Código: | BIOL2012 | Sigla: | BIOL2012 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 172 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
Aquisição de conhecimentos sobre:
Além dos conhecimentos e competência já referidos no campos dos objetivos:
Os alunos irão adquirir as seguintes competências:
Refletir de forma crítica sobre a bibliografia disponibilizada, sobretudo no que refere aos casos de estudo em ecologia.
Recolher, analisar e discutir dados ecológicos, tendo por base os conhecimentos adquiridos;
Utilizar equipamento de laboratório e de campo, de forma correta e com responsabilidade;
Sugerir desenhos experimentais para diferentes situações problema.
Conhecimentos básicos de biologia, ecologia e fisiologia.
Familiarização com software Excel
PROGRAMA TEÓRICO
1ª Parte - Introdução à Ecologia
- A Ecologia no âmbito das ciências biológicas e dos grandes desafios societais
2ª Parte - Princípios e conceitos fundamentais em Ecologia
- Factores ecológicos abióticos
- Interações bióticas
- Ecologia das Populações, Comunidades e Ecossistemas
- Fluxos de energia, produtividade e ciclos biogeoquímicos
3ª Parte - Diversidade e alterações dos ecossistemas
- Ecologia do solo
- Ecologia e diversidade dos ecossistemas terrestres
- Ecologia e diversidade dos ecossistemas de água doce
- Ecologia e diversidade dos ecossistemasmarinhos
- Biodiversidade e alterações climáticas
- Biodiversidade e invasões biológicas
4ª Parte - Ecologia e sociedade
- Biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas e dos seus serviços
- Gestão e conservação dos recursos biológicos
PROGRAMA PRÁTICO
As aulas práticas têm o objetivo de familiarizar os estudantes com:
1) Métodos de amostragem em ecologia: vantagens e desvantagens dos métodos no que refere à sua representatividade e seletividade
2) Métodos de determinação da densidade populacional: densidade relativa e absoluta; captura, marcação, recaptura; captura por unidade de esforço.
3) Desenhos de amostragem e sua definição em termos espaciais e temporais em função dos objetivos de estudo;
4) Caracterização de matrizes ambientais (solos, água) em termos de parâmetros físico-químicos gerais;
5) Métodos de ecologia funcional – princípio dos métodos e sua concretização.
6) Desenhos experimentais para avaliação da influência de factores bióticos e abióticos no crescimento das plantas.
Aulas teóricas expositivas, usando apresentação dos conteúdos em powerpoint e vídeo.
Aulas práticas laboratoriais e de campo onde os estudantes têm a possibilidade de conduzir desenhos experimentais, em que vão aplicar as metodologias apreendidas e recolher dados para validação de hipóteses.
Aulas de análise de dados.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 85,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 114,00 |
Frequência das aulas | 24,00 |
Trabalho laboratorial | 24,00 |
Total: | 162,00 |
Para obtenção de frequência os estudantes terão que:
1) Ter participado em 75% das aulas práticas;
CF=(exame*0,85) + (trabalho laboratorial)*0,15
No exame o peso de cada componente será:
Componente teórica: 12 valores.
Componente teórico-prática: 5 valores (inclui introduções teóricas dadas nas aulas práticas e calculos e discussão de resultados dos trabalhos efetuados nestas aulas)
A componente prática é avaliada pelo trabalho de grupo e vale até 3 valores . A nota do trabalho laboratorial é reservada até ao final do ano letivo seguinte, àquele em que foi realizado e avaliado.
Repetição do exame