Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > BIOL1001
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Biologia Celular e Molecular

Código: BIOL1001     Sigla: BIOL1001     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CC 3 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
L:G 10 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
3
L:M 4 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 4 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Isabel de Pinho Pessoa de Amorim Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,71
Práticas Laboratoriais: 1,72
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,71
Maria Isabel de Pinho Pessoa de Amorim 1,71
Práticas Laboratoriais Totais 2 3,44
Maria Isabel de Pinho Pessoa de Amorim 1,72
José Fernando Melo Ferreira 1,72

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

  A Célula é a unidade fundamental da vida, e o conhecimento da sua estrutura e fisiologia constitui a base onde se apoia toda a Biologia e as suas aplicações nos diferentes campos do saber científico. O objetivo desta UC é dar a conhecer aos alunos a bases da biologia molecular, estrutural e funcional da Célula, assim como algumas metodologias experimentais utilizadas para construir esse conhecimento.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos deverão adquirir a capacidade de compreender, utilizar, transmitir e aplicar os conceitos básicos que dizem respeito à estrutura e funcionamento das células procarióticas e eucarióticas (vegetais e animais), incluindo a sua composição química básica, papel das membranas, divisão celular, e fluxo de informação genética e de energia. Deverão ainda ser adquiridas competências teóricas e teórico-práticas em metodologias de estudo da célula, como a microscopia e a tecnologia do DNA recombinante. A célula vegetal será ainda estudada com principal realce para os fenómenos relativos ao fluxo e obtenção de bioenergia, como a fotossíntese, e com exemplos de espécies agroflorestais modelo

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não são necessários conhecimentos prévios porque esta UC é básica em Biologia molecular e celular. Poderá ser uma UC relevante em termos de conhecimentos biológicos a quem, não sendo aluno curso de Biologia, pretenda fazer um mestrado em áreas transversais com a Biologia, como por exemplo de Biotecnologia de Plantas, Bioinformática….

Programa

Teoria celular,bases de morfologia e fisiologia celular.    Bases da organização celular: célula procariótica e célula eucariótica animal e vegetal. Diferenças morfológicas entre as células vegetais e animais. Caraterísticas especiais das células vegetais e o seu papel na manutenção da estrutura e fisiologia das plantas. Conceitos básicos da estrutura, função de vacúolos, cloroplastos e da parede celular. Estudo da célula ao nível dos seus organelos. Microscopia ótica.

Fluxo de informação. Organização do DNA em cromossomas e cromatina. Estrutura do DNA, nucleótidos e ácidos nucleicos. Duplicação do DNA e mecanismos de reparação.  Tipos de RNA e sua função. Transcrição e processamento do RNA. Código genético. Tradução. Síntese Proteica. Proteínas: estrutura e função das proteínas. Estabelecimento da estrutura tridimensional “chaperones” Tecnologia do DNA recombinante, como por exemplo extração de DNA, Reação em cadeia da Polimerase (PCR).  

Organização e funcionamento internos da célula. As membranas biológicas e o seu papel na célula/vida. Transporte membranar. Estrutura e funções do sistema secretor: retículo endoplasmático, complexo de Golgi e trânsito de vesículas. Estrutura e funções dos lisossomas e peroxissomas. Estrutura e função do vacúolo nas células vegetais. Estrutura e funções do citoesqueleto em células animais e vegetais.

Fluxo de energia nas células e no mundo vivo.
Respiração na ausência de oxigénio: glicólise e tipos de fermentação. Respiração aeróbica e estrutura e evolução das mitocôndrias. A teoria quimiosmótica e o papel das membranas na conversão de energia. Casos de estudo. Fotossíntese e cloroplastos, estrutura e evolução dos plastídios. Casos de estudo em espécies agroflorestais.

Ciclo celular e divisão celular. Checkpoints da progressão da divisão celular. As diferentes fases da mitose (divisão do núcleo). Citocinese nas células vegetais e animais.

 

PROGRAMA DAS AULAS PRÁTICAS e/ou teórico práticas.  Observação e medição de diferentes tipos de células ao microscópio ótico. Extração de DNA, amplificação por PCR, e análise dos produtos de amplificação por eletroforese em gel de agarose.   Espectrofotometria e doseamento de clorofilas. Observação de mitose em ápices radiculares de cebola.

 



Bibliografia Obrigatória

Bruce Alberts; Essential cell biology. ISBN: 978-0-8153-2971-8

Bibliografia Complementar

William K. Purves; Life. ISBN: 0-7167-2276-3
James Darnell; Molecular cell biology. ISBN: 0-7167-1981-9
Gerald Karp; Cell and molecular biology. ISBN: 978-0-470-04217-5

Observações Bibliográficas

Ver o documento da primeira aula teórica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas com recurso a apresentações powerpoint e interação com os alunos com recurso as tecnologias educativas à distância, como vídeo –conferencias e /ou através da plataforma moodle. Aulas práticas laboratoriais executam os trabalhos laboratório.   Observam preparações definitivas e extemporâneas ao microscópio Os alunos entram em contacto e manuseiam alguns materiais e ferramentas  usados em  biotecnologia

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia celular

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Aulas teóricas facultativas. Aulas práticas e teórico práticas obrigatórias com limite de faltas igual a 4. 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação incluiu os seguintes componentes 
Duas   frequencias ao longo do semestre   da matéria  teórica e teórico prática e/ou exame final. 

Observações

Realça-se que a Biologia Molecular e Celular deveria fazer parte da cultura cientifica dos alunos que cursam os diferentes cursos da FCUP e pretendam ingressar num mestrado para o qual são relevantes algumas noções básicas do fluxo de informação celular genética (do gene à proteína e função), e do fluxo de energia celular (eg, desde as macromoléculas às mitocôndrias e cloroplastos).




Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-09 às 22:06:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias