Objetivos
- Questionar diferentes perspetivas e metodologias de ensino das ciências à luz de quadros teóricos pós-positivistas, externalistas e socioconstrutivistas, promovendo uma critica fundamentada sobre tais orientações.
- Analisar metodologias de ensino das ciências, tendo por referência o quadro de Autonomia e Flexibilidade Curricular, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens essenciais.
- Estimular a reflexão sobre a prática docente, através da auto e hétero análise sobre de atitudes e crenças epistemológicas em relação à astronomia.
- Atualizar conhecimentos e capacidades essenciais para o ensino formal da astronomia.-Promover a mudança conceptual de eventuais conceções alternativas associadas a conteúdos chave de astronomia.
- Analisar e produzir recursos educativos potenciados pela astronomia enquanto “ciência facilitadora” para a educação das ciências.-Contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS)definidos pela ONU.
Conteúdo programático
- Refletir, partindo da auto e heteroperceção, sobre conhecimentos e capacidades dos formandos associados a competência chave para a educação em astronomia.
- Refletir, partindo da auto e heteroperceção, sobre atitudes e crenças dos formandos em relação à astronomia.
- Refletir sobre o Perfil do Aluno no quadro da Autonomia e Flexibilidade Curriculares.
- Distinguir algumas metodologias de ensino nas ciências: ensino orientado para a investigação (inquiry); ensino baseado em modelos (model-based); ensino baseado em casos (case-based); ensino baseado na resolução de problemas (problem-based).
- Analisar, no currículo nacional, as aprendizagens que, direta ou indiretamente, estão associadas à astronomia e comparar com a realidade mundial.-Conhecer causas intrínsecas e causas utilitárias para a utilização da astronomia na lecionação de conteúdos de outras ciências.
- Conhecer recursos educativos baseados no conceito de “astronomia como ciência facilitadora” da educação das ciências.
- Realizar atividades práticas colaborativas e interdisciplinares, com base em recursos educativos de astronomia.
- Trabalhar conteúdos chave de astronomia para o ensino formal das ciências, agrupados em três domínios:
- astronomia observacional;
- distâncias e observações no universo;
- estrelas e sistemas estelares.
- Produzir recursos educativos, com ligação direta ao currículo nacional, com base em astronomia
- Contactar com centros de produção de conhecimento científico em astronomia e seus astrónomos.
Atividades presenciais
- "Módulo 1 - Ensino e Divulgação da Astronomia". Módulo destinado à reflexão sobre o conceito de ensino e sobre o de divulgação, o que potenciará a compreensão do efeito sinérgico que estas áreas podem ter na superação do apagamento curricular da astronomia, nos ensinos básicos e secundários, com consequente perpetuação de conceções alternativas sobre conceitos astronómicos. Estes, serão, mesmo o alvo final deste módulo. Es módulo permitirá ainda a visita a dois centros dedicados ao ensino e à divulgação das ciências.
- "Módulo 2 - Astronomia observacional". Neste módulo usaremos os recursos do sistema de simulação do Planetário do Porto para explorar o céu noturno, reconhecer as constelações mais significativas, as variações sazonais que ocorrem ao longo do ano e como as podemos usar para contar a passagem do tempo ou determinar a nossa localização.
- "Módulo 3 - Distâncias e observações no universo". Neste módulo vamos falar da história do telescópio, dos diferentes tipos de telescópios/montagens, dos sistemas de coordenadas celestes e como utilizar tudo isto para fazer observação astronómica. Haverá ainda oportunidade para compreender se medem distâncias no Universo que nos conduzirá ao conceito de limite do Universo observável.
Atividades online assíncronas
- "Módulo 1 - Ensino e Divulgação da Astronomia".
- "Módulo 2 - Astronomia observacional".
- "Módulo 3 - Distâncias e observações no universo".
- Sábado 11 de dezembro de 2021 (atividades online síncronas - 9h00-17h00)
- "Módulo 2 - Astronomia observacional".
- "Módulo 3 - Distâncias e observações no universo".
- "Módulo 4 - Estrelas e sistemas estelares". Neste módulo vamos explorar as estrelas e os planetas que polvilham o Universo. Começando pelos conceitos base de como nasce, vive e morre uma estrela e os seus planetas, passando pelos métodos de deteção dos mesmo e terminando numa experiência real de como se pode encontrar um exoplaneta.
- "Apresentação dos trabalhos finais dos formandos"
Local de Formação
A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas)
Metodologia
Cada módulo desenvolve-se com uma componente teórico-prática e uma outra prática, em dinâmicas presenciais e online (síncronas e assíncronas), conforme o seguinte escalonamento (valores em horas):
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Presenciais |
Assíncronas |
Síncronas |
Módulo 1 |
3 |
3,5 |
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Módulo 2 |
3 |
1,5 |
1,5 |
Módulo 3 |
3 |
1,5 |
1,5 |
Módulo 4 |
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1,5 |
3 |
Apresentação dos trabalhos |
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2 |
Avaliação
Apenas para os participantes que pretendam que a oficina releve para os efeitos previstos no ECD - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira:
A avaliação incidirá sobre o nível de participação do formando (quer nas dinâmicas presenciais, quer remotas) e em dois produtos concretos: uma proposta de ação em contexto profissional e uma apresentação multimédia.
A proposta de ação em contexto profissional compreende a conceção e aplicação/experimentação, em contexto formal de ensino, das metodologias, materiais e conhecimentos analisados nas sessões conjuntas.
A apresentação multimédia suportará a defesa da forma de idealização, conceção, aplicação e avaliação da proposta de ação.
Seriação
As inscrições serão aceites por ordem de candidatura
Nº mínimo de formandos: 10; nº máximo de formandos 20
Calendário
2ª Edição
Calendário: Início a 26 de março de 2022 | Manhãs e/ou tardes de sábados a combinar na 1ª sessão
Candidaturas: 15 de novembro a 6 de março de 2022
Matrículas: 9 a 11 de março de 2022
O valor da propina deverá ser liquidado até 12 de março de 2022
1ª Edição
Calendário: 13 de novembro de 2021 a 12 de fevereiro de 2022
Candidaturas: 20 de setembro a 31 de outubro 2021
Matrículas: 8 a 11 de novembro de 2021
Propina deverá ser liquidada até 11 de novembro de 2021
Anulação da inscriçãoO estudante pode solicitar a anulação da inscrição do Curso Formação Contínua História do Universo, através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo que:
A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau ou unidade de formação contínua implica o pagamento de 50 % do valor de propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.
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