Código Oficial: | 6278 |
Sigla: | M:CTA |
Descrição: | O Mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente da FCUP visa a preparação de profissionais competentes, versáteis e capazes, tanto de analisar problemas ambientais correntes como de tomar decisões criteriosas e encontrar soluções ecológicas economicamente aceitáveis. Os seus domínios de intervenção incluem: Sistemas de gestão de efluentes e resíduos; educação ambiental; ecoeficiência; implementação de sistemas de gestão de qualidade ambiental, higiene e segurança ambiental e ocupacional; gestão de impacte ambiental; proteção e prevenção ambiental; gestão e exploração de recursos naturais; gestão e conservação da natureza; avaliação e controlo de qualidade; previsão, profilaxia e remediação de acidentes naturais; caracterização e intervenção em áreas de desertificação ativa; recuperação de zonas submetidas a exploração a céu aberto. |
- Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar ao aluno as competências básicas em empreendedorismo, permitindo-lhes transformar ideias de negócios em startup tecnológicas e/ou de serviços na área do ambiente. Em particular, o aluno adquire competências para a elaboração de planos de negócios e metodologias da sua validação, usando o modelo de negócio Canvas e o modelo de negócio Canvas Sustentável.
- Também, os alunos adquirem competências em proteção da propriedade intelectual e na elaboração de projetos de financiamento para as ideias de negócio.
- Reconhecer e descrever os processos ecológicos mais relevantes nos vários tipos de sistemas ambientais e nas diversas escalas relevantes;
- Identificar e descrever as principais alterações dos ecossistemas e as suas implicações para os sistemas ambientais e para a sociedade;
- Identificar e discutir as principais abordagens e ferramentas de apoio à gestão de ecossistemas nas diversas escalas relevantes.
O objetivo fundamental desta unidade curricular é a aquisição por parte dos alunos, de conhecimentos sobre a Qualidade, que lhes sirvam de base para que, no futuro profissional, possam vir a colaborar ativamente na aplicação de ferramentas para implementar, manter e melhorar sistemas de gestão da qualidade em diferentes tipos de organizações.
Bases teóricas necessárias para os alunos lidarem com representações de dados cartográficos em ambiente computacional e para a utilização e implementação de um SIG.
O principal objetivo desta unidade curricular é formar os estudantes com os conhecimentos, aptidões e competências necessárias para quantificarem a sustentabilidade ambiental de materiais (nanomateriais), produtos e processos. Também, serão fornecida uma perspetiva histórica do conceito de sustentabilidade ambiental os conhecimentos sobre a sua integração nas políticas ambientais atuais. Em concreto, serão desenvolvidas competências sobre o cálculos de neutralidade carbónica (emissões e sequestro de carbono), avaliação quantitativa da circularidade de produtos, cálculos de ciclo de vida usando software certificado para o efeito e instrução de processos de declarações ambientais e produtos.
Fornecimento de conhecimentos essenciais sobre processos avançados de tratamento, nomeadamente de tipo biológico, e de reutilização de efluentes líquidos, ao nível dos fundamentos teóricos, aplicações e metodologias de controlo do processo. O aprofundamento dos tópicos delineados nas aulas será conseguido através de análise e discussão de normas vigentes e casos de estudo, resolução de problemas e eventual visita técnica a ETAR.
Fornecer um conjunto integrado e coerente de conhecimentos na área da restauração de ecossistemas.
Neste unidade curricular pretende-se conferir aos estudantes os conhecimentos e as competências que lhes permitam compreender os mecanismos e as inter-relações associadas aos riscos naturais e avaliar e quantificar os riscos e preconizar medidas preventivas e paleativas.
Com a presente unidade curricular pretende-se que os estudantes atinjam os seguintes objetivos:
Compreendam que diferentes agentes de stress, correspondem a formas de exposição diferentes, que requerem avaliações igualmente distintas.
Sejam capazes de distinguir avaliação de risco preditiva da avaliação de risco retrospetiva, e compreender a interligação entre estes dois processos;
Reconheçam as diferenças entre os modelos conceptuais de avaliação de risco Europeu e Norte-Americano;
Sejam capazes de usar ferramentas disponíveis para integrar dados de toxicidade e derivar PNECs (predicted no effect concentration)/limites de risco para diferentes compostos químicos;
Sejam capazes de calcular riscos para o ambiente integrando informação química, ecotoxicológica e ecológica.
Sejam capazes de efetuar cálculos de risco para a saúde humana para compostos carcinogénicos e não carcinogénicos;
Compreendam a diferença entre avaliação de riscos químicos e radiológicos;
Sejam capazes de calcular riscos integrando dados químicos, ecológicos e ecotoxicológicos, com recurso a casos de estudo.Esta unidade visa proporcionar a base técnica/científica e os conceitos de planeamento de tecnologias de remediação de solos in-situ e ex situ. Também serão apresentados os princípios básicos, aplicações práticas, mecanismos, limitações tecnológicas, e histórias de caso das tecnologias de remediação de solos. Esse curso será útil para quem tem de aprender a utilizar os resultados das investigações para organizar estudos credíveis, planeamento de sistemas de tratamento, e orçamentos para a instalação e funcionamento de equipamento de remediação.