação de um relatório/monografia
- Avaliação pela soma da classificação do exame final (75%) e do relatório/monografia (25%)
Prazos
2ª Edição
Candidaturas: 5 de abril a 17 de maio de 2023
Análise das candidaturas: 18 a 24 de maio de 2023
Resultados Provisórios: 25 de maio 2023
Reclamações: 26 de maio a 9 de junho de 2023
Resultados Definitivos: 12 de junho 2023
Matrículas: 12 a 13 de junho de 2023
Data de realização: 16 de junho a 21 de julho de 2023
1ª EdiçãoInício da formação: 18 de novembro
Candidaturas: 29 de setembro a 30 de outubro de 2022
Análise das candidaturas: 31 de outubro a 2 de novembro de 2022
Resultados Definitivos: 3 de novembro 2022
Reclamações: 4 a 17 de novembro de 2022
Matrículas: 11 a 15 de novembro de 2022
Horário
B-learning16 de junho | e-learning: 18h às 21h
17 de junho | e-learning: 10h às 13h e das 14h às 18h
30 de junho | e-learning: 18h às 21h
1 de julho | e-learning: 10h às 13h e das 14h às 18h
7 de julho | e-learning: 18h às 21h
8 de julho | Presencial: 10 às 13h e das 14h às 18h
14 de julho | e-learning:18h às 21h
15 de julho | Presencial: 10 às 13h e das 14h às 18h
21 de julho | e-learning:19h às 21
Anulação da Inscrição
O estudante pode solicitar a anulação da inscrição através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo que:
Bolsas PRR
De acordo com o nº 5 do artigo 7º do REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INCENTIVO À (RE)QUALIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DAS FORMAÇÕES NÃO CONFERENTES DE GRAU DA UNIVERSIDADE DO PORTO OFERECIDAS AO ABRIGO DO «IMPULSO ADULTOS» (PRR), DESPACHO N.º GR.02/06/2022 de 3 de junho de 2022, “O prazo para liquidação do valor da propina por estudantes bolseiros é prorrogável até dez (10) dias úteis após a data de pagamento da bolsa.”
-
Protecção de Dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para
dpo@reit.up.pt.
Contactos
Docente Responsável:
|
|
Educação Contínua:
|
formacao.continua@fc.up.pt
|