Código: | Q2004 | Sigla: | Q2004 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 2 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
L:CC | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 1 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 1 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 55 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Alberta Paula Lobo Machado Gameiro dos Santos | Regente |
Eulália Fernanda Alves de Carvalho Pereira | Regente |
Teórica: | 1,71 |
Teorico-Prática: | 2,14 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,714 |
Eulália Fernanda Alves de Carvalho Pereira | 1,714 | ||
Teorico-Prática | Totais | 2 | 4,284 |
Alberta Paula Lobo Machado Gameiro dos Santos | 4,284 |
A unidade curricular "Química Inorgânica" tem como principal objetivo proporcionar uma sólida formação nos princípios básicos desta área, de modo que os estudantes possam aplicar estes conceitos a todas as outras áreas da Química, bem como em estudos mais avançados na área. Para tal, são explorados conceitos prévios em estrutura atómica e ligação química em áreas como química inorgânica de estado sólido, reatividade ácido-base e de oxidação-redução, química de complexos de transição e suas aplicações.
Após terminarem com sucesso esta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1) Prever o tipo de ligação, geometria e propriedades de compostos binários de elementos representativos.
2) Relacionar o tipo de estrutura cristalina com propriedades de metais e compostos iónicos.
3) Utilizar dados estruturais e termodinâmicos para explicar e prever a diferente reatividade de compostos simples.
4) Prever variações em propriedades ácido-base e de oxidação-redução de compostos relacionados.
5) Prever propriedades físicas e químicas de compostos de metais de transição.
Módulo 1. A Química Inorgânica e os elementos químicos
Módulo 2: Propriedades de sólidos
Módulo 3. Reações de ácido-base
Previsão de propriedades ácido-base por análise da estrutura molecular.
Reações de ácido-base de Lewis
Aplicações: solventes não aquosos; reações ácido-base heterogéneas
Módulo 6: Ligação química e propriedades de complexos de metais de transição
Módulo 7: Reações de complexos de metais de transição
Aula teóricas:
As aulas teóricas serão utilizadas para abordar e aplicar os conceitos fundamentais. Serão utilizados métodos de aprendizagem ativa, com recurso a ferramentas digitais.
Aulas teórico-práticas:
Resolução de problemas relativos a matéria leccionada nas aulas teóricas. Os estudantes formarão grupos de 3 e/ou 2 alunos. Os grupos terão de preparar a resolução de problemas em casa para serem apresentados durante as aulas TP.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Prova oral | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Condições para serem admitidos à avaliação final.
As aulas teóricas e teórico-práticas são obrigatórias.
O número máximo de faltas neste ano letivo é de 6 faltas às aulas teóricas e de 3 às aulas teórico-práticas. Os estudantes que não tenham compatibilidade de horário, poderão ter dispensa de aulas, desde que a incompatibilidade seja devidamente comprovada. Nesse caso, serão avaliados on-line, no dia das aulas teóricas e TP, através do Moodle. O número máximo de faltas é de 25% do número de aulas.
A nota da avaliação nas aulas TP deve ser superior a 9,5.
Os estudantes têm que cumprir o número mínimo de avaliações (18 nas aulas teóricas) e 7 nas aulas teórico-práticas).
A avaliação final tem cinco componentes, nomeadamente, a classificação obtida nas aulas teóricas (NT), a classificação obtida nas aulas teórico-práticas (NTP) e três testes escritos, T1, T2 e T3.
A classificação final será calculada pela fórmula:
Classificação final= 0,20 x (NT + NTP + T1 + T2 + T3)
em que a média de T1, T2 e T3 terá que ser ≥ 8,0.
As classificações NT e NTP são calculadas como a média das classificações obtidas nos exercícios propostos nas aulas, desconsiderando 25% das notas mais baixas. Na falta do estudante à aula, a nota é considerada igual a zero.
Os estudantes que excedam o número máximo de faltas à avaliação nas aulas T e/ou TP, mas cujas faltas forem justificadas, terão um exame oral complementar para o cálculo das componentes em falta em NT ou NTP.
A marcação da data dos testes poderá ser consultada no Moodle. Os testes T1 e T2 serão efetuados durante o semestre e o teste T3 será efetuado no dia marcado para o exame de época normal. Nesse dia, os estudantes que pretenderem poderão fazer melhoria da classificação de um dos testes T1 ou T2. Os estudantes que não obtiverem aprovação em época normal, poderão fazer melhoria da classificação de um ou dois dos testes T1, T2 e T3, no dia marcado para exame de época de recurso.