História da Matemática
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que o estudante fique a conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da Matemática, bem como a evolução de algumas das suas ideias e métodos basilares. E também que adquira algum espírito crítico relativamente a algumas simplificações redutoras e deturpações históricas que são infelizmente demasiado comuns em livros de texto de Matemática.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da matemática, assim como a evolução de algumas das ideias e métodos basilares desta disciplina.
Aquisição de espírito crítico relativamente ao desenvolvimento histórico da matemática, assim como de alguns dos seus aspectos epistemológicos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A matemática do antigo Egipto e da antiga Mesopotâmia. A escola Jónica e os teoremas atribuídos a Tales de Mileto; a escola Pitagórica e a aritmética dos números figurados; o começo da teoria das proporções; o processo de subtração recíproca e a determinação do máximo divisor comum de dois números; a descoberta de grandezas incomensuráveis; a geometria das áreas e quadraturas; a escola de Elea e os argumentos de Zenão de Elea contra a pluralidade e contra o movimento; as provas por redução ao absurdo; a estruturação axiomática da matemática; as tentativas para trissectar o ‚ngulo, quadrar o círculo e duplicar o cubo. Os Elementos de Euclides. A obra de Arquimedes; a obra de Apolónio de Pérgamp; a Aritmética de Diofanto. Os começos da trigonometria. A álgebra dos árabes: as equações quadráticas nos tratados de al-Khwarizmi e de Abu Kamil; as equações cúbicas no tratado de Omar Khayam. A matemática na Europa medieval e renascentista. O nascimento do Cálculo Infinitesimal.
Bibliografia Obrigatória
Katz Victor J.;
A history of mathematics. ISBN: 0-673-38039-4 (Existe tradução para português)
Estrada Maria Fernanda;
História da matemática. ISBN: 972-674-315-X
Barrow-Green , June;
The history of mathematics : a source-based approach. ISBN: 978-1-4704-7299-3
Bibliografia Complementar
Edwards, Jr C. H.;
The historical development of the calculus. ISBN: 0-387-90436-0
Euclid;
The thirteen books of the Elements. ISBN: 0-486-60088-2 (Vol. 1)
John, ed. lit. Fauvel;
The history of mathematics. ISBN: 0-333-42791-2
Gillings Richard J.;
Mathematics in the time of the pharaohs. ISBN: 0-486-24315-X
Katz Victor J.;
Taming the unknown. ISBN: 978-0-691-14905-9
Neugebauer O.;
The exact sciences in antiquity. ISBN: 486-22332-9
Waerden , Barten L. van der;
Science awakening
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina. Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Geometria
Ciências Físicas > Matemática > Algoritmos
Ciências Físicas > Matemática > Teoria dos números
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não há registo de faltas. Por isso, não é exigida assiduidade para a obtenção de frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
Serão realizados dois testes escritos facultativos, cada um cotado de 10 valores, que permitem a dispensa do exame caso a soma ser igual ou superior a 9,5 valores.
O exame final consistirá de duas partes correspondentes aos testes e cotadas para os mesmos valores. Um estudante pode optar por não realizar a correspondente parte no exame, a classificação obtida no teste será a usada para o cálculo da classifcação final.
A classificação final poderá resultar da soma da classificação obtida nos dois testes ou da classificação obtida no exame final.
Caso considere necessário esclarecer alguma prova ou parte de prova, o júri da unidade curricular pode convocar o estudante para uma prova complementar.