Este mestrado pretende complementar a formação básica com aplicações interessantes da matemática que proporcionem aos graduados franca capacidade de inserção no exigente e competitivo mercado de trabalho.
O 2º ciclo em Engenharia Matemática formará profissionais aptos a modelar e resolver problemas em diversos contextos, em particular no âmbito de uma carreira de investigação, com a abrangência e flexibilidade que só uma boa formação matemática permite. Este 2º Ciclo destina-se a licenciados de diferentes perfis, mas com formação matemática consolidada, que pretendam melhorar a sua comunicação em ciência e ser bem sucedidos no mercado de trabalho, onde demonstrem autonomia e habilidade na aquisição de conhecimentos.
Condições de Acesso
- Ser titular do grau de licenciado em Matemática ou noutra área científica com forte formação em Matemática
- Ser titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Matemática.
- Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do Curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado.
- Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
Nota: serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:
- Currículo académico (70 %)
- Subcritério 1: área de formação (20 %)
- Subcritério 2: média aferida de licenciatura (50%)
A média aferida é obtida normalizando a média para a escala de 0 a 20, somando-lhe o valor de ln(R/r), e arredondando para o inteiro mais próximo na escala de 0 a 20, sendo ln o logaritmo natural e sendo R e r, respetivamente para a Universidade do Porto e para universidade onde foi realizado o curso, as posições no ranking mundial divulgado em http://www.webometrics.info
- Currículo científico e experiência profissional (30%)
- Subcritério 1: publicações em revistas e Comunicações em conferências (10 %)
- Subcritério 2: participação em projetos de investigação, em estágios na área do ciclo de estudos ou outra experiência profissional relevante (20%)
Critério de desempate de candidatos:
- Resultado de uma entrevista
Informações
Contactos
Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.