Código: | CAGR3001 | Sigla: | CAGR3001 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Agrárias |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Agronómica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:EA | 3 | Plano Oficial do ano letivo 2019 | 3 | - | 6 | 49 | 162 |
Os objetivos delineados para a disciplina de Marketing Agro-Alimentar são: i) Obtenção de uma visão clara das potencialidades e limitações do Marketing, enquanto filosofia e conjunto de técnicas de gestão com capacidade para potenciar as vendas de determinado produto, designadamente no que se refere à sua especificidade Agro-Alimentar. ii) Aquisição de conhecimentos teóricos, bem como a flexibilidade e capacidade de generalização do seu uso, de modo a conduzir a uma preparação eficaz que permita compreender, aprofundar e utilizar os modelos emergentes sobre comportamento do consumidor que, embora eventualmente diferentes, se possam relacionar com os lecionados. iii)Aquisição da capacidade de avaliar para determinado produto agro-alimentar, qual a segmentação de mercado e qual o posicionamento que se apresentam mais adequados para esse mesmo produto. iv) Aquisição de conhecimentos sólidos sobre cada uma das diferentes políticas de marketing que compõem o marketing-mix.
Capacidade de estabelecer uma clara ligação entre as diferentes políticas de marketing, selecionando um marketing-mix ajustado aos diferentes produtos agro-alimentares, desde os produtos frescos até aos alimentos processados.
Capacidade de realizar um plano de marketing no contexto agro alimentar.
Aquisição de uma noção clara da vertente de serviço que o Marketing Agro-Alimentar representa para o Engenheiro Agrónomo/Alimentar, e a sua aplicabilidade nas mais diversas áreas.
Cap. 1 ● INTRODUÇÃO AO MARKETING 1.1 ● Conceito de marketing e sua evolução 1.2 ● Funções do marketing na empresa 1.3 ● Funções do marketing na economia Cap. 2 ● INTRODUÇÃO AO MARKETING AGRO ALIMENTAR 2.1 ● Marketing agro alimentar: âmbito e especificidades dos produtos agro alimentares 2.2 ● Caracterização da cadeia agro- alimentar 2.3 ● Importância do sector agro alimentar na economia da União Europeia e em Portugal Cap. 3 ● COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FACE AOS BENS AGRO ALIMENTARES 3.1 ● Introdução 3.2 ● Consumo alimentar e despesa familiar nas economias desenvolvidas: evolução e mudanças estruturais 3.3 ● O Consumidor e as questões nutricionais 3.4 ● Comportamento do consumidor face aos produtos agro alimentares 3.5 ● Novos paradigmas no comportamento de compra/consumo dos produtos alimentares: as questões da segurança e qualidade alimentares Cap. 4 ● SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO 4.1 ● Introdução 4.2 ● Segmentação 4.3 ● Posicionamento Cap. 5 ● POLÍTICAS DE MARKETING: O MARKETING-MIX 5.1.Introdução 5.2 ● Política de produto 5.3 ● Política de distribuição 5.4 ● Política de comunicação 5.5 ● Política de preço Cap. 6 ● PLANO DE MARKETING NO CONTEXTO AGRO ALIMENTAR 6.1 ● Introdução 6.2 ● Relevância e vantagens do planeamento 6.3 ● Níveis de planeamento 6.4 ● Articulação entre o plano estratégico e o plano de marketing 6.5 ● Estrutura e conteúdo do plano de marketing
Apresentação dos fundamentos teóricos e realização de trabalhos de natureza teórico-prática.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 25,00 |
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho escrito | 21,00 |
Total: | 135,00 |
Assiduidade mínima de acordo com os Regulamentos da Faculdade
20 % assiduidade, participação nas aulas e trabalhos aulas práticas 30 % trabalho de grupo – 3/4 estudantes (Plano de Marketing - Marketing-mix) Relatório Apresentação oral (10 min), com apresentação de poster publicitário (tamanho A2) a realizar na última aula
50 % exame com Nota mínima obrigatória – 8,0 val
O estudante em regime TE ou DA poderá solicitar dispensa parcial à componente prática, até ao final da segunda semana de aulas. O estudante dispensado mantém a obrigatoriedade de realização e apresentação do trabalho final (30%), sendo que o exame contará para 70 % da classificação final, mantendo-se a obrigatoriedade de nota mínima de 8,0 val.
Será mantida a classificação da componente ditribuída durante um ano lectivo, após frequência da UC