Código: | B4007 | Sigla: | B4007 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:BGE | 6 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
M:GF | 13 | plano de estudos do Mestrado em Genética Forense a partir de 2013_2014. | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
O módulo de Biogeografia está desenhado por forma a dar uma perspectiva alargada sobre padrões espaciais na biodiversidade. É dada uma introdução à disciplina na qual se focam os conceitos e investigação históricas sobre o tema. É discutida a distribuição de espécies-individuais e comunidades, com particular ênfase nos métodos para a representação da distribuição da biodiversidade, alterações espaciais e temporais na distribuição da biodiversidade e na distribuição dos biomas terrestres. São revistos os principais processos biogeográficos responsáveis pela origem, alteração e manutenção da distribuição da biodiversidade. Serão discutidas as principais tendências geográficas na distribuição da biodiversidade, tais como gradientes e hotspots, desde escalas globais a locais. Será dada uma introdução às principais metodologias utilizadas para analisar a distribuição geográfica, tais como modelos ecológicos baseados no Nicho Ecológico e Sistemas de Informação Geográfica. Finalmente, serão apresentados os conceitos, objectivos e metodologia de trabalho da Biogeografia da Conservação.
O módulo de Biogeografia foi elaborado por forma a cumprir dois objectivos principais. Por um lado, proporcionar uma visão abrangente e integrativa da Biogeografia, como área das ciências biológicas que reúne conhecimentos provenientes de outros domínios como a Ecologia, a Evolução, a Morfologia, a Genética, a Sistemática ou a Etologia, e de outras ciências como a Matemática, a Física, ou a Geologia. Por outro lado, fornecer aos alunos uma formação sólida em Biogeografia por forma a integrarem mais facilmente as matérias leccionadas nos ciclos de especialização da licenciatura em Biologia, principalmente nos blocos de opções nas áreas de Estatística e Modelos, Geologia e Informação Geográfica.
1. Introdução à Biogeografia
1.1 A ciência da Biogeografia
1.2 A história da Biogeografia
2. Distribuição Geográfica
2.1 Distribuição de Espécies
2.1.1 Distribuição geográfica
2.1.2 Distribuição de populações
2.2 Distribuição de Comunidades
2.2.1 Comunidades e ecossistemas
2.2.2 Distribuição das comunidades
2.2.3 Biomas terrestres
3. Processos Biogeográficos
3.1 Processos que mantêm a distribuição – caracter ecológico / escala local
3.2 Processos que alteram a distribuição – caracter ecológico e histórico / escala local ou global
3.3 Processos que originam a distribuição – caracter histórico / escala evolutiva
4. Tendências Geográficas na Distribuição da Riqueza Específica
4.1 Gradiente latitudinal
4.2 Outros padrões de diversidade:
4.3 Hotspots de biodiversidade
4.4 Padrões regionais e locais
5. Métodos de Análise da Distribuição Geográfica
5.1 Caracterização da distribuição mediante índices
5.2 Análises univariadas
5.3 Análises multivariadas (modelos predictivos da distribuição de espécies e riqueza específica)
5.4 Ferramentas de geoestatística
5.5 Análises integrativas
6. Biogeografia da Conservação
6.1 Definições e objectivos
6.2 Alterações climáticas e desenho de reservas
6.3 Conservação de processos evolutivos
6.4 Análises integrativas
Um conjunto de artigos científicos serão fornecidos aos estudantes.
Aulas teóricas e preparação de trabalhos escritos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Prova oral | 40,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 21,00 |
Total: | 81,00 |
Frequência de um mínimo de 75% das aulas.
A principal componente de avaliação é constituída pela apresentação oral de um artigo científico. Os alunos serão agrupados em grupos de dois e cada grupo apresentará um artigo científico escolhido a partir da presente lista bibliográfica (excepto livros e capítulos de livros). Serão utilizados os procedimentos gerais para as apresentações em congressos: 10 minutos de apresentação oral (5 para cada aluno), em inglês, utilizando como suporte gráfico uma apresentação em PowerPoint. Após a apresentação, será iniciado um período de discussão onde todos os alunos devem participar. Essencialmente pretende-se que os dois alunos representem o papel dos autores do artigo que vão apresentar, sem no entanto descurarem a possível auto-crítica ao artigo, e que a audiência represente um conjunto de congressistas com dúvidas acutilantes. O tempo de discussão será decidido caso a caso conforme o nível de interesse e participação, mas não deverá exceder os 10 minutos. Imediatamente após o fim da apresentação, os alunos deveram fornecer uma cópia em papel dos diapositivos apresentados (uma impressão do ficheiro PowerPoint com 4 slides por página), a qual constituirá o documento formal de avaliação.
A avaliação quantitativa do módulo será realizada de acordo com seis critérios.
1) Participação nas aulas: são avaliados os níveis de interesse e participação ao longo das aulas
2) Tempo da apresentação oral: a apresentação não deverá exceder os 10 minutos
3) Conteúdo dos diapositivos: é avaliado o conteúdo dos diapositivos por forma a detectar se estes são apropriados para a apresentação oral e se a informação está correctamente apresentada
4) Clareza dos diapositivos: é avaliada a forma com a informação está representada nos diapositivos
5) Apresentação oral: é avaliada a capacidade de exposição oral do artigo científico
6) Discussão geral: é avaliado o nível de participação e envolvimento na discussão do artigo.
Cada um destes critérios é aplicado individualmente, pelo que dois alunos de um mesmo grupo podem ter avaliações distintas.
A melhoria da classificação pode ser atingida através da apresentação de um novo artigo científico a combinar. A apresentação será neste caso individual.
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