A licenciatura em Ciências da Engenharia alia uma sólida formação científica e técnica de base, que permite ao licenciado quer o prosseguimento de estudos em Engenharia nas áreas de Engª. Geográfica, Engª Agronómica, Engª Alimentar e Engª Eletrotécnica, quer para integrar o mercado de trabalho. A originalidade deste curso consiste na sua grande flexibilidade, pois ao permitir ao estudante de Engenharia adiar a sua especialidade pretendida durante o 2º ano de curso possibilita uma escolha mais refletida e informada.
ENGENHARIA GEOGRÁFICA
Os licenciados estão aptos a desempenhar tarefas de Topografia, posicionamento e navegação por satélite, análise e processamento de imagens de Deteção Remota, em empresas ou na administração local e pública. Podem também prosseguir estudos de 2º ciclo em Engenharia Geográfica, ou mestrados em áreas afins, nomeadamente em Sistemas de Informação Geográfica.
ENGENHARIA AGRONÓMICA
A licenciatura visa a formação de técnicos polivalentes, com formação específica em diversas subáreas das Ciências Agrárias, bem como na área da gestão e marketing agroalimentar, de forma a admitir a sua adaptação profissional a diferentes áreas na agricultura e de relação da agricultura como o ambiente, com a indústria, com os serviços, com a alimentação e com o desenvolvimento rural. Poderão também prosseguir estudos de 2º ciclo em Engenharia Agronómica, ou em mestrados na área ou áreas afins, nomeadamente os mestrados em Ciências e Tecnologia Pós-Colheita, Ciências do Consumo e Nutrição ou Viticultura e Enologia.
ENGENHARIA ALIMENTAR
Os licenciados possuem um conjunto de competências específicas que lhes permite intervir na conceção, planeamento e utilização do equipamento das unidades industriais e dos processos tecnológicos, capazes de desempenhar funções nos setores da produção, transformação e comercialização de alimentos. Poderão também prosseguir estudos de 2º ciclo em Engenharia Alimentar, ou em áreas afins, nomeadamente em Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar, Ciências do Consumo e Nutrição, Ciência e Tecnologia Pós-Colheita ou Viticultura e Enologia.
ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA
A licenciatura combina uma formação sólida em Matemática e Física com conhecimentos funcionais nas áreas da informática, dos sistemas elétricos eletrónicos e da instrumentação. Os licenciados estão assim em condições de acederem ao mercado de trabalho nas áreas de serviços industriais de eletrónica, telecomunicações e energia. Poderão também prosseguir estudos de 2º ciclo em Engenharia Eletrotécnica, ou em mestrados na área ou áreas afins, nomeadamente em Engenharia Física ou Física Médica.