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Química Analítica

Código: Q2021     Sigla: Q2021

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Agronómica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:EA 7 Plano Oficial do ano letivo 2019 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nas aulas teóricas pretende-se que os alunos adquiram noções básicas de Química Analítica e reconheçam a importância da análise química na resolução de problemas reais. Nas aulas teórico-práticas são realizados exercícios de aplicação sobre a matéria versada nas aulas teóricas. Nas aulas práticas são realizados 4 trabalhos de laboratório de forma a permitir que os alunos compreendam os conceitos ministrados nas aulas teóricas e teórico-práticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de noções básicas de Química Analítica e resolução de problemas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Fundamentos de química

Programa

Aulas teóricas

CAPÍTULO 1. Equilíbrios em solução 1.1. Generalidades sobre soluções 1.2. A dissociação da água 1.3. Tipos de reações em solução aquosa 1.4. Cálculo das concentrações no equilíbrio 1.5. Reações de ácido base 1.6. Reações de precipitação 1.7. Reações de complexação 1.8. Reações de oxidação - redução

CAPÍTULO 2. Análise Volumétrica 2.1. Requisitos para a viabilidade da análise 2.2. Tipos de volumetrias 2.3. A deteção do ponto de equivalência 2.4. Padrões 2.5. Volumetrias de ácido - base 2.6. Volumetrias de oxidação - redução 2.7. Volumetrias de precipitação 2.8. Volumetrias de complexação

CAPÍTULO 3. Potenciometria 3.1. Elétrodos de referência 3.2. Elétrodos indicadores 3.3. Os potenciais das células 3.4. Interferências 3.5. Medição do pH 3.6. Outros tipos de elétrodos de membrana 3.7. Medições potenciométricas 3.8. Medições potenciométricas diretas 3.9. Titulações potenciométricas

Aulas teórico-práticas
Resolução de exercícios de aplicação da matéria ministrada nas aulas teóricas.

Aulas práticas
Realização dos seguintes trabalhos de laboratório: T1-Determinação de peróxido de hidrogénio numa água oxigenada comercial por permanganometria; T2-Titulação potenciométrica de uma mistura de ácido clorídrico e ácido acético; T3-Determinação potenciométrica de aniões (F- ou NO3-) em água de consumo; T4-Determinação espectrofotométrica do teor de ferro total numa água;

Bibliografia Obrigatória

Harris Daniel C.; Quantitative chemical analysis. ISBN: 0-7167-2508-8
Aquiles Araújo Barros; Elementos de Química Analítica, 2001
João Cabral; Lições de Química Analítica (Princípios Fundamentais), FCUP, 1983

Bibliografia Complementar

Adélio Machado; Análise Volumétrica, 2ª Edição, Centro de Investigação em Química (U.P.), 1978
João Cabral; Tabelas e Formulário de Química, 1993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são acompanhadas por 'transparências resumo' (cópias são disponibilizadas na página web da unidade curricular). Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios de aplicação da matéria versada nas aulas teóricas. Nas aulas práticas são realizados trabalhos de laboratório e os respetivos relatórios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 26,00
Trabalho laboratorial 13,00
Total: 91,00

Obtenção de frequência

Frequência no mínimo de um número de aulas práticas e teórico-práticas correspondente a 75% do número total de aulas efetivas

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final - 75% da nota final (possibilidade de realizar esta avaliação de forma fracionada). Existindo a possibilidade de substituição do exame final por dois testes escritos. Optando por realização dos testes não é possível a realização de melhoria de nota na época normal.
Desempenho nas aulas teórico-práticas e práticas - 25 % da nota final.

Existe uma nota mínima de 8 valores no exame para que os alunos possam ter frequência. Existe uma nota mínima de 9,5 valores na componente prática e teórico-prática

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial é assegurada por um exame escrito.

Melhoria de classificação

A classificação da componente distribuidada da avaliação não pode ser melhorada, pelo que a melhoria da classificação é feita apenas pelo exame final.

Observações

Os alunos que obtiveram uma nota positiva à componente prática e teorico-prática e não obtiveram aprovação no ano letivo anterior poderão pedir dispensa às aulas práticas laboratoriais. Para esses alunos, a nota da componente prática e teorico-prática será a obtida no ano letivo anterior.
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