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Análise e Interpretação da Paisagem 

Código: AP1004     Sigla: AP1004     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura Paisagista

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 36 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-03-03.

Campos alterados: Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver o conhecimento sobre conceitos fundamentais de paisagem e dinâmicas associadas bem como a capacidade de descrever e avaliar os seus elementos constituintes (unidades e componentes) em face de uma transformação (evolução/mudança).

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade em produzir representações analíticas e sintéticas de paisagem sob a forma de: mapas temáticos, maquetas, fotografias, simulações e outros elementos multimédia.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

-

Programa


  1. Paisagem: conceito abrangente, restrito, científico e profissional.

  2. Principais tipos de paisagens: naturais, humanizadas, histórico-culturais, de produção, de conservação, de recreio/turismo, agro-silvo-pastoris, urbanas, peri-urbanas e industriais.

  3. Unidades e componentes principais da paisagem: bacias hidrográficas e visuais, relevo/fisiografia, geologia, revestimento e usos do solo (vegetação, estruturas construídas, elementos de água e organização espacial).

  4. O valor da paisagem: ecológico, económico, social, estético e patrimonial.

  5. O interesse público e o estatuto da paisagem: Convenção Europeia da Paisagem, reservas e áreas protegidas.

  6. Métodos de caraterização e avaliação da paisagem. A paisagem como indicador e evidência do metabolismo dos sistemas. Transformação e impacte na paisagem.

  7. Exercício de análise e síntese paisagística focado numa unidade territorial natural ou administrativa. Cenários possíveis de evolução e propostas de intervenção na paisagem.

Bibliografia Obrigatória

Ilídio Alves de Araújo ; Arquitectura Paisagista ou a Organização do Espaço nas Paisagens - Volume I Problemas de economia, arquitetura e gestão das paisagens humanizadas, Edições Afrontamento, 2022
Brown, R. ; Landscape Assessment for Planning and Design: Seeing the Landscape Again for the First Time, Saarbrücken: Vdm Verlag , 2008
Bell, S.; Landscape: Pattern, Perception and Process, Routlege, 2012
Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico ; Ribeiro, O. , Lisboa: Sá da Costa, 1986
Geografia de Portugal. O Ritmo Climático e a Paisagem, Vol. II. ; Ribeiro, O. , Lisboa: Sá da Costa., 1988

Bibliografia Complementar

Landscape Institute; Landscape and Visual Impact Assessment (LVIA), Routledge, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  1. Sessões teóricas: apresentação oral dos conteúdos sistematizados acompanhada de imagens de paisagem; reflexão crítica e debate.

  2. Sessões de exterior: visitas de estudo para análise e interpretação da paisagem in situ;

  3. Sessões práticas: realização de exercícios de registo e representação de paisagem em peças desenhadas e multimédia.

Software

Adobe Photoshop

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 91,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença nas componentes de avaliação e visitas de estudo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = trabalho prático (70%) + teste (30%)

Provas e trabalhos especiais

-

Trabalho de estágio/projeto

-

Avaliação especial (TE, DA, ...)

-

Melhoria de classificação

-

Observações

Juri da UC
Cláudia Oliveira Fernandes
Catarina Patoilo Teixeira
Nuno Costa
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