Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > Curso de Formação Contínua > EMLQuim
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Estrutura molecular e ligação química usando software gratuito de visualização

Público Alvo Profs.Gp 510
Créditos 1 UC-CCPFC
Carga horária 25 horas
Calendário 23 set a 28 out
Propina 100,00 ¤
Seguro Escolar 2,00 ¤
A ação de formação pretende contribuir para o aumento da aptidão dos Professores no ensino da temática da “estrutura molecular e ligação química”, recorrendo a software gratuito de visualização. Estas novas competências permitem uma abordagem alternativa do ensino e aprendizagem desta temática, bastante apelativa para os estudantes, em estreita proximidade com o programa curricular de Ciências Físico-Químicas do 10.º e 11.º anos e do 12.º ano de Química e das respetivas metas curriculares.


Conteúdo programático

O Curso irá envolver aulas teóricas e aulas práticas.

As aulas teóricas terão uma duração total de 5 horas. Neste período, serão abordados conceitos relacionados com a ligação química. Mais concretamente serão revistos os conceitos de modelos de ligação química (Lewis, repulsão dos pares de eletrões de valência e teoria da ligação de valência), estrutura molecular e tipos de ligação química.

As aulas práticas terão uma duração total de 20 h (correspondente a 5 módulos de 4 h). Estas aulas serão utilizadas para introduzir aos formandos vários programas de computador que servirão para exemplificar e complementar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Os programas utilizados são de licença livre, e por isso poderão ser mais tarde utilizados e distribuídos a qualquer pessoa sem qualquer custo ou autorização. Os programas abordados serão o Avogadro, BkChem e inkspace. Os módulos a lecionar nas aulas práticas serão os seguintes:
  • Introdução ao software de visualização molecular (4h)
Neste módulo, será dada uma breve descrição das principais funções do programa Avogadro e bkchem. O programa bkchem será utilizado para o desenho de estruturas químicas em duas dimensões. O programa Avogadro será utilizado para o desenho e visualização de estruturas química em três dimensões. Neste módulo, pretende-se também que os formandos consigam facilmente converter a informação geradas entre estes dois programas.
  • Exercícios de estrutura molecular e ligação química (4h)
Neste módulo, será utilizado o programa Avogadro para a elaboração de vários exercícios focados na estrutura molecular. Serão explorados parâmetros geométricos como comprimentos de ligação, ângulos de ligação e ângulos diedros. Serão também analisadas as interações intra e intermoleculares, tais como pontes de hidrogénio, interacções de Van der Waals, iónicas, entre outras. De seguida, serão efetuados vários exercícios relativos a modelos de ligação química.
  • Desenho científico (4h)
Neste módulo, pretende-se que os formandos adquiram competências para a ilustração dos conhecimentos adquiridos com detalhe científico. Para este fim será apresentado um programa desenho vectorial, o inkspace.
  • Utilização de bases de dados para a obtenção de estruturas químicas (4h)
Neste módulo, serão apresentadas várias bases de dados que estão disponíveis na Internet e que poderão ser utilizadas para descarregar estruturas químicas com detalhe científico. Serão elaborados vários exercícios relacionados com os módulos anteriores de forma mas desta vez usando exemplos retirados desta base de dados. 
  • Avaliação (4h)
Este último módulo será utilizado para a avaliação dos conhecimentos adquiridos por parte dos formandos durante a ação de formação.

Referências
Nuno Cerqueira, “Avogadro”, Revista de Ciência Elementar, 2-3, 34-36 (2016).

Metodologias de realização

As aulas irão decorrer numa sala equipada com projetor de vídeo e computadores (um por cada formando).
As aulas teóricas serão expositivas, apoiadas por demonstrações no computador.

As aulas práticas, lecionadas num laboratório de computação, serão realizadas recorrendo a computadores operados pelos formandos.

Horário

Sábados de manhã


SERIAÇÃO: As inscrições serão aceites por ordem de candidatura


Contactos

Docente Responsável: André Melo
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: André Melo
Sigla: EMLQuim
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2017/2018
Fim: 2017/2018
Duração: 25 Horas

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo