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Sociologia e Ética da Informática

Código: DPI4001     Sigla: DPI4001     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:CC 14 PE a partir do ano letivo de 2014 2 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A informática desempenha hoje um papel fundamental na sociedade,  sendo por isso importante perceber e refletir as questões sociais  e éticas que a sua utilização suscita.

São objetivos do curso:

  • fomentar a reflexão crítica sobre as questões sociais e éticas levantadas pela utilização de computadores e da Internet;
  • alertar para códigos de conduta, normas sobre privacidade de informação, e legislação pertinente com impacto na atividade profissional futura;
  • contribuir para melhorar as capacidades de comunicação oral e escrita.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso os estudantes devem saber:

1. avaliar as consequências intencionais ou não da introdução das TIC na sociedade e organizações;
2. identificar legislação e normas pertinentes relacionadas com direitos de autor, propriedade intelectual e privacidade de informação;
3. criar um código de conduta ético pessoal como parte da sua identidade pessoal.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Código de conduta ética da ACM.
  2. Licenças de software, propriedade intelectual, patentes;
  3. Legislação sobre informática e proteção de dados pessoais;
  4. Segurança e privacidade;
  5. Crime informático;
  6. Avaliação e controlo de riscos de utilização de software;
  7. Impacto da informática na sociedade;

  Componente prática: preparação e apresentação de um relatório sobre um tema emergente relacionado com o impacto das tecnologias da informação.

Bibliografia Obrigatória

n.a.; Vários (Artigos disponibilizados na página da cadeira.)
Sara Baase; A Gift of Fire, Pearson, 4th edition, 2012. ISBN: 978-0-13-249267-6
Michael Kearns, Aaron Roth ; The Ethical Algorithm: The Science of Socially Aware Algorithm Design, Oxford University Press, 2020. ISBN: ISBN-13: 978-0190948207

Bibliografia Complementar

Edited by M. David Ermann and Michele S. Shauf; Computers, Ethics, and Society, Oxford University Press, 2002. ISBN: 9780195143027
Joseph Migga Kizza; Ethical and social issues in the information age. ISBN: 0-387-95421-X

Observações Bibliográficas

Será fornecida nas aulas e na página da disciplina uma lista de artigos a estudar.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão essencialmente expositivas, destinadas a fomentar o debate crítico entre os estudantes nos temas do programa. Serão envolvidos um conjunto de palestrantes convidados especialistas nesses temas de modo a poder-se trazer uma vivência externa útil para o debate. Algumas das aulas são reservadas para os estudantes apresentarem os temas que estudaram e sobre o qual terão de apresentar um relatório de síntese. Procurar-se-á fomentar o debate crítico dos temas e suas implicações. Após cada aula, os estudantes responderão a um breve inquérito.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Frequência das aulas 50,00
Estudo autónomo 62,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença nas aulas (conforme o regulamento da Universidade do Porto); elaboração e apresentação de trabalhos sobre os temas propostos; participação nos debates.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação obtida no relatório e apresentação: 80%
Participação nas aulas e discussões: 20%

As melhorias de classificação são efetuadas com a entrega de um relatório sobre um tema diferente do tema que levou à aprovação. Sendo que a classificação final é igual à classificação do relatório.

As avaliações especiais são efetuadas com a entrega de um relatório, sendo que a classificação final é igual à classificação do relatório.

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