Património Vitivinícola Português e Turismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Turismo |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fcup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Sendo importante para a formação dos discentes a existência de conhecimentos múltiplos, numa perspetiva multidisciplinar no âmbito dos espaços vitivinícolas em Portugal, é objetivo desta UC:
-pesquisar e interpretar diversas fontes de informação setoriais, no sentido de estudar os principais indicadores dos espaços vitivinícolas atuais, com particular destaque para vertente turística, suas condicionantes, estratégias e impactes
-apreender o caráter dinâmico destes espaços, sem ignorar a diversidade de componentes como património arquitetónico e cultural, fulcrais para o seu desenvolvimento turís
-refletir sobre a diversidade de agentes interventores no desenvolvimento turístico
-refletir sobre a importância das rotas vitícolas, gastronomia, artesanato e outras componentes potencializadoras do turismo
-análise crítica, em equipa, de exemplos de enoturismo, perspetivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção turística sustentáveis e inovadoras.
Resultados de aprendizagem e competências
Pesquisar e interpretar as diversas fontes de informação setoriais, no sentido de estudar os principais indicadores dos espaços vitivinícolas na atualidade, com particular destaque para a vertente turística, suas estratégias e impactes
- Apreender o caráter dinâmico destes espaços, sem ignorar a diversidade de componentes como o património arquitetónico e cultural, fulcrais para o seu desenvolvimento.
- Refletir sobre a diversidade de agentes interventores no desenvolvimento turístico
-Refletir sobre a importância da gastronomia, artesanato e outras componentes potencializadoras do turismo
-Análise crítica de exemplos de enoturismo, perspetivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção turística sustentáveis e inovadoras.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- Breve introdução às regiões vitivinícolas em Portugal
1.1- A história da vinha e do vinho
1.2- A importância do enquadramento físico na diversidade paisagística e nas especificidades das produções vitivinícolas
1.3- Algumas notas de enquadramento social, económico e cultural
1.4- Vinho e gastronomia
1.5- Vinho e inovação
1.6- As estruturas oficiais de coordenação local/regional e o enoturismo
1.7- Estratégias de desenvolvimento regional: a importância do turismo
2- Regiões Vinícolas Portuguesas e Turismo: alguns exemplos
2.1- A Região dos Vinhos Verdes: a existência de um excecional património arquitetónico e cultural
2.2- A Região Demarcada do Douro: a existência de um património vasto, distintivo e diversificado
2.3- A Região do Dão/Lafões (DOC): a sua viticultura e a importância de seu património (material e imaterial)
2.4- Regiões da Bairrada e da Beira Interior: seus vinhos e património
2.5- As Regiões vitivinícolas do Alentejo, Algarve, Açores e Madeira: a importância do turismo no seu desenvolvimento e revitalização
3- A diversidade de explorações vitícolas e o enoturismo: um eixo estruturante para o desenvolvimento regional e nacional
Bibliografia Obrigatória
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Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino selecionadas são diversificadas, adaptadas ao tema e às necessidades formativas dos estudantes. Predomina a componente teórico-prática a que se adiciona o apoio tutorial e o trabalho de campo.
Na componente teórica serão lecionados os conteúdos programáticos, predominando a componente expositiva, com intervenção de responsáveis de instituições do setor turístico, mas num quadro onde a participação/responsabilização dos discentes através de reflexões sobre os conteúdos teóricos, é fulcral. Nas aulas de cariz mais prático dominam metodologias participativas com recurso à discussão e reflexão orientada e aos sistemas de informação de base tecnológica.
Os estudantes elaboram um trabalho, explorando a vinha,o vinho e o turismo nos espaços vitivinícolas, apoiando-se em trabalho empírico/pesquisas sob orientação tutorial e trabalho de campo.
A avaliação é distribuída com exame final:
-exame final teórico - 50%
- trabalho escrito (30%)
- apresentação oral e debate do trabalho (10%);
- trabalho de campo (10%);
Software
Microsoft office Power Point
Microsoft office Excel
Microsoft office Word
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho escrito |
65,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
4,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
25,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Trabalho de campo |
15,00 |
Trabalho escrito |
13,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é distribuída com exame final:
-exame final teórico - 50%
- trabalho escrito (30%)
- apresentação oral e debate do trabalho (10%);
- trabalho de campo (10%);
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuída com exame final:
-exame final teórico - 50%
- trabalho escrito (30%)
- apresentação oral e debate do trabalho (10%);
- trabalho de campo (10%);
Provas e trabalhos especiais
Não previsto.
Trabalho de estágio/projeto
Os estudantes elaboram um trabalho, explorando o turismo nos espaços vitivinícolas, apoiando-se em trabalho empírico/pesquisas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com a legislação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com a legislação em vigor.