Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Q2001
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Introdução ao Processo Analítico

Código: Q2001     Sigla: Q2001     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 2 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 54 162
L:CC 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 54 162
3
L:F 2 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 54 162
3
L:G 2 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 54 162
3
L:M 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 54 162
3
L:Q 37 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Maia Rodrigues Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,85
Teorico-Prática: 2,31
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,846
José António Maia Rodrigues 1,846
Teorico-Prática Totais 2 4,616
Paulo Joaquim Ferreira de Almeida 4,616

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos  baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.

Resultados de aprendizagem e competências

Oa alunos desenvolverão capacidades de compreensão e conhecimentos sobre os diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e as suas características particulares que os tornam específicos para determinadas aplicações analíticas. Assimilarão e integrarão conceitos de modo a obterem uma visão abrangente dos processos  baseados em equilíbrios heterógeneos, em particular, os processos de separação física e química habitualmente utilizados na preparação de amostras para análise. Adquirirão conhecimentos sobre análise volumétrica e suas aplicações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 Introdução à análise química; análise qualitativa e quantitativa; métodos químicos e instrumentais. 2. Elementos de estatística e procedimentos de quantificação. Obtenção e tratamento de dados. 3. Equilíbrio químico. Resolução de problemas de equilíbrio químico. Balanço material, balanço de carga eléctrica e balanço de protões.  Aplicação a reacções de ácido-base, complexação, oxidação-redução e precipitação. 4. Efeito de eletrolítos no equilíbrio químico. Força iónica, atividade e coeficiente de atividade. 5. Obtenção e preparação de amostras para análise química. Noções de amostragem. Equilíbrio heterogéneo em química analítica. Extração líquido-líquido.  6. Volumetrias, métodos de análise volumétrica.



Bibliografia Obrigatória

Skoog Douglas; West Donald; Holler James; Crouch Stanley; Fundamentals of Analytical Chemistry. ISBN: 0-03-035523-0
Harris Daniel C.; Quantitative Chemical Analysis. ISBN: 0-7167-4464-3
David Harvey; Analytical Chemistry 2.0, 2008 (Obra de acesso livre via WWW. Site: http://www.asdlib.org/onlineArticles/ecourseware/Analytical%20Chemistry%202.0/Text_Files.html)

Bibliografia Complementar

Kellner R.; Mermet J. M.; Otto M.; Widmer H. M.; Analytical Chemistry . ISBN: 3-527-28610-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino processa-se através de aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são espaços de exposição presencial dos temas do programa, com recurso aos meios audiovisuais disponíveis. As aulas teórico-práticas são espaços dedicadas à resolução de exercícios de aplicação dos conceitos tratados e apreendidos nas aulas teóricas, ao esclarecimento de dúvidas e à análise crítica do resultado final.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência, o aluno com inscrição ordinária não pode exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas, que é fixado em 3 faltas no presente ano lectivo. O aluno com estatuto especial não está abrangido pela medida restritiva anterior.

Fórmula de cálculo da classificação final


  1. Modo de Avaliação:

    A avaliação de conhecimentos será efetuada através de exame final obrigatório.


  2. Dispensa de exame final

    Os estudantes que tenham assistido a pelo menos 75% das aulas teóricas previstas para cada módulo de avaliação poderão dispensar de exame final através da realização de 2 testes (T1, T2) que decorrerão ao longo do semestre, no horário das aulas teóricas, desde que a média aritmética dos dois testes seja positiva. A realização destes testes é facultativa, porém, só os estudantes que tenham frequentado pelo menos 75% das aulas teóricas previstas para cada módulo de avaliação poderão dispensar de exame final. Os estudantes que tenham obtido frequência em anos anteriores poderão realizar os testes, não se aplicando a condição da frequência das aulas teóricas. O mesmo se aplica aos estudantes com estatuto especial.


  3. Exame final (EX)

    O exame final de época normal será constituído por dois módulos distintos correspondentes à matéria dos testes referidos no ponto 2. Os estudantes que tenham realizado os testes previstos no ponto 2 podem optar por repetir os módulos mais lhes convierem em exame final de época normal, com o objetivo de melhoria da nota final. Neste caso a nota final será obtida com a nota mais favorável. O exame final de época de recurso e de época especial englobará toda a matéria efetivamente lecionada. A classificação final será exclusivamente obtida a partir da nota do estudante nesse exame.

Provas e trabalhos especiais

Realização de dois testes ao longo do semestre nas aulas teóricas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação de conhecimentos para os alunos com estatuto especial será feita em exame final. Podem contudo optar por realizar os testes previstos no ponto 2. l e seguir o processo de avaliação aí descrito.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser conseguida através da realização de exame final com esse propósito.

Observações

Não há dispensa de frequência às aulas teórico-práticas.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 23:44:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias