Código Oficial: | 6022 |
Sigla: | M:BCM |
Descrição: | O Mestrado em Biologia Celular e Molecular da FMUP promove a excelência da formação avançada em áreas emergentes e interdisciplinares de Biologia Celular e Molecular, através de trabalho de investigação/estágio. Assente numa formação sólida e no conhecimento atual em áreas modernas de Biologia Celular e Molecular, o curso prepara fortes candidatos a doutoramento, mas também sensibiliza os estudantes para as possíveis oportunidades profissionais que um mestrado interdisciplinar oferece fora do mundo académico. |
Os objectivos principais desta disciplina são fornecer aos alunos capacidade de lidar com todas as ferramentas bio-informáticas disponíveis para a planta que é considerada o modelo de estudo em biologia molecular.
Familiarizarem-se com técnicas avançadas de transformação de plantas, manuseamento de mutantes nulos simples e duplos e mutantes com genes marcados com diferentes tags. Recorrer a técnicas de emasculação e polinização de plantas, estudos semi in vivo do crescimento do tubo polínico e visualização de marcadores moleculares por microscopia de fluorescência e electrónica. Avaliação de resultados de Real Time-PCR e avaliação de resultados de RNA-seq.
Os alunos ficarão preparados para fazerem estágio em qualquer laboratório de Biologia Molecular assim como ficarão a par dos resultados mais recentes em Biologia da Reprodução de Plantas.
As plantas são a base de todos os ecossistemas terrestres, são essenciais para a homeostasia da biosfera e são também a base principal e última da alimentação humana. O nosso futuro e o do nosso planeta, mais do que de qualquer outro fator, dependem da gestão que fizermos do mundo vegetal e logo do nosso conhecimento profundo da biologia das plantas. A UC Biologia Molecular das Plantas tem como objetivo dar a conhecer as principais metodologias e estratégias moleculares, nomeadamente transcriptómicas e genómicas, utilizadas para desvendar a determinação genética da fisiologia e desenvolvimento das plantas, e como esse conhecimento pode ser utilizado para o melhoramento genético de plantas com importância para a humanidade. Os conteúdos da UC serão também trabalhados em contexto de casos de estudo e casos práticos (utilização “hands-on” de ferramentas in silico específicas), que permitirão uma melhor compreensão e funcionalização do conhecimento adquirido.
Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre culturas de células (animais e vegetais) in vitro, aplicações práticas, e respetivas técnicas de crioconservação. Fornecer aos alunos conhecimentos básicos de manipulação em assépsia.
Compreender os princípios básicos subjacentes aos diagnósticos moleculares Entender o quadro de situações em que se podem aplicar Dominar as principais técnicas e ferramentas de análise
Fornecer conceitos avançados sobre manipulação de DNA, tecnologias de DNA recombinante, PCR, clonagem e suas aplicações na transformação genética de organismos, na perspectiva de obtenção de proteínas recombinantes. Utilização de ferramentas básicas de bioinformática no planeamento experimental para a obtenção de proteínas recombinantes (BLAST search, análise de sequências, desenho de primers). Prática laboratorial incidindo em clonagem de genes em vectores de expressão adequados, contendo tags e/ou proteínas de fusão, e transformação de estirpes bacterianas geneticamente adequadas. Familiarização com análise de artigos científicos originais, lógica do desenho experimental e análise de dados. Treino em comunicação oral e escrita. Proporcionar os conceitos básicos relacionados com a biologia sintética e desenho/construção "in silico" de módulos e circuitos sintéticos.
Esta unidade curricular de índole tecnológica pretende dar a conhecer técnicas de microscopia avançada; apresentar estratégias de biologia molecular que permitem estudar células vivas com recurso a proteínas fluorescentes; e permitir compreender a utilização de anticorpos para localizar proteínas nas células.
Fornecimento de bases teóricas e práticas na área da reprodução humana assistida que permitam ao aluno iniciar trabalho laboratorial supervisionado.
Pretende-se que os estudantes compreendam conceitos chave na área da evolução molecular e que sejam capazes de os integrar de forma a proporem hipóteses de trabalho em função de questões científicas concretas. Devem ainda adquirir as competências inerentes à escolha das metodologias mais apropriadas para validar ou refutar as hipóteses numa perspectiva evolutiva.
A Célula é a unidade fundamental da vida e o conhecimento da sua fisiologia constitui a base onde se apoia toda a Biologia e as suas aplicações, como a medicina moderna. O objetivo desta UC é abordar alguns processos celulares chave ao nível do estado da arte e da construção atual de novo conhecimento, transmitindo a grande complexidade molecular que a fisiologia da célula encerra, assim como o avanço das abordagens experimentais utilizadas no seu estudo.
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da criação de novos projectos empresariais na área das ciências da vida, integrando uma componente teórica e uma forte componente prática. A apresentação e discussão de conceitos e metodologias, terá como objectivo a sua aplicação na validação do potencial de mercado de um projecto empresarial concreto na área das biociências, criado pelos estudantes.
No final da unidade curricular, os estudantes devem:
Os objectivos da Microbiologia Molecular traduzem as competências específicas que se espera verem desenvolvidas nos alunos após a frequência de uma unidade curricular de 2º ciclo, e que são: - Planear, executar e interpretar experiências. - Familiarização com técnicas de rotina em microbiologia e biologia molecular (cultura de microrganismos, clonagem, electroforese em gel de agarose e de poliacrilamida, sequenciação de nova geração, entre outras). - Familiarização com bases de dados de informação genómica e proteómica e com ferramentas bioinformáticas (Blast, ClustalW, Primer3, SILVAngs, entre outras). - Autonomia na pesquisa de bibliografia científica relativamente a uma determinada temática e utilizando as ferramentas de acesso livre como o PubMed do NCBI mas também as disponibilizadas na Biblioteca Virtual da UP, em particular a Web of Knowledge. - Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita. - Desenvolver a capacidade de síntese e atitude crítica.
A Unidade Curricular tem como principal objetivo apresentar uma visão integrada sobre os processos fisiológicos e bioquímicos subjacentes aos danos causados por stresses abióticos e os mecanismos de adaptação e aclimatação das células animais e vegetais a esses ambientes adversos.
São objetivos específicos da UC que os estudantes:
- compreendam as consequências da exposição das plantas a stresses abióticos na homeostasia redox da célula, com relevo na identificação das espécies reativas de oxigénio (ROS), a sua reatividade e citotoxicidade, os locais intracelulares e vias metabólicas da sua produção e as situações que contribuem para a sua produção aumentada e acumulação, de que resulta dano oxidativo a nível celular;
- adquiram conhecimento das componentes enzimática e não enzimática do sistema de defesa antioxidante e funções que desempenham de modo a manter a homeostasia celular;
- identifiquem estratégias para aumentar a tolerância de células animais e vegetais a certos tipos de stress.
Na unidade curricular "Projecto de Dissertação" o estudante elaborará uma proposta de investigação sobre um tema na área de Biologia Celular e Molecular. A proposta escrita deve incluir uma breve revisão da literatura, uma descrição dos objectivos, hipóteses a serem testadas, procedimentos a serem utilizados e uma análise dos resultados esperados no seu trabalho conducente à Dissertação, de acordo com regras fornecidas no inicio do semestre
A unidade curricular "Projecto de Estágio" constitui uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/compreensão dos assuntos do mestrado em ambiente de estágio.
O estudante elaborará uma proposta de investigação sobre um tema na área de Biologia Celular e Molecular, aplicado ao trabalho que irá desenvolver em estágio. A proposta escrita deve incluir uma breve revisão da literatura, uma descrição dos objectivos e enquadramento no estágio, procedimentos a serem utilizados e uma análise dos resultados esperados no seu trabalho conducente à dissertação de estágio, de acordo com regras fornecidas no inicio do semestre