Tópicos de Matemática Elementar
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Introduzir os conceitos básicos de lógica matemática, de teoria elementar de conjuntos, de combinatória e de teoria elementar dos números que formam a base de muito do que é leccionado noutras disciplinas da licenciatura. Simultaneamente, familiarizar os estudantes com o raciocínio lógico-dedutivo da matemática e aprofundar os seus conhecimentos sobre os números, desde os inteiros aos complexos.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o estudante se familiarize com o raciocínio dedutivo e a linguagem simbólica matemática, que aprofunde os seus conhecimentos sobre alguns dos tópicos basilares da matemática, e que explore técnicas matemáticas básicas de demonstração.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Rudimentos de lógica e identificação do seu uso em demonstrações.
- Linguagem matemática e simbolismo matemático básico.
- Números naturais e indução matemática.
- Teoria elementar de conjuntos; relações binárias, relações de equivalência; noções básicas sobre funções.
- Noções de cardinalidade de conjuntos infinitos.
- Aritmética dos inteiros: divisibilidade; algoritmo da divisão e o algoritmo de Euclides; o teorema fundamental da Aritmética; congruência módulo um inteiro positivo; teorema de Fermat e teorema de Euler.
- Aritmética dos polinómios com coeficientes em Q, R ou C: divisibilidade; algoritmo da divisão; raízes de polinómios; raízes racionais de polinómios com coeficientes inteiros; critério de Eisenstein; referência ao Teorema Fundamental da Álgebra.
- Poderão ainda ser abordados outros tópicos, como por exemplo: representação de números em diferentes bases; dízimas finitas e infinitas, periódicas e não-periódicas; números reais algébricos e transcendentes; números complexos: génese histórica e interpretação geométrica.
Bibliografia Obrigatória
António Machiavelo; Apontamentos disponibilizados na página da UC
Bibliografia Complementar
Devlin Keith;
Sets, functions and logic. ISBN: 0-412-45970-1
Halmos Paul Richard;
Naive set theory. ISBN: 0-387-90092-6
Vinogradov I. M.;
Elements of number theory. ISBN: 0-486-60259-1
Hahn Liang-Shin;
Complex numbers and geometry. ISBN: 0-88385-510-0
Aigner Martin;
Proofs from the book. ISBN: 3-540-63698-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição da matéria nas aulas teóricas., apoiada nos apontamentos disponibilizados na página da UC no Sigarra. Resolução de exercícios nas aulas teórico-práticas, com apoio dos respectivos docentes.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Lógica matemática
Ciências Físicas > Matemática > Álgebra > Teoria de conjuntos
Ciências Físicas > Matemática > Teoria dos números
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
171,00 |
Frequência das aulas |
72,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Sem requisito.
Fórmula de cálculo da classificação final
Durante o semestre haverá dois testes, mas que serão distribuídos em mini-testes a realizar nas aulas teórico-práticas, correspondendo cada um a uma pergunta de um desses testes. Deste modo haverá uma pequena prova de duas em duas semanas, em média. Cada um desses dois testes tem um peso de 6 valores na nota final.
A aprovação à unidade curricular é obtida no exame final.
O exame final terá 3 partes, correspondendo duas delas aos dois testes. O estudante poderá optar por não resolver uma ou ambas dessas partes do exame, ficando atribuída a cada parte não resolvida a classificação obtida pelo estudante no teste correspondente.