Interação Pessoa-Máquina
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Unidade Curricular visa introduzir aos alunos os princípios fundamentais de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, focando-se em sistemas interativos. A sua abordagem engloba tanto os conceitos teóricos, tais como usabilidade e design centrado no utilizador, assim como as práticas de prototipagem de baixa e alta fidelidade, através da construção de interfaces gráficas.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Capacidade de criar métodos e ferramentas para estudar e modelar utilizadores e cenários onde deva ocorrer interação Pessoa-Máquina
2. Capacidade para desenvolver e para avaliar modelos conceptuais para a criação de interações pessoa-máquina
3. Capacidade de desenhar, desenvolver e avaliar protótipos de baixa a alta fidelidade
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Interação Pessoa-Máquina: introdução, história e marcos fundamentais.
2. Modelo do Processador Humano: perceção, atenção e memória.
3. Velocidades e limites do sistema sensorial humano.
4. A interação com máquinas como uma extensão do corpo humano.
5. Conceitos fundamentais sobre o processo de design.
6. Modelos mentais sobre interação.
7. Engenharia da usabilidade: definição de problemas, ciclo de desenvolvimento, avaliação, prototipagem.
8. Prototipagem de alta e baixa fidelidade.
9. Modelos verticais e horizontais.
Bibliografia Obrigatória
Jenny Preece, Helen Sharp, Yvonne Rogers ; Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction
Bibliografia Complementar
Greenberg, Carpendale, Marquardt, Buxton; Sketching User Experiences: The Workbook. ISBN: 978-0-12-381959-8
Norman Donald A.;
The^ design of everyday things. ISBN: 0-262-64037-6
Tom Tullis, Bill Albert; Measuring the User Experience, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas essencialmente teóricas com apresentação dos conteúdos oral e visual (slides e vídeos) de conteúdos. Discussão recorrendo a exemplos ilustrativos.
Aulas essencialmente práticas: Demonstração prática dos conteúdos transmitidos nas aulas teóricas. Resolução de problemas. Discussão de dúvidas com os alunos, realização e apresentação de trabalhos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
4,00 |
Elaboração de projeto |
38,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
12,00 |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
48,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Submissão dos dois relatórios, da demonstração, fazer a apresentação, e o exame final:
-primeiro relatório de projeto (4 valores)
-segundo relatório e apresentação de protótipo desenvolvido (6 valores)
-exame final (10 valores), com nota mínima de 3.5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Será baseada em 3 componentes:
-primeiro relatório de projeto (4 valores)
-segundo relatório e apresentação de protótipo desenvolvido (6 valores)
-exame final (10 valores), com nota mínima de 3.5 valores.
Nota final obtida pela soma dos 3 componentes
Provas e trabalhos especiais
O relatório consiste no resumo escrito do estudo e desenho de um sistema de interação pessoa-máquina, associado a um problema apresentado pelo docente.
Elementos do trabalho escrito:
- Relatório escrito: pesquisa, requisitos, metodologia, implementação, resultados
- Realizado em duas partes (primeiro relatório e segundo relatório)
- Sem nota mínima
O trabalho prático consiste na implementação de um protótipo associado ao trabalho teórico apresentado
Elementos do trabalho:
- Software e/ou Hardware
- Detalhes da implementação decididos caso-a-caso em reunião com docente
- Sem nota mínima
Apresentação de uma demonstração do protótipo.
-Sem nota mínima
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação especial para os casos previstos no regulamento/lei é realizada de forma igual às duas épocas normais. Situações claramente fora do normal terão de ser tratadas caso-a-caso.
Melhoria de classificação
Somente na componente "exame final".