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Astrobiologia

Código: AST/BIOL4000     Sigla: AST/BIOL4000     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Astronomia
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Astronomia e Astrofísica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:A_ASTR 10 Plano de estudos a partir do ano letivo 2023/2024 1 - 6 42 162
2
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-11-28.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Inglês
Obs.: As aulas serão dadas em Português se todos os alunos compreenderem.

Objetivos

Ao longo das últimas décadas a procura de formas de vida fora da Terra tem passado de uma mera conjetura para um objetivo científico palpável. A resposta às questões levantadas exige uma abordagem multidisciplinar, juntando astrofísica, biologia, bioquímica, entre outras áreas. Como um todo, este tipo de problemas está a dar origem a uma nova área do conhecimento, denominada de Astrobiologia.

Neste contexto, o objetivo principal deste curso é dar aos estudantes formação básica sobre astrobiologia, permitindo estabelecer ligações entre as várias áreas envolvidas (nomeadamente Astrofísica e Biologia).

Em particular:

- Introduzir os conceitos mais relevantes da área, com foco particular nos que se relacionam com as áreas da astrofísica e biologia;

- Permitir aos alunos entender a linguagem usada neste tema multidisciplinar e nas várias áreas que o compõem;

- Familiarizar os estudantes com os métodos e técnicas utilizados;

- Abrir novas perspetivas para que os estudantes possam prosseguir formação mais avançada nesta área.

Resultados de aprendizagem e competências

- Compreensão de conceitos básicos em Astrobiologia e da linguagem utilizada;

- Ter uma visão geral sobre a interdisciplinaridade da Astrobiologia e das ligações entre as várias áreas que a compõem;

- Conhecer os principais resultados científicos e o estado da arte, bem como as perspetivas de desenvolvimento futuro.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Dado o caráter introdutório do curso, os únicos requisitos são uma formação básica em Física e Matemática (transversal a todos os cursos da FCUP).

Programa

1)    As características da vida
a.    Os elementos básicos da vida
b.    Matéria orgânica no Universo
c.    Origem da matéria orgânica na Terra
d.    Abiogénese: da química aos sistemas biológicos
e.    O que é a vida?

2)    Vida nos extremos
a.    Extremófilos: diversidade e árvore da vida
b.    Da Terra ao Espaço: ambientes análogos
c.    Estratégias de sobrevivência e adaptação a extremos
d.    (Micro)biologia do Espaço: gravidade e radiação como factores críticos
e.    Estação Espacial Internacional como laboratório de Astrobiologia

3)    Mundos habitáveis
a.    Definição
b.    Zonas habitáveis em torno duma estrela
c.    Fatores e condições de habitabilidade noutros planetas
d.    A Terra como planeta habitável

4)    Vida noutros corpos do Sistema Solar
a.    Marte
b.    Satélites de Júpiter: Europa e os outros satélites galileanos
c.    Satélites de Saturno: Encélado e Titã

5)    Exoplanetas
a.    Deteção e caracterização de atmosferas
b.    Bioindicadores
c.    O Sistema Solar no contexto da Galáxia
d.    Como procurar vida noutros sistemas planetários

6)    Passado e Futuro da Astrobiologia

Bibliografia Obrigatória

David Rothery, Ian Gilmour, Mark Septhon; An Introduction of Astrobiology, Cambridge University Press, 2018. ISBN: 9781108430838

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos expositivos, resolução de exercícios, e aulas de laboratório.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência nas aulas não é obrigatória mas é considerada de grande importância (parte da avaliação é realizade nas aulas).

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota será a média de 3 componentes:
Relatório de trabalho de laboratório: 50%
Relatório de trabalho: 25%
Apresentação de artigos científicos/capítulos: 25%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Trabalhadores estudantes devem atempadamente contactar os docentes da UC para coordenar a melhor forma de proceder à avaliação das componentes a realizar durante o semestre.

Melhoria de classificação

Nenhuma componente é passível de melhoria.
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