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Cursos

Modelação Estatística Computacional

Dados Gerais

Sigla: E:MEC

Diplomas

  • Modelação Estatística Computacional (36 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Estatística Aplicada

M4140 - ECTS 1. Capacitar o aluno para análises de regressão envolvendo respostas contínuas ou discretas (modelos lineares generalizados)
2. Implementar análises estatísticas num software adequado
3. Promover o espírito crítico num processo de análise de dados (recolha de dados, modelação, interpretação dos resultados, ...)

Estatística Computacional

M4136 - ECTS Conhecimento dos principais métodos e princípios computacionais subjacentes à análise e inferência estatística modernas e aplicação à análise de vários tipos de dados.

Modelos Lineares Generalizados

M4141 - ECTS
  1. Identificação correta de cenários de regressão e do modelo correspondente
  2. Realização independente da análise estatística e implementação adequada em R 
  3. Interpretação correta dos resultados obtidos, quer com efeitos aditivos quer com efeitos de interação
  4. Avaliação da qualidade do ajustamento do modelo 
  5. Análise crítica dos resultados

Modelos Não Paramétricos

M4138 - ECTS Aquisição de uma base sólida de conhecimentos em estatística indutiva e desenvolvimento de capacidades e engenho em técnicas de modelação estatística, fundamentais para a apresentação, tratamento e interpretação de conjuntos de dados

Data-Driven Decision Making

CC4094 - ECTS Pretende-se que os alunos:
1. Se familiarizem com a utilização dos pricipais métodos de aprendizagem supervionada e não supervisionada para análise e apoio à decisão.
2. Aprendam a formalizar modelos de otimização e análise prescritiva em programação matemática.
3. Se familiarizem com linguagens e bibliotecas para a resolução destes problemas.
4. Desenvolvam competências fazer uma análise crítica de soluções obtidas.

Métodos Estatísticos em Data Mining

M4137 - ECTS

Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.

Statistical Learning

M4155 - ECTS

Na maioria das disciplinas científicas, as hipóteses são avaliadas e validadas aplicando-se ferramentas estatísticas a dados experimentais ou observacionais.

Dois paradigmas distintos dominam o cenário estatístico: as abordagens frequencista  e bayesiana, ambas tratadas com detalhe noutras ucs deste ciclo de estudos.

Os objetivos da aprendizagem estatística são compreensão e previsão. Enquadra-se em várias categorias, incluindo aprendizagem supervisionada, não supervisionada, semi-supervisionada e aprendizagem por reforço.  O objetivo desta uc é tratar cada uma destas categorias, as áreas de aplicação de cada uma, metodologias de realização através de arquiteturas de redes neuronais (profundas) e implementação computacional usando tensorflow e keras.

Serão usados vários tipos de arquiteturas de redes neuronais: multicamadas (feedforward); convolutivas, recursivas, generativas e outras. Serão tratados processos de otimização de redes e de regularização, e problemas de aplicação prática em várias áreas científicas e tecnológicas.

Objetivos e competências:

  1. Distinguir com clareza as diferentes categorias de aprendizagem acima referidas
  2. Distinguir as diferentes arquiteturas de redes neuronais referidas
  3. Implementar essas arquiteturas com tensorflow e keras
Perante uma situação concreta escolher a metodologia de aprendizagem apropriada e a sua implementação computacional.

Visualização Interativa

M4139 - ECTS Introdução ao tratamento e visualização interativa de dados. É dada particular atenção à criação de ferramentas de análise estatística dinâmicas.

Pretende-se que o estudante adquira familiaridade com software para apresentação de relatórios e integração de análise estatística, nomeadamente Microsoft PowerBi e R.
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