Código: | M2015 | Sigla: | M2015 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:CC | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 45 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 |
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
1. Ser capaz de identificar as técnicas de Estatística Descritiva adequadas para organizar e sumariar um conjunto de dados, e ser capaz de efetuar uma análise de dados básica com recurso ao software R.
2. Dominar os conceitos fundamentais da teoria das probabilidades e saber calcular probabilidades associadas aos fenómenos em estudo.
3. Ser capaz de caracterizar variáveis aleatórias e as distribuições de probabilidade correspondentes. Compreender as características e saber aplicar as distribuições binomial e normal na modelação de diversos processos.
4. Saber inferir sobre as características de uma população com base numa amostra, aplicando técnicas de estimação pontual e intervalar.
5. Compreender os procedimentos gerais e saber selecionar, aplicar e interpretar testes de hipóteses.
1. Breve introdução aos objetivos e metodologia da Estatística.
2. Estatística Descritiva e análise exploratória dos dados: sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão) com recurso ao R.
3. Probabilidade: conceitos e propriedades elementares, probabilidade condicional e independência.
4. Variáveis aleatórias: os casos discreto e contínuo, distribuição, média e variância, distribuições binomial e normal e avaliação da normalidade.
5. Distribuições por amostragem e teorema do limite central.
6. Inferência estatística: intervalos de confiança (média, proporção, diferença de médias, diferença de proporções), testes de hipóteses: t, qui-quadrado, ANOVA a 1 fator.
Os conteúdos do programa são apresentados, em geral, nas aulas teóricas e, alguns tópicos específicos, nas aulas teórico-práticas, recorrendo-se frequentemente a exemplos para ilustrar e motivar os conceitos e métodos abordados. São resolvidos e discutidos exercícios nas aulas teórico-práticas
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
1. Na época normal a classificação será a soma das classificações obtidas em 2 testes:
Teste 1: terá a cotação de 8 valores e terá lugar durante o período de aulas, em data a combinar com os estudantes.
Teste 2: terá a cotação de 12 valores e terá lugar num dos dias previstos para finalização da avaliação distribuída.
2. Na época de recurso a classificação será a obtida num exame com a cotação de 20 valores.
O exame será dividido em duas partes, permitindo aos estudantes que ainda não tenham obtido aprovação à UC (e apenas a estes) substituir qualquer uma das duas partes pela cotação eventualmente obtida no teste correspondente.