Introdução aos Sistemas Inteligentes e Autónomos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A UC apresenta uma perspetiva global das técnicas associadas aos sistemas inteligentes e autónomos, explorando a modelação e simulação de sistemas complexos e o desenvolvimento de aplicações de agentes inteligentes e de Sistemas Multi-Agente (SMA) com capacidade de adaptação/aprendizagem. O objetivo principal é especificar e implementar sistemas inteligentes autónomos, complexos e adaptativos. No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Compreender conceitos básicos relacionados com sistemas inteligentes autónomos e ser capaz de modelar e projetar sistemas inteligentes e autónomos complexos.
2. Compreender e ser capaz de utilizar conceitos de sistemas inteligentes multiagente tais como a comunicação, interação, coordenação, negociação e cooperação.
3. Compreender e ser capaz de utilizar o conceito de aprendizagem por reforço, incluindo algoritmos atuais e mecanismos de aprendizagem por reforço profunda.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade para especificar e implementar sistemas inteligentes autónomos, complexos e adaptativos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de programação em Python / Java e Inteligência Artificial.
Programa
1. Sistemas Autónomos Inteligentes: Sistemas Inteligentes; Agentes; Arquiteturas para agentes.
2. Sistemas multi-agente. Simulação baseada em agentes. Teoria dos atos de discurso. Linguagens de comunicação para agentes. Plataformas de desenvolvimento.
3. Tomada de decisão multi-agente. Teoria de jogos. Teoria de escolha social. Mecanismos de interação: protocolos e leilões. Negociação.
4. Aprendizagem em sistemas autónomos. Aprendizagem por Reforço. Processos de decisão de Markov. Métodos model-based e model-free. Monte Carlo. Aprendizagem por diferença temporal: Q-learning, SARSA. Aproximação da função de valor. Métodos policy-gradient.
Bibliografia Obrigatória
Michael Wooldridge;
An introduction to multiagent systems. ISBN: 0-471-49691-X
Richard S. Sutton, Andrew G. Barto; Reinforcement learning: an introduction (2nd edition), The MIT Press, 2018. ISBN: 978-0-262-19398-6 (http://incompleteideas.net/book/the-book-2nd.html)
Bibliografia Complementar
Stuart Jonathan Russell;
Artificial intelligence. ISBN: 978-1-292-40113-3
Yoav Shoham, Kevin Leyton-Brown; Multiagent Systems – Algorithmic, Game-Theoretic, and Logical Foundations. ISBN: 978-0-521-89943-7 (http://www.masfoundations.org/)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição com interação nas aulas teóricas. Exploração de ferramentas e resolução de exercícios nas aulas teórico-práticas. Acompanhamento da realização dos trabalhos práticos. Aprendizagem prática orientada por projetos.
Software
SPADE
JADE
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
48,00 |
Trabalho laboratorial |
64,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: Um estudante inscrito obtém frequência se cumprir a assiduidade às aulas teórico-práticas e obtiver uma nota mínima de 7.5 valores (em 20), em cada trabalho prático.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota Final = 0.35*TP1+0.15*TP2+0.5*E
TP1: trabalho prático 1
TP2: trabalho prático 2
E: exame
A nota mínima no exame é de 7.5 valores (em 20).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes com dispensa de aulas práticas devem combinar com os docentes a forma de acompanhamento da realização dos trabalhos práticos.
A avaliação em época especial corresponde à realização de um trabalho prático e ao exame, valendo cada um 50% na nota final e mantendo-se as notas mínimas referidas na avaliação normal.
Melhoria de classificação
O exame é melhorável na época de recurso. A parte prática não é melhorável.