Estatística Aplicada
M4140 - ECTS
1. Capacitar o aluno para análises de regressão envolvendo respostas contínuas ou discretas (modelos lineares generalizados)
2. Implementar análises estatísticas num software adequado
3. Promover o espírito crítico num processo de análise de dados (recolha de dados, modelação, interpretação dos resultados, ...)
Estatística Computacional
M4136 - ECTS
Conhecimento dos principais métodos e princípios computacionais subjacentes à análise e inferência estatística modernas e aplicação à análise de vários tipos de dados.
Modelos Lineares Generalizados
M4141 - ECTS
- Identificação correta de cenários de regressão e do modelo correspondente
- Realização independente da análise estatística e implementação adequada em R
- Interpretação correta dos resultados obtidos, quer com efeitos aditivos quer com efeitos de interação
- Avaliação da qualidade do ajustamento do modelo
- Análise crítica dos resultados
Modelos Não Paramétricos
M4138 - ECTS
Aquisição de uma base sólida de conhecimentos em estatística indutiva e desenvolvimento de capacidades e engenho em técnicas de modelação estatística, fundamentais para a apresentação, tratamento e interpretação de conjuntos de dados
Data-Driven Decision Making
CC4094 - ECTS
Pretende-se que os alunos:
1. Se familiarizem com a utilização dos pricipais métodos de aprendizagem supervionada e não supervisionada para análise e apoio à decisão.
2. Aprendam a formalizar modelos de otimização e análise prescritiva em programação matemática.
3. Se familiarizem com linguagens e bibliotecas para a resolução destes problemas.
4. Desenvolvam competências fazer uma análise crítica de soluções obtidas.
Métodos Estatísticos em Data Mining
M4137 - ECTS
Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
Statistical Learning
M4155 - ECTS
Na maioria das disciplinas científicas, as hipóteses são avaliadas e validadas aplicando-se ferramentas estatísticas a dados experimentais ou observacionais.
Dois paradigmas distintos dominam o cenário estatístico: as abordagens frequencista e bayesiana, ambas tratadas com detalhe noutras ucs deste ciclo de estudos.
Os objetivos da aprendizagem estatística são compreensão e previsão. Enquadra-se em várias categorias, incluindo aprendizagem supervisionada, não supervisionada, semi-supervisionada e aprendizagem por reforço. O objetivo desta uc é tratar cada uma destas categorias, as áreas de aplicação de cada uma, metodologias de realização através de arquiteturas de redes neuronais (profundas) e implementação computacional usando tensorflow e keras.
Serão usados vários tipos de arquiteturas de redes neuronais: multicamadas (feedforward); convolutivas, recursivas, generativas e outras. Serão tratados processos de otimização de redes e de regularização, e problemas de aplicação prática em várias áreas científicas e tecnológicas.
Objetivos e competências:
- Distinguir com clareza as diferentes categorias de aprendizagem acima referidas
- Distinguir as diferentes arquiteturas de redes neuronais referidas
- Implementar essas arquiteturas com tensorflow e keras
Perante uma situação concreta escolher a metodologia de aprendizagem apropriada e a sua implementação computacional.
Visualização Interativa
M4139 - ECTS
Introdução ao tratamento e visualização interativa de dados. É dada particular atenção à criação de ferramentas de análise estatística dinâmicas.
Pretende-se que o estudante adquira familiaridade com software para apresentação de relatórios e integração de análise estatística, nomeadamente Microsoft PowerBi e R.