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Laboratório de Instrumentação em Física Médica

Código: F4007     Sigla: F4007     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Física Médica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:FM 3 Plano de estudos a partir do ano letivo 2023/2024. 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Alberto da Silva Jorge Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 1 3,00
Pedro Alberto da Silva Jorge 3,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Pode ser adaptada para Inglês em caso de alunos internacionais.

Objetivos

A frequência bem-sucedida desta UC deverá proporcionar ao estudante a capacidade de compreender o que é a instrumentação e o seu lugar no contexto da interacção do Homem com o meio que o rodeia, reconhecer a importância muito particular da instrumentação de base electrónica, compreender o princípio da perturbação mínima no processo de medição, entender a importância dos conceitos razão sinal/ruído, análise espectral, detecção síncrona e transmissão de sinais com ajuste de impedância de propagação, ser capaz de projectar blocos de amplificação com elevada rejeição de ruído e adequado compromisso ganho versus largura de banda, ter a sensibilidade de considerar instrumentação no domínio do tempo ou no domínio da frequência dependendo da situação em análise, em síntese, exibir conhecimentos e competências que, no mínimo, constituam um bom ponto de partida para abordar necessidades de instrumentação em Física Médica.

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de conhecimentos básicos ao nível da instrumentação médica:

- sensores / transdutores biomédicos
- Conceitos de razão/sinal ruido, análise no domínio das frequências, gama dinâmica, resolução, limite de deteção e reprodutibilidade.
- Métodos de aquisição e processamento de sinais biomédicos
- Métodos de filtragem e amplificação diferencial
- Métodos avançados de deteção de sinal (ex. amplificador Lock-in)

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Licenciatura com  afinidade

Conhecimentos básicos de electronica

Programa


O programa da disciplina está estruturado em blocos numa sequência projectada para, numa primeira fase, uniformizar conhecimentos de base, a que se seguirá a leccionação teórica e laboratorial de novos conteúdos nos domínios da Electrónica e da Instrumentação no contexto de sensores biomédicos.

A parte laboratorial estará em vários casos associada à realização de experiências projectadas para evidenciar fenómenos físicos, mas que evidenciam aspectos importantes da área da instrumentação eléctrica/electrónica. Os blocos que se consideram são:

Sensores/transdutores
Geração e aquisição de sinais
Análise de sinais
Circuitos para deteção, amplificação e filtragem de sinais
Incorporação dos conceitos apreendidos num projecto experimental


Após a exploração e consolidação de conceitos fundamentais e de técnicas de instrumentação, será realizado um projeto experimental de grupo envolvendo a aplicação criativa dos conceitos aprendidos, num desafio prático de aquisição de sinais. (eg: Implementação de um oximetro ótico; implementação de um estetoscopio digital; Simulação e aquisição de sinais ECG, etc)


Bibliografia Obrigatória

Horowitz Paul; The art of electronics. ISBN: 0-521-23151-5 (hardcover)

Bibliografia Complementar

José Higino Correia; Introdução à instrumentação médica. ISBN: 9789727579587
O.Dell T. H.; Circuits for electronic instrumentation. ISBN: 0-521-40428-2
Webster John G. 340; Medical instrumentation. ISBN: 0-395-25411-6

Observações Bibliográficas

Serão proporcionados elementos para consulta bibliográfica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino deste curso desenvolve-se em torno de trabalho experimental, numa primeira fase, associado a experiências que se distribuem pelos blocos acima indicados. Previamente são definidos os objetivos experimentais, complementados por exposição na aula dos fundamentos teóricos que suportam esses trabalhos e as suas implicações práticas.

Durante a execução dos trabalhos, em grupos de 2, máx. 3 alunos, o docente proporciona um acompanhamento na bancada laboratorial, não só para procurar resolver situações de dificuldade, mas também para comentar resultados obtidos procurando generalizar para outros domínios da Ciência.

Numa segunda fase, cada grupo desenvolve um projeto experimental, aplicando os conhecimentos adquiridos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 30,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 9,00
Trabalho escrito 24,00
Trabalho laboratorial 40,00
Elaboração de projeto 41,00
Estudo autónomo 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Numero de faltas inferior a 1/4 do nº total de aulas

Nota igual ou superior a 7 em todas as componentes de avaliação com peso igual ou superior a 30%

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação de relatório Individual/Ensaio:          30%

Classificação de relatório e apresentação de trabalho de grupo: 50%

Caderno de Registo Laboratorial:       10%

Avaliação Contínua:                         10%

Provas e trabalhos especiais

Realizadas se necessário

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A considerar se necessário

Melhoria de classificação

Aplicação do regulamento

Observações

Juri: Pedro Alberto da Silva Jorge
       Manuel Joaquim B. Marques
      Carla Rosa
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