Tecnologias Web
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fcup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web. Isto inclui aprender sobre os diferentes tipos de aplicações web, as diferentes tecnologias que podem ser usadas para construí-las e as melhores práticas para projetar e desenvolver aplicações web.
Resultados de aprendizagem e competências
Após este curso, os alunos serão capazes de projetar e implementar aplicações centradas na web que sejam escaláveis, seguras e amigáveis ao usuário. Eles poderão fazer isso entendendo os diferentes aspectos do desenvolvimento web, incluindo o back-end do servidor, o front-end do navegador, marcação, apresentação, interação e comunicação assíncrona.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Competências razoáveis de programação (pré-requisito)
Programa
* HTML, XHTML e CSS
* JavaScript e manipulação de objetos no browser usando o DOM
* Protocolo HTTP
* AJAX: comunicação assíncrona entre cliente e servidor
* Algumas APIs do HTML5
* Programação de servidores web com node.js
* Outros modelos para implementação de servidores web dinâmicos: CGI e alternativas
Bibliografia Obrigatória
Jeremy Keith; DOM Scripting: Web Design with JavaScript and the Document Object Model, friends of ED, 2005. ISBN: 978-1590595336
Brett McLaughlin; Head Rush Ajax, O'Reilly Media, 2006. ISBN: 978-0-596-10225-8
J.D. Gauchat; HTML5 for Masterminds, Mink Books, 2011. ISBN: 978-1-46360-405-9
Pedro Teixeira; Professional Node.js - Building JavaScript-Enabled Scalable Software, Wrox. ISBN: 978-1-118-18546-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas é usado o método expositivo, sendo apresentada uma visão organizada dos temas do programa, incluindo exemplos de aplicação das diferentes tecnologias. Nas aulas práticas são resolvidos exercícios e trabalhos práticos de consolidação dos conceitos expostos nas aulas teóricas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
48,00 |
Trabalho laboratorial |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Serão considerados como tendo frequentado a unidade curricular os estudantes que tenham participado em pelo menos 2 dos 3 testes teóricos previstos. O trabalho pratico é obrigatório, sendo necessária uma nota mínima de 25%, que pressupõe que o estudante adquiriu um mínimo de competências para que possa pôr em prática os conhecimentos adquiridos na cadeira.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da unidade curricular é distribuída, sem exame final, sendo composta por 3 testes teóricos, realizados ao longo do semestre, e 1 trabalho prático com entrega por etapas a realizar em grupos de até 3 alunos.
A classificação final consiste em 8 valores para trabalho prático e 12 valores para os testes (tendo os 3 testes peso idêntico). É necessário obter uma nota mínima de 25% tanto no trabalho como no conjunto dos testes.
Provas e trabalhos especiais
Os testes teóricos são de escolha múltipla, realizados em computador no horário das aulas práticas, de acordo com o calendário da unidade curricular. Cada um dos testes incide sobre a matéria das semanas anteriores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes em regime especial de avaliação, bem como alunos que justifiquem a sua ausência, podem realizar qualquer dos momentos de avaliação em data e hora a combinar com o docente.
Estudantes que em condições de terminar o curso na época especial realizarão um único exame teórico cobrindo toda a matéria, em moldes semelhantes aos dos testes parcelares.
Melhoria de classificação
Dado a avaliação ser distribuída e não ser realizado um exame final, não há lugar a exames de recurso ou de melhoria de nota.