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Eletroquímica Interfacial

Código: Q4105     Sigla: Q4105     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:CTN 10 Plano Oficial a partir de 2020_M:CTN 1 - 3 21 81
M:Q 1 Plano estudos oficial até 2022/2023 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é desenvolver nos estudantes o conhecimento da eletroquímica interfacial. Isto inclui tanto a compreensão dos aspetos fundamentais da eletroquímica, como de técnicas para caracterização de processos eletroquímicos, em diferentes superfícies de elétrodo.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes saberão interpretar os fenómenos que ocorrem quando uma solução aquosa está em contacto com a superfície de um elétrodo e descrever a estrutura de uma célula eletroquímica. Os estudantes serão ainda capazes de interpretar a resposta de corrente em função do tempo de um sistema redox, quando se varia o potencial de elétrodo por uma sequência de saltos de potencial.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 - Potencial eletroquímico

2 - Células eletroquímicas em equilíbrio

3 - Teoria de Debye-Hückel

4 - Condutividade de soluções de eletrólitos

5 - A dupla camada elétrica

6 - Propriedades elétricas da interface

7 - Técnicas de impulsos e suas aplicações

8 - Introdução à espectroscopia de impedância eletroquímica

9 - Aplicações da espectroscopia de impedância eletroquímica

Bibliografia Obrigatória

H. H. Girault; Analytical and Physical Electrochemistry, H. H. Girault, EPFL Press, Lausanne, 2004
Bard Allen J.; Electrochemical methods. ISBN: 978-0-471-04372-0
W. Ronald Fawcett; Liquids, Solutions, and Interfaces, Oxford University Press, 2004
Wolfgang Schmickler, Elizabeth Santos; Interfacial Electrochemistry, Second Edition, Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino são aulas teóricas, aulas práticas e aulas de laboratório.

As aulas teóricas consistem na exposição detalhada do conteúdo do programa, ilustrado por casos de estudo. Alguns tópicos serão discutidos sob a forma de seminários preparados pelos estudantes. São utilizados recursos audiovisuais para apoiar as apresentações.

As aulas teórico-práticas são dedicadas a resolução de exercícios, desenvolver os conceitos abordados nas aulas teóricas e esclarecer dúvidas.

Nas aulas de laboratório, os estudantes realizam trabalhos experimentais ilustrativos dos temas desenvolvidos nas aulas teóricas, cujos resultados e principais conclusões são apresentados em relatórios escritos e apresentações orais.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Técnicas instrumentais
Ciências Físicas > Química > Química física > Electroquímica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 15,00
Trabalho laboratorial 6,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Nesta unidade curricular é obrigatório o cumprimento da assiduidade nas aulas.

Para obter frequência é necessário comparecer a 75% do número total de aulas e obter classificação positiva nos trabalhos de índole laboratorial.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (NF) é calculada de acordo com a seguinte equação:

NF = 0.40 NP + 0.60 NT

em que

NP - média das classificações obtidas nas experiências laboratoriais (desempenho prático + relatórios)

NT - média das classificações obtidas nos testes


Os testes podem ser substituídos por um exame final e, neste caso, a nota final é:

NF = 0.40 NP + 0.60 NEx

em que

NEx - classificação obtida no exame final

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial é assegurada por um exame escrito.

Melhoria de classificação

Exame escrito.
A melhoria da classificação só é possível para a componente de teste/exame.
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