Ciência de Computadores (CC) como tradução do termo inglês Computer Science, significa, na sua aceção mais geral, ciência que estuda a construção, os métodos e técnicas de utilização de computadores.
Esta licenciatura proporciona uma sólida formação em programação dando especial ênfase aos fundamentos científicos que tornaram possível que os computadores sejam atualmente ferramentas potentes e imprescindíveis. Esses fundamentos são essenciais para quem pretenda manter-se um(a) profissional atualizado(a) e com grande capacidade de adaptação, ou para quem queira prosseguir estudos nesta área a nível de mestrado ou doutoramento.
Os licenciados adquirem competências nas áreas de programação, fundamentos, sistemas de informação, administração de sistemas e redes, e tecnologias web, e capacidade para, por si ou em equipa, desenvolver aplicações computacionais de razoável dimensão, sabendo fazer a escolha apropriada de algoritmos, linguagens, bibliotecas e interfaces com o utilizador.
O curso atual corresponde à evolução da primeira licenciatura em Portugal nesta área com forte aposta nos fundamentos, e que funcionou pela primeira vez há 25 anos (no ano letivo de 1985/1986). Desde essa altura muitos dos respetivos licenciados têm tido carreiras de sucesso, em Portugal ou no estrangeiro, quer em empresas ou departamentos de informática de empresas dos setores público e privado, como, por exemplo, Banca, Seguros, Transportes, Eletricidade e Telecomunicações, quer em universidades ou centros de investigação.