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Gestão e Visualização de Informação

Código: CC3045     Sigla: CC3045     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:IACD 2 Plano Oficial a partir do ano letivo 2021/22 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português e inglês
Obs.: Obs.: All course material will be given in English

Objetivos

Esta UC apresenta os conceitos de Gestão e Visualização de Dados com foco especial em Data Science e Visual Analytics. A área abrange um domínio multidisciplinar que combina visualização de dados com a aprendizagem automática no sentido de auxiliar a compreensão e divulgação de dados.
Os estudantes são expostos ao design de representações visuais que suportam tarefas que, por sua vez, permitem fazer a transição entre dados em bruto para insights/inspiração e formulação de novas hipóteses.

Os tópicos incluem conceitos básicos de visualização de informações; análise visual temporal de eventos; análise de conjuntos de dados espaciais e temporais; análise visual de social media; e a análise visual de coleções de texto e multimédia.

Os objetivos do curso são: que os estudantes percebam como realizar visualização de dados de forma efetiva e eficiente; criem protótipos de aplicações para a análise visual usando bibliotecas existentes, acoplando métodos de aprendizagem automática e de visualização. Os estudantes ganharão ainda competências na análise de dados por meio de tarefas de visualização em diferentes domínios de aplicação.

Em particular:


  • Criar gráficos adequados ao tipo de contexto e ao problema a explorar

  • Criar e aperfeiçoar gráficos, usando as ferramentas R e Python

  • Integrar gráficos desenvolvidos em R/Python em ambientes interativos

  • Desenhar e desenvolver dashboards de acesso a Big Data para manipulação interativa de múltiplos gráficos

  • Ser capaz de desenhar o armazenamento de dados em estruturas relacionais e não-relacionais.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Compreender e saber aplicar os principais conceitos envolvidos na criação de um gráfico em R (principalmente) e Python usando as suas mais recentes bibliotecas

  • Explicar os métodos padrão de aprendizagem automática e mineração de dados e suas particularidades para fins de visualização

  • Explicar os métodos de visualização e análise visual e as diferenças entre eles

  • Descrever os limites dos métodos de aprendizagem automática e de mineração de dados para resolver problemas de análise de dados e quando os métodos de visualização são possíveis soluções

  • Crie estratégias elegantes e simples para resolver problemas de análise de dados, integrando a visualização aos métodos de aprendizagem automática e mineração de dados e justificar as escolhas

  • Realizar tarefas de análise de dados em grandes conjuntos de dados para descobrir visualmente padrões de dados e formular hipóteses.

  • Perceber que SGBD escolher em função dos dados

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Experiência de uma linguagem de programação, idealmente R ou Python.

Programa


  • Representação e transformação de dados

  • Visão geral da visualização de dados

  • Análise visual: motivação, modelos, desafios e raciocínio analítico

  • Elementos fundamentais na visualização gráfica de dados

  • Tipos de gráficos, adequação ao problema e integridade gráfica

  • Criação de gráficos para dados univariados e multivariados

  • Gráficos condicionais, temporais e com valores multi-agregados

  • Mineração visual de dados: redução de dimensionalidade para visualização e visualização de resultados de cluster

  • Análise visual para coleções de texto e multimédia

  • Análise visual para conjuntos de dados espaciais e temporais

  • Painéis para manipulação interativa de visualizações gráficas simultâneas

  • Confrontação entre armazenamento relacional e não-relacional

Bibliografia Obrigatória

M. O. Ward, G. Grinstein, D. Keim; Interactive Data Visualization: Foundations, Techniques, and Applications (Livro principal)
Hadley Wickham; ggplot2: Elegant Graphics for Data Analysis (Livro principal)

Bibliografia Complementar

William Cleveland; The Elements of Graphing Data. ISBN: 0963488414 (Perspetiva histórica)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas será usado o método expositivo, sendo apresentada uma visão organizada dos temas do programa, bem como exemplos práticos de aplicação dos mesmos.

Haverá acompanhamento da execução dos trabalhos práticos e criação de milestones de execução.

Análise individual, e a nível de turma, de artigos e textos científicos da área. Apresentação e discussão dos trabalhos em turma.

Cada aula prática será divida num resumo teórico, discussão, e parte prática para aplicação dos conhecimentos em casos reais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Exame 30,00
Teste 10,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Elaboração de projeto 10,00
Estudo autónomo 47,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Execução de todos os componentes de avaliação.


  • Mini-teste (MT)

  • Relatório sobre armazenamento de dados (DS)

  • Desenvolvimento de projeto (DP)

  • Apresentação final (AF)

  • exame final (EF)



Exame final com nota igual ou superior a 40% da sua cotação.
Nota final igual ou superior a 9.5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota = 0,1*MT + 0,1*DS + 0,4*TDP + 0,1*AP + 0,3*EF
 

Trabalho de estágio/projeto

O projeto do curso é a oportunidade do estudante desenvolver competências e fortalecer conhecimentos em Visualização de Dados. O projeto do curso foi criado para permitir que os estudantes possam experimentar todas as etapas do desenvolvimento, desde a criação de uma nova Ideia para uma visualização de dados numa aplicação de análise visual, até à sua implementação, teste e demonstração. Para uma melhor gestão do tempo e trabalho, o projeto é dividido em diferentes deliverables: proposta, implementação e demonstração do projeto.

Melhoria de classificação

Somente na componente exame final (EF), em época de recurso.

Observações

Júri: Profs. Álvaro Figueira e Rita Ribeiro
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