Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:BCM > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Biologia Celular e Molecular

Dados Gerais

Código Oficial: 6022
Sigla: M:BCM
Descrição: O Mestrado em Biologia Celular e Molecular da FMUP promove a excelência da formação avançada em áreas emergentes e interdisciplinares de Biologia Celular e Molecular, através de trabalho de investigação/estágio. Assente numa formação sólida e no conhecimento atual em áreas modernas de Biologia Celular e Molecular, o curso prepara fortes candidatos a doutoramento, mas também sensibiliza os estudantes para as possíveis oportunidades profissionais que um mestrado interdisciplinar oferece fora do mundo académico.

Diplomas

  • Mestrado em Biologia Celular e Molecular (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Biologia Celular e Molecular (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Biologia da Reprodução

BIOL4015 - ECTS

 

Os objectivos principais desta disciplina são fornecer aos alunos capacidade de lidar com todas as ferramentas bio-informáticas disponíveis para a planta que é considerada o modelo de estudo em biologia molecular.

Familiarizarem-se com técnicas avançadas de transformação de plantas, manuseamento de mutantes nulos simples e duplos e mutantes com genes marcados com diferentes tags. Recorrer a técnicas de emasculação e polinização de plantas, estudos semi in vivo do crescimento do tubo polínico e visualização de marcadores moleculares por microscopia de fluorescência e electrónica. Avaliação de resultados de Real Time-PCR e avaliação de resultados de RNA-seq.

Os alunos ficarão preparados para fazerem estágio em qualquer laboratório de Biologia Molecular assim como ficarão a par dos resultados mais recentes em Biologia da Reprodução de Plantas.

 

Biologia Molecular de Plantas

BIOL4009 - ECTS

As plantas são a base de todos os ecossistemas terrestres, são essenciais para a homeostasia da biosfera e são também a base principal e última da alimentação humana. O nosso futuro e o do nosso planeta, mais do que de qualquer outro fator, dependem da gestão que fizermos do mundo vegetal e logo do nosso conhecimento profundo da biologia das plantas. A UC Biologia Molecular das Plantas tem como objetivo dar a conhecer as principais metodologias e estratégias moleculares, nomeadamente transcriptómicas e genómicas, utilizadas para desvendar a determinação genética da fisiologia e desenvolvimento das plantas, e como esse conhecimento pode ser utilizado para o melhoramento genético de plantas com importância para a humanidade. Os conteúdos da UC serão também trabalhados em contexto de casos de estudo e casos práticos (utilização “hands-on” de ferramentas in silico específicas), que permitirão uma melhor compreensão e funcionalização do conhecimento adquirido.

 

Biotecnologia de Sementes

BIOL4050 - ECTS Fornecer conhecimentos atuais sobre a biotecnologia de sementes e o tipo de investigação que se pode fazer de modo a produzir futuros líderes na indústria de sementes. Pretende-se que os alunos dominem a biologia das sementes; estrutura, fisiologia e genética, de modo a serem capazes de apresentar projetos de investigação de ponta em agricultura sustentável, biotecnologia, utilização de culturas e biologia molecular.

Culturas de Células

B4014 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre culturas de células (animais e vegetais) in vitro, aplicações práticas, e respetivas técnicas de crioconservação. Fornecer aos alunos conhecimentos básicos de manipulação em assépsia.

Diagnósticos Moleculares

B4016 - ECTS

Compreender os princípios básicos subjacentes aos diagnósticos moleculares Entender o quadro de situações em que se podem aplicar Dominar as principais técnicas e ferramentas de análise

Manipulação de DNA e Biologia Sintética

B4030 - ECTS

Fornecer conceitos avançados sobre manipulação de DNA, tecnologias de DNA recombinante, PCR, clonagem e suas aplicações na transformação genética de organismos, na perspectiva de obtenção de proteínas recombinantes. Utilização de ferramentas básicas de bioinformática no planeamento experimental para a obtenção de proteínas recombinantes (BLAST search, análise de sequências, desenho de primers). Prática laboratorial incidindo em clonagem de genes em vectores de expressão adequados, contendo tags e/ou proteínas de fusão, e transformação de estirpes bacterianas geneticamente adequadas. Familiarização com análise de artigos científicos originais, lógica do desenho experimental e análise de dados. Treino em comunicação oral e escrita. Proporcionar os conceitos básicos relacionados com a biologia sintética e  desenho/construção "in silico" de módulos e circuitos sintéticos.

Técnicas Avançadas de Microscopia

B4045 - ECTS

Esta unidade curricular de índole tecnológica pretende dar a conhecer técnicas de microscopia avançada; apresentar estratégias de biologia molecular que permitem estudar células vivas com recurso a proteínas fluorescentes; e permitir compreender a utilização de anticorpos para localizar proteínas nas células.

Análise in Silico de Genomas, Transcritomas e Proteomas

B4002 - ECTS

Biotecnologia em Reprodução Assistida

B4011 - ECTS

Fornecimento de bases teóricas e práticas na área da reprodução humana assistida que permitam ao aluno iniciar trabalho laboratorial supervisionado.

Evolução Molecular

B4024 - ECTS

Pretende-se que os estudantes compreendam conceitos chave na área da evolução molecular e que sejam capazes de os integrar de forma a proporem hipóteses de trabalho em função de questões científicas concretas. Devem ainda adquirir as competências inerentes à escolha das metodologias mais apropriadas para validar ou refutar as hipóteses numa perspectiva evolutiva.

Fisiologia Molecular da Célula

B4026 - ECTS

A Célula é a unidade fundamental da vida e o conhecimento da sua fisiologia constitui a base onde se apoia toda a Biologia e as suas aplicações, como a medicina moderna. O objetivo desta UC é abordar alguns processos celulares chave ao nível do estado da arte e da construção atual de novo conhecimento, transmitindo a grande complexidade molecular que a fisiologia da célula encerra, assim como o avanço das abordagens experimentais utilizadas no seu estudo.

Gestão de Projeto

BIOL4011 - ECTS

A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da criação de novos projectos empresariais na área das ciências da vida, integrando uma componente teórica e uma forte componente prática. A apresentação e discussão de conceitos e metodologias, terá como objectivo a sua aplicação na validação do potencial de mercado de um projecto empresarial concreto na área das biociências, criado pelos estudantes.

No final da unidade curricular, os estudantes devem:

  1. Compreender os desafios do processo de criação, validação e arranque de novos projectos empresariais;
  2. Conhecer as diferentes áreas funcionais da gestão e a forma como se interligam na definição estratégia de uma startup de base tecnológica.
  3. Ser capazes de aplicar um conjunto de conceitos, métodos e ferramentas de gestão à análise, discussão e execução de projectos empresariais de conhecimento intensivo na área das ciências da vida.
Ser capazes de desenvolver trabalho em equipa.

Microbiologia Molecular

B4036 - ECTS

Os objectivos da Microbiologia Molecular traduzem as competências específicas que se espera verem desenvolvidas nos alunos após a frequência de uma unidade curricular de 2º ciclo, e que são: - Planear, executar e interpretar experiências. - Familiarização com técnicas de rotina em microbiologia e biologia molecular (cultura de microrganismos, clonagem, electroforese em gel de agarose e de poliacrilamida, sequenciação de nova geração, entre outras). - Familiarização com bases de dados de informação genómica e proteómica e com ferramentas bioinformáticas (Blast, ClustalW, Primer3, SILVAngs, entre outras). - Autonomia na pesquisa de bibliografia científica relativamente a uma determinada temática e utilizando as ferramentas de acesso livre como o PubMed do NCBI mas também as disponibilizadas na Biblioteca Virtual da UP, em particular a Web of Knowledge. - Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita. - Desenvolver a capacidade de síntese e atitude crítica.

Stress Oxidativo e Defesas Antioxidantes

B4043 - ECTS

A Unidade Curricular tem como principal objetivo apresentar uma visão integrada sobre os processos fisiológicos e bioquímicos subjacentes aos danos causados por stresses abióticos e os mecanismos de adaptação e aclimatação das células animais e vegetais a esses ambientes adversos.

São objetivos específicos da UC que os estudantes:

- compreendam as consequências da exposição das plantas a stresses abióticos na homeostasia redox da célula, com relevo na identificação das espécies reativas de oxigénio (ROS), a sua reatividade e citotoxicidade, os locais intracelulares e vias metabólicas da sua produção e as situações que contribuem para a sua produção aumentada e acumulação, de que resulta dano oxidativo a nível celular;

- adquiram conhecimento das componentes enzimática e não enzimática do sistema de defesa antioxidante e funções que desempenham de modo a manter a homeostasia celular;

- identifiquem estratégias para aumentar a tolerância de células animais e vegetais a certos tipos de stress.

Dissertação

B5010 - ECTS Para obtenção do grau de Mestre é necessária a apresentação de uma Dissertação num tema na área de BCM. O principal objetivo é que o estudante domine um tema alvo da dissertação, do ponto de vista científico e técnico, bem como o seu enquadramento no âmbito da atual investigação na área. Deve saber ainda comunicar/divulgar esse tema, oralmente e por escrito, e, ainda, em termos de discussão entre pares.

Estágio

B5003 - ECTS Para obtenção do grau de Mestre é necessária a apresentação e discussão em provas públicas de um Relatório de Estágio ou de uma Dissertação.

Projeto de Dissertação

B5001 - ECTS

Na unidade curricular "Projecto de Dissertação" o estudante elaborará uma proposta de investigação sobre um tema na área de Biologia Celular e Molecular. A proposta escrita deve incluir uma breve revisão da literatura, uma descrição dos objectivos, hipóteses a serem testadas, procedimentos a serem utilizados e uma análise dos resultados esperados no seu trabalho conducente à Dissertação, de acordo com regras fornecidas no inicio do semestre

Projeto de Estágio

B5000 - ECTS

A unidade curricular "Projecto de Estágio" constitui uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/compreensão dos assuntos do mestrado em ambiente de estágio.
O estudante elaborará uma proposta de investigação sobre um tema na área de Biologia Celular e Molecular, aplicado ao trabalho que irá desenvolver em estágio. A proposta escrita deve incluir uma breve revisão da literatura, uma descrição dos objectivos e enquadramento no estágio, procedimentos a serem utilizados e uma análise dos resultados esperados no seu trabalho conducente à dissertação de estágio, de acordo com regras fornecidas no inicio do semestre

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 18:08:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias