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Sistemas Planetários

Código: AST4007     Sigla: AST4007

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Astronomia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Astronomia e Astrofísica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:A_ASTR 16 Plano de estudos a partir do ano letivo 2023/2024 1 - 6 42 162
2

Língua de trabalho

Inglês
Obs.: As aulas serão em português caso todos dominem esta língua.

Objetivos




  • Introduzir a área da ciência dos sistemas 
    planetários, dando todas as ferramentas para que
    os alunos possam compreender os conceitos e terminologia
    utilizada;



  • Introduzir os processos básicos de formação de planetas 
    como resultado do processo de formação estelar;



  • Familiarizar os alunos com as ferramentas teóricas e 
    observacionais básicas utilizadas neste domínio;



  • Apresentar pesquisas e resultados de última geração;



  • Usar a área de ciências planetárias para aplicar 
    conceitos de física e astrofísica que foram aprendidos
    anteriormente.



Resultados de aprendizagem e competências


No final do curso, os alunos devem:



  • Ter uma perspectiva histórica sobre a descoberta do nosso Sistema Solar e de outros sistemas planetários;

  • Saber descrever as características dos corpos do Sistema Solar, bem como sua composição e estrutura;

  • Ter conhecimentos básicos sobre a dinâmica das órbitas planetárias; 

  • Reconhecer as etapas básicas da formação de uma estrela do tipo solar e como essas etapas conduzem às condições necessárias para a formação do planeta;

  • Ter uma visão geral sobre o processo de formação e evolução do sistema planetário, incluindo alguns detalhes sobre a formação do nosso próprio Sistema Solar;

  • Descrever as características dos sistemas planetários extra-solares;

  • Listar e descrever as técnicas utilizadas neste campo de pesquisa, bem como as informações astrofísicas e físicas que fornecem;

  • Reconhecer as limitações e dificuldades das diferentes técnicas;

  • Descrever as dificuldades e questões em aberto neste campo de pesquisa;

  • Descrever o conhecimento atual do estado da arte sobre a pesquisa em ciências de sistemas planetários;

  • Ter uma visão geral sobre os desafios para os próximos anos nesta área, bem como sobre os grandes projetos que permitirão dar os próximos grandes passos;

  • Discutir de forma crítica os resultados da área;

  • Ler e apresentar um artigo científico sobre pesquisa de sistemas planetários, e motivar um projeto observacional no campo;

  • Analisar de forma qualitativa e quantitativa conjuntos de dados provenientes de programas de busca de planetas e determinar a partir deles os parâmetros físicos de planetas extra-solares.



 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de física e matemática.

Programa


Componente teórica:


1. O Sistema Solar: uma Perspectiva Histórica

2. Dinâmica básica

3. Uma introdução ao Sistema Solar: propriedades gerais e conceitos básicos

4. Formação de estrelas: uma breve visão geral

5. Discos como estágios de formação de planetas

6. Formação do planeta: da evidência observacional à modelagem básica

7. Em busca de exoplanetas: métodos de detecção

8. Astrofísica estelar e exoplanetas

9. As propriedades dos sistemas planetários


Componentes práticas:

a. Exercícios de aula

b. Detectando um exoplaneta com dados de RV e trânsito

d. Apresentação de 1 artigo científico


 

Bibliografia Obrigatória

De Pater Imke; Planetary sciences. ISBN: 9780521853712

Bibliografia Complementar

S. Seager; Exoplanets, University of Arizona Press, 2011
R.W. Hilditch; An introduction to close binary systems, Cambridge University Press, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas.
Componente prática inclui apresentação de artigos nas aulas, resolução de exercícios e um trabalho computacional (com respetivo relatório).

Software

latex
http://www.astro.up.pt/resources/soap-t

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência nas aulas não é obrigatória mas é considerada de grande importância, pelo que conta para a avaliação final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média pesada das 3 componentes:
- Exame escrito (50%) - mínimo 7 (em 20) valores
- Exercícios sobre a matéria feitos nas aulas  (5%)
- Relatório de trabalho prático e apresentação de artigo científico (45%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Trabalhadores estudantes devem contactar os docentes da UC para coordenar a melhor forma de proceder à avaliação das componentes a realizar durante o semestre.

Melhoria de classificação

Apenas o exame poderá ser alvo de melhoria. As classificações dos trabalhos e da componente de exercícios não pode ser melhorada.

Observações

Juri: Nuno Santos, Pedro Viana
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