Código: | Q2001 | Sigla: | Q2001 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 2 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
L:CC | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 2 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 2 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 1 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 37 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José António Maia Rodrigues | Regente |
Teórica: | 1,85 |
Teorico-Prática: | 2,31 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,846 |
José António Maia Rodrigues | 1,846 | ||
Teorico-Prática | Totais | 2 | 4,616 |
Paulo Joaquim Ferreira de Almeida | 4,616 |
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.
Oa alunos desenvolverão capacidades de compreensão e conhecimentos sobre os diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e as suas características particulares que os tornam específicos para determinadas aplicações analíticas. Assimilarão e integrarão conceitos de modo a obterem uma visão abrangente dos processos baseados em equilíbrios heterógeneos, em particular, os processos de separação física e química habitualmente utilizados na preparação de amostras para análise. Adquirirão conhecimentos sobre análise volumétrica e suas aplicações.
1 Introdução à análise química; análise qualitativa e quantitativa; métodos químicos e instrumentais. 2. Elementos de estatística e procedimentos de quantificação. Obtenção e tratamento de dados. 3. Equilíbrio químico. Resolução de problemas de equilíbrio químico. Balanço material, balanço de carga eléctrica e balanço de protões. Aplicação a reacções de ácido-base, complexação, oxidação-redução e precipitação. 4. Efeito de eletrolítos no equilíbrio químico. Força iónica, atividade e coeficiente de atividade. 5. Obtenção e preparação de amostras para análise química. Noções de amostragem. Equilíbrio heterogéneo em química analítica. Extração líquido-líquido. 6. Volumetrias, métodos de análise volumétrica.
O ensino processa-se através de aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são espaços de exposição presencial dos temas do programa, com recurso aos meios audiovisuais disponíveis. As aulas teórico-práticas são espaços dedicadas à resolução de exercícios de aplicação dos conceitos tratados e apreendidos nas aulas teóricas, ao esclarecimento de dúvidas e à análise crítica do resultado final.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 0,00 |
Frequência das aulas | 0,00 |
Total: | 0,00 |
Para obtenção de frequência, o aluno com inscrição ordinária não pode exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas, que é fixado em 3 faltas no presente ano lectivo. O aluno com estatuto especial não está abrangido pela medida restritiva anterior.
Realização de dois testes ao longo do semestre nas aulas teóricas.
A avaliação de conhecimentos para os alunos com estatuto especial será feita em exame final. Podem contudo optar por realizar os testes previstos no ponto 2. l e seguir o processo de avaliação aí descrito.
A melhoria da classificação pode ser conseguida através da realização de exame final com esse propósito.
Não há dispensa de frequência às aulas teórico-práticas.