Código Oficial: | 9709 |
Sigla: | L:CTA |
Estudo dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados. Características morfológicas, filogenia, ciclos de vida, habitat e ecologia.
Pretende-se que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.
Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.
Abordar tópicos fundamentais da biologia das bactérias, arqueias, fungos e líquenes.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias, das arqueias, dos fungos e dos líquenes, e saber executar experiências básicas nestas áreas.
Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.
A unidade curricular de Física II (FIS1008) é um ciclo de estudos introdutório de Física Geral, onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de eletricidade, magnetismo, luz e termodinâmica.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá
- dominar os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.
- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabê-las aplicar a problemas concretos;
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R na resolução de problemas.
Os objectivos desta unidade curricular (UC) é fornecer uma introdução às ciências do ambiente que é uma ciência que aplica princípios fundamentais a temas que são atuais, complexos e muitas vezes urgentes. Serão abordados aspetos críticos do sistema Terra com as alterações climáticas, a perda biodiversidade, proteção da qualidade da água, crescimento populacional, sustentabilidade dos sistemas alimentares, e muitas outras preocupações que nos afligem atualmente.
Serão apresentados princípios fundamentais da ciência para ajudar a organizar o nosso conhecimento sobre as temáticas das ciências do ambiente. Assim, esta UC fornece os conceitos (as ideias que organizam as matérias) e os contextos (com exemplos) para permitir fazer escolhas inteligentes e fazer análises/questões criticas sobre ambiente, conservação e sustentabilidade.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
O objetivo geral consiste em oferecer aos discentes uma competência alargada e pluridisciplinar no domínio da geologia ambiental, de modo a permitir a sua intervenção nos diferentes níveis destas áreas e a respetiva inserção em empresas com fins ambientais e desenvolver a capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação em Ciências da Terra e de Ambiente, de interpretação dos processos geológicos vs. ambientais e fundamentação da sua própria argumentação.
Nas aulas teóricas pretende-se que os alunos adquiram noções básicas de Química Analítica e reconheçam a importância da análise química na resolução de problemas reais. Nas aulas teórico-práticas são realizados exercícios de aplicação sobre a matéria versada nas aulas teóricas. Nas aulas práticas são realizados 4 trabalhos de laboratório de forma a permitir que os alunos compreendam os conceitos ministrados nas aulas teóricas e teórico-práticas.
Conferir, aos discentes, formação básica/introdutória de índole teórica em Química Orgânica.
Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a análise dos vários riscos geológicos e riscos para a saúde humana de contaminantes ambientais. Avaliação do transporte ambiental de contaminantes em sistemas aquosos subterrâneos e superficiais e na cadeia alimentar. Cálculo de riscos geológicos e cálculos da exposição a contaminantes, dose-resposta e correspondentes riscos para a saúde humana.
Proporcionar aos estudantes uma sólida formação geral em conhecimentos biogeoquímicos básicos, necessários para compreender os processos envolvidos na fixação e transporte dos macro-elementos ou macro-nutrientes nos reservatórios da Terra.
Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Geográfica em mapas.
Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite.
- Compreender a importância de gerir e conservar os recursos naturais num quadro de sustentabilidade.
- Conhecer os principais recursos naturais e as principais metodologias para a sua gestão e conservação, incidindo especialmente nos mais importantes para Portugal.
- Conhecer e aplicar as principais directivas relevantes para a utilização sustentável dos recursos naturais na Europa.
OBJETIVOS GERAIS
Formação científica e tecnológica em métodos físicos, químicos e biológicos de tratamento de águas e águas residuais. Qualidade da água.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS para os quais a disciplina deve contribuir:
1 - Saber aplicar conhecimentos e ter capacidade de compreensão dos problemas 2 – Adquirir capacidade de resolução de problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação 3 - Adquirir capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante sobre um determinado assunto, habilitando a fundamentação das soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo a análise dos aspetos sociais, científicos e éticos relevantes 4 - Adquirir capacidade de comunicar informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas 5 - Adquirir competências para uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
O objetivo geral desta unidade curricular é fornecer os conhecimentos básicos de ciência do solo, incluindo os processos pedogénicos assim como todos os fatores geológicos, físicos, químicos e biológicos envolvidos que determinam as propriedades dos diferentes solos e subsequentemente as funções e serviços que prestam, assim como a sua adequação para diferentes usos. Para atingir este objetivo geral, preconizam-se os seguintes objetivos específicos:
- Identificar os diferentes processos pedogénicos (adições, translocações, transformações e perdas) que ocorrem no solo;
- Identificar os diferentes fatores geológicos, físicos, químicos, climáticos e biológicos que determinam a formação e a existência de diferentes tipos de solos, e que posteriormente governam os processos biológicos que neles ocorrem;
- Identificar os diferentes fatores que determinam o comportamento e o destino de contaminantes orgânicos e inorgânicos no solo;
- Conhecer a taxonomia de solos e o sistema internacional de classificação de solos;
- Reconhecer as principais funções e serviços prestados pelo ecossistema solo;
- Compreender o papel da biota nas funções e serviços do solo;
- Identificar as principais ameaças à qualidade dos solos na Europa;
- Conhecer os principais indicadores de avaliação da qualidade de solos;
- Adquirir a capacidade de avaliar diferentes parâmetros físico-químicos, e bioquímicos do solo;
- Adquirir a capacidade de sugerir diferentes medidas de gestão do solo com vista à sua conservação;
A disciplina visa fornecer conhecimentos básicos na área de definição, caracterização e gestão de resíduos sólidos. Esta disciplina é particularmente orientada para o conhecimento da realidade dos resíduos sólidos na área do Grande Porto recorrendo a visitas de estudo a diversas empresas municipais, do estado ou particulares.
A disciplina pretende dar aos alunos uma compreensão aprofundada do processo de AIA, quer em termos legislativos e procedimentais, quer em termos científico-técnicos.
No âmbito do Estágio/Projeto, o estudante deverá desenvolver a sua capacidade de realizar trabalho de cariz científico-tecnológico, sob supervisão de um orientador.
O estudante deverá aperfeiçoar a sua capacidade de pesquisa e de resolução de problemas, a capacidade de síntese e integração de conhecimentos e o sentido crítico. Dessa forma, no final desta unidade curricular o estudante poderá prosseguir uma carreira profissional no domínio das Ciências e Tecnologia do Ambiente.
Introdução ao Ordenamento do Território tem por objetivo iniciar os alunos nos conceitos teóricos de base e na prática do ordenamento da paisagem.
Privilegia: 1) a disciplina da Ecologia da Paisagem como suporte do exercício do ordenamento do território, 2) o conceito do desenvolvimento sustentável e 3) uma breve introdução ao corpo legal do exercício do ordenamento do território em Portugal.
Pretende-se ainda: identificar e compreender as políticas que, de forma direta ou indireta, se refletem na paisagem europeia e nacional com destaque para as políticas de âmbito europeu e nacional, ao encontro da Convenção Europeia da Paisagem (Conselho da Europa, 2000), que tem por objetivo promover a proteção, a gestão e o ordenamento da paisagem, e organizar a cooperação europeia neste domínio; contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica relativa à aplicação das políticas de paisagem.
OBJETIVOS GERAIS
Formação científica e tecnológica em processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem na atmosfera natural e poluída. Medição e avaliação da qualidade da atmosfera.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS para os quais a disciplina deve contribuir:
1 - Saber aplicar conhecimentos e ter capacidade de compreensão dos problemas 2 – Adquirir capacidade de resolução de problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação 3 - Adquirir capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante sobre um determinado assunto, habilitando a fundamentação das soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo a análise dos aspetos sociais, científicos e éticos relevantes 4 - Adquirir capacidade de comunicar informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas 5 - Adquirir competências para uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.