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Comunicação em Enoturismo e Novas Ferramentas de Marketing

Código: VIT4026     Sigla: VIT4026     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Marketing

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Mestrado em Vinho, Turismo e Inovação - Enoturismo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
WINTOUR 25 Plano Oficial do ano letivo 2020. 2 - 6 49 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos



  • Adquirir conhecimento e competências para compreender e analisar a comunicação integrada de marketing da perspetiva do consumidor e da empresa.

  • Compreender os principais desafios, teorias e ferramentas da comunicação de marketing.

  • Obter capacidades de desenvolvimento e implementação de um plano estratégico de Comunicação Integrada de Marketing.

  • Compreender a importância da IMC para investimentos no contexto do enoturismo.


Resultados de aprendizagem e competências

Cada tópico corresponde sequencialmente a, no mínimo, uma sessão. A sequência do programa faz parte de uma perspetiva geral para a Metodologia  (GAS) específica, de modo a que os estudantes adquiram conhecimento de forma estruturada. Em cada um dos tópicos abrangidos são apresentados casos reais e o contexto global e português, como as comunicações de marcas de vinho e novos desafios. Em cada sessão os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimento e desenvolver competências ao resolver desafios reais enfrentados pelos profissionais de comunicação (Exemplo: apresentar um resumo aos estudantes para que eles elaborem uma estratégia criativa para uma marca de vinho).

Modo de trabalho

Presencial

Programa








Comunicação Integrada de Marketing de Enoturismo:


a.       Definição de Comunicação Integrada de Marketing (IMC), perspetivas e natureza estratégica da IMC


b.       Teoria, plano, ferramentas e diferentes perspetivas de Comunicação


c.        IMC, posicionamento e imagem de marca (consciência, imagem, qualidade percetível e fidelização)


d.       Exemplos de comunicação de enoturismo


Novas Ferramentas de Marketing


a.       Era digital


b.       Inteligência artificial em Marketing


c.        Exemplos de enoturismo


Bibliografia Obrigatória

Belch & Belch ; Advertising and promotion: an integrated marketing communications perspective, Global Edition, McGraw-Hill. ISBN: 9780071314404

Bibliografia Complementar

Sigala & Robinson; Management and Marketing of Wine Tourism Business Theory, Practice, and Cases, Springer, 2019. ISBN: 978-3-319-75461-1
Aaker, David ; Measuring brand equity across products and markets
Shimp, Terence A; Promotion management and marketing communications. ISBN: 0-03-076748-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O módulo terá aulas teóricas, exemplos práticos e criação de métodos de raciocínio, com o objetivo de combinar visões teóricas e práticas com a participação e criatividade dos estudantes:

Exposições.

Apresentação e discussão de conceitos, metodologias e técnicas com comunicação audiovisual.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Elaboração de projeto 40,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 32,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída:

Grupo



  • Relatório de grupo (60%)+ Apresentação oral (40%)

Fórmula de cálculo da classificação final

Grupo



  • Plano de Comunição (60%)+ Apresentação oral de um paper científico (40%)

Melhoria de classificação

Exame individual escrito- 100%
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