Escrita Científica e Gestão de Carreira
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenvolvimento Pessoal /Competências Transversais/ Transferíveis |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Este curso visa o desenvolvimento das competências transversais e transferíveis dos estudantes no que diz respeito a técnicas de escrita, comunicação e publicação científicas (e questões éticas associadas), bem como a estratégias e técnicas de gestão de carreira profissional.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de:
- conhecer, compreender e aplicar processos eficazes de escrita e publicação científicas;
- desenvolver competências de rigor, objetividade, espírito crítico, criatividade e ética científicas;
- desenvolver e aplicar processos eficazes de comunicação científica oral.
- compreender, desenvolver e adaptar estratégias adequadas para a prossecução eficaz de objetivos de carreira no mundo profissional (académico, industrial e empresarial).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo 1. Escrita, comunicação e publicação em ciência: tipos e estrutura de textos científicos; linguagem científica; organização e intepretação de artigos científicos; divulgação científica; pesquisa e organização de bibliografia; processo de submissão e revisão de publicações; ética científica.
Módulo 2. Objetivos de carreira: preparação de currículos, cartas de motivação e entrevistas; estratégias para a resolução de problemas em equipa, negociação e tomada de decisões em equipa; gestão de tempo.
Bibliografia Obrigatória
Ebel Hans F. Hans Friedrich 070;
The art of scientific writing. ISBN: 3-527-26677-1(VCH, Weinheim)
Woodford F. Peter 340;
Scientific writing for graduate students
Bibliografia Complementar
Lebrun, J.-L. ; “Scientific Writing: A reader and writer’s guide, World Scientific, 2007
Cargill, M.; O’Connor, P. ; “Writing Scientific Research Articles – Strategy and Steps”
Observações Bibliográficas
Todo o material bibliográfico relevante para os estudantes será disponibilizado pelos intervenientes dos vários módulos específicos a decorrer em cada ano letivo.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa da unidade curricular será implementado através de aulas e atividades de diferente formato: exposição teórica; exercícios práticos individuais e coletivos; análise de casos de estudo; módulos tutoriais de consulta de bases de dados; debates; apresentações orais e sua discussão. O objetivo é o de promover a participação ativa dos estudantes, contribuindo assim para uma assimilação dinâmica dos conteúdos. A unidade curricular tem um formato de curso intensivo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
48,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho escrito |
12,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A frequência das aulas é obrigatória. O estudante perde a frequência se exceder um número de faltas igual a 1/4 das aulas calendarizadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação: a nota final (NF) será uma média ponderada das notas (N) dos 2 módulos:
CF = 0.65 x N (módulo 1) + 0.35 N (módulo 2)
Melhoria de classificação
Dada a índole da unidade curricular, todas as componentes de avaliação apenas são passíveis de melhoria de classificação mediante uma nova frequência da unidade curricular.
Observações
Júri: Prof. Eduardo Marques, Prof.ª Carla Morais.