Código: | M2022 | Sigla: | M2022 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:F | 13 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Aquisição dos conceitos básicos de Probabilidades e Estatística e sua aplicação a situações concretas
Pretende-se que no final da unidade curricular, o estudante
a.domine os elementos de cálculo de probabilidades e saiba calcular probabilidades associadas ao fenómeno em estudo;
b. seja capaz de caracterizar variáveis aleatórias e identificar as respetivas distribuições de probabilidade;
c. saiba identificar técnicas de Estatística Descritiva adequadas, para organizar e sumarizar um conjunto de dados bem como interpretá-los;
d. seja capaz de inferir sobre os parâmetros de uma população a partir de uma amostra dessa população aplicando técnicas de estimação intervalar.
1. Teoria das Probabilidades: revisão dos conceitos fundamentais, espaço de probabilidade (espaço de resultados, sigma-álgebra, medida de probabilidade), independência e probabilidade condicional, teoremas de Bayes e da probabilidade total.
2. Variáveis aleatórias: caracterização, modelos discretos e contínuos, variáveis aleatórias bidimensionais, função de uma variável aleatória, momentos, desigualdade de Chebyshev, teorema do limite central e lei dos grandes números.
3. Análise Exploratória de Dados: conceitos fundamentais e técnicas de sumarização de dados.
4. Inferência Estatística: distribuições amostrais, propriedades básicas dos estimadores, intervalos de confiança para parâmetros populacionais usuais.
Os conteúdos do programa são apresentados, em geral, nas aulas teóricas e, alguns tópicos específicos, nas aulas teórico-práticas, recorrendo-se frequentemente a exemplos para ilustrar e motivar os conceitos e métodos abordados. São resolvidos e discutidos exercícios e problemas das folhas nas aulas teórico-práticas
Todo o material de apoio é disponibilizado na página da uc no MoodleUP.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação distribuída é efectuada com base nos resultados de dois testes (com datas a definir no início do semestre).
Para ter aprovação é exigida classificação mínima de 30% em cada um dos testes.
A classificação final será a média aritmética das notas dos testes.
Haverá um exame na época de recurso, acessível a qualquer estudante que não tenha obtido aprovação na época normal.
Tanto na época normal como na época de recurso poderá ser exigida uma prova complementar para atribuição de classificações superiores a 17 valores.
Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova oral eliminatória.