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Química Inorgânica

Código: Q2004     Sigla: Q2004     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 2 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 54 162
L:CC 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 54 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 54 162
3
L:G 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 54 162
3
L:M 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 54 162
3
L:Q 55 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alberta Paula Lobo Machado Gameiro dos Santos Regente
Eulália Fernanda Alves de Carvalho Pereira Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,71
Teorico-Prática: 2,14
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,714
Eulália Fernanda Alves de Carvalho Pereira 1,714
Teorico-Prática Totais 2 4,284
Alberta Paula Lobo Machado Gameiro dos Santos 4,284

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


A unidade curricular "Química Inorgânica" tem como principal objetivo proporcionar uma sólida formação nos princípios básicos desta área, de modo que os estudantes possam aplicar estes conceitos a todas as outras áreas da Química, bem como em estudos mais avançados na área. Para tal, são explorados conceitos prévios em estrutura atómica e ligação química em áreas como química inorgânica de estado sólido, reatividade ácido-base e de oxidação-redução, química de complexos de transição e suas aplicações.


Resultados de aprendizagem e competências

Após terminarem com sucesso esta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

1) Prever o tipo de ligação, geometria e propriedades de compostos binários de elementos representativos.

2) Relacionar o tipo de estrutura cristalina com propriedades de metais e compostos iónicos.

3) Utilizar dados estruturais e termodinâmicos para explicar e prever a diferente reatividade de compostos simples.

4) Prever variações em propriedades ácido-base e de oxidação-redução de compostos relacionados.

5) Prever propriedades físicas e químicas de compostos de metais de transição.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência e preferencialmente aprovação às UCs Química I e Química II.

Programa



Módulo 1. A Química Inorgânica e os elementos químicos


Constituição da tabela periódica

Abundância e distribuição dos elementos

Propriedades periódicas

Módulo 2: Propriedades de sólidos


Tipos de sólidos
Estruturas cúbicas de metais
Ligação metálica
Sólidos iónicos
Estrutura de sólidos iónicos
Ligação iónica
Energética da formação de sólidos iónicos
Aplicações: semicondutores.

Módulo 3. Reações de ácido-base

Previsão de propriedades ácido-base por análise da estrutura molecular.
Reações de ácido-base de Lewis
Aplicações: solventes não aquosos; reações ácido-base heterogéneas


Módulo 4: Reações de oxidação-redução


Estabilidade redox: dependência de pH e complexação

Diagramas de representação de estabilidade redox

Aplicações: especiação em águas naturais

Módulo 5. Estrutura e formação de complexos de metais de transição


Nomenclatura

Constituição e geometria

Isomeria

Aspetos termodinâmicos da formação de complexos

Aplicações: química bioinorgânica

Módulo 6: Ligação química e propriedades de complexos de metais de transição


Teoria de campo de cristal e teoria de campo de ligando

Teoria de orbitais moleculares aplicada a ligandos diatómicos

Teoria de orbitais moleculares aplicada a complexos de metais de transição

Espetros eletrónicos de complexos de metais de transição

Propriedades magnéticas de complexos de metais de transição

Aplicações: pigmentos inorgânicos

Módulo 7: Reações de complexos de metais de transição


Reações de substituição de ligandos

Reações de oxidação-redução

Reações fotoquímicas

Aplicações: Síntese de complexos de metais de transição

Bibliografia Obrigatória

Geoff Rayner-Canham;Tina Overton; Descriptive Inorganic Chemistry, W. H. FREEMAN AND COMPANY NEW YORK, 2010. ISBN: ISBN-13: 978-1-4292-2434-5 (5 edição)
Atkins Peter William 1940- 070; Shriver & Atkins inorganic chemistry. ISBN: 978-0-19-926463-6
Catherine E. Housecroft, Alan G. Sharpe;; Inorganic Chemistry, 4th edition, Pearson

Bibliografia Complementar

Weller,M., Rourke, J., Overton, T., Armstrong, F.; Inorganic Chemistry, 7th Edition, OUP

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aula teóricas:
As aulas teóricas serão utilizadas para abordar e aplicar os conceitos fundamentais. Serão utilizados métodos de aprendizagem ativa, com recurso a ferramentas digitais.

Aulas teórico-práticas:
Resolução de problemas relativos a matéria leccionada nas aulas teóricas. Os estudantes formarão grupos de 3 e/ou 2 alunos.  Os grupos terão de preparar a resolução de problemas em casa para serem apresentados durante as aulas TP. 

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Quimíca inorgânica
Ciências Físicas > Química > Química molecular
Ciências Físicas > Química > Catálise heterogénea
Ciências Físicas > Química > Química estrutural
Ciências Físicas > Química > Catálise homogénea
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Nanotecnologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Prova oral 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Condições para serem admitidos à avaliação final.

As aulas teóricas e teórico-práticas são obrigatórias.
O número máximo de faltas neste ano letivo é de 6 faltas às aulas teóricas e de 3 às aulas teórico-práticas. Os estudantes que não tenham compatibilidade de horário, poderão ter dispensa de aulas, desde que a incompatibilidade seja devidamente comprovada. Nesse caso, serão avaliados on-line, no dia das aulas teóricas e TP, através do Moodle. O número máximo de faltas é de 25% do número de aulas.

A nota da avaliação nas aulas TP deve ser superior a 9,5.

Os estudantes têm que cumprir o número mínimo de avaliações (18 nas aulas teóricas) e 7 nas aulas teórico-práticas).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final tem cinco componentes, nomeadamente, a classificação obtida nas aulas teóricas (NT), a classificação obtida nas aulas teórico-práticas (NTP) e três testes escritos, T1, T2 e T3.

A classificação final será calculada pela fórmula:


Classificação final= 0,20 x (NT + NTP + T1 + T2 + T3)


em que a média de T1T2 e T3 terá que ser ≥ 8,0.

As classificações NT e NTP são calculadas como a média das classificações obtidas nos exercícios propostos nas aulas, desconsiderando 25% das notas mais baixas. Na falta do estudante à aula, a nota é considerada igual a zero.

Os estudantes que excedam o número máximo de faltas à avaliação nas aulas T e/ou TP, mas cujas faltas forem justificadas, terão um exame oral complementar para o cálculo das componentes em falta em NT ou NTP.

A marcação da data dos testes poderá ser consultada no Moodle. Os testes T1 e T2 serão efetuados durante o semestre e o teste T3 será efetuado no dia marcado para o exame de época normal. Nesse dia, os estudantes que pretenderem poderão fazer melhoria da classificação de um dos testes T1 ou T2. Os estudantes que não obtiverem aprovação em época normal, poderão fazer melhoria da classificação de um ou dois dos testes T1, T2 e T3, no dia marcado para exame de época de recurso.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que não atingirem o mínimo de avaliações (75%) nas aulas T e/ou TP, mas cujas faltas forem justificadas, terão que fazer um exame oral, para completar esta avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os estudantes que, por terem um estatuto especial, não possam comparecer às aulas, serão avaliados on-line, no dia das aulas teóricas e TP, através do Moodle e terão que cumprir os requisitos explicitados anteriormente em "Obtenção de frequência" e "Provas e trabalhos especiais".

Melhoria de classificação

As componentes NT e NTP não podem ser melhoradas.

Os estudantes que obtiveram aprovação em 22/23 ou na época normal de 23/24, poderão fazer melhoria da nota final, através da realização de um exame global. Nesse caso, a classificação do exame, caso seja superior à classificação final previamente obtida, passará a ser a classificação final do estudante.

Observações

Em casos omissos ou em casos que levantem suspeita de fraude, o júri reserva-se o direito de fazer uma prova de avaliação oral, que susbtitua qualquer ou todas as componentes de avaliação.

O júri desta UC é composto por todos os docentes que lecionam a UC.
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