Código: | GEOL3016 | Sigla: | GEOL3016 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fcup/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2010/2011&P_CAD_CODIGO=G285&P_PERIODO=1S |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:G | 7 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 3 | 28 | 81 |
3 |
Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar; Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional; Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal
Resultados de aprendizagem e competências (*)
O desenvolvimento da unidade curricular visa o desenvolvimentos das seguintes competências no aluno:
- aquisição de um vocabulário técnico relacionado com o Património Geológico;
- consciencialização da importância de preservar, valorizar e divulgar Património Geológico;
- conhecimento de estratégias de geoconservação
1. O Património Geológico como Recurso Natural Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. 2. Geoconservação: Conceito, objectivos e princípios 2.1. O que é a Geoconservação 2.2. Geodiversidade; Valores associados à Geodiversidade (intrínseco, cultural, estético, económico, funcional, científico e educativo) 2.3. Conceitos de Geomonumento, Geossítio, Geótopo e Local de Interesse Geológico 2.4. Vertentes do Património Geológico 2.5. Inventariação, valorização, preservação e divulgação do Património Geológico 2.5.1. Legislação 2.5.2. Implementação prática e estratégias de Geoconservação 3. SIGs e Património Geológico 4. Património Geológico e ordenamento do Território 5. Exemplos de Geoconservação 6. A Geoconservação em Portugal Aulas de campo Visita a locais em que foram, ou estão a ser aplicadas diferentes estratégias de Geoconservação, salientando-se além destas, a Importância preservação do património geológico (paleontológico, geomineiro, geomorfológico, entre outros) e os diferentes aspectos da geodiversidade.
Nas aulas a exposição dos temas, de acordo com os conteúdos, é acompanhada pela apresentação em power point. As aulas de campo funcionam como um complemento na transmissão da matéria dada nas aulas teóricas e constituem um elemento fundamental para a aprendizagem. Durante o semestre serão realizadas aulas de campo relacionadas com os diferentes temas lecionados nas aulas teóricas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 2,00 |
Total: | 2,00 |
Segundo o Regulamento da UP. Obrigatoriedade de presença nas aulas teórico-práticas.
A avaliação integra os elementos: Exame escrito incluindo matéria das aulas teóricas, práticas e aulas campo (2/3) Trabalho com apresentação oral (1/3). Para que o aluno obtenha aprovação não poderá ter uma nota inferior a 8.0 em cada uma das componentes da avaliação, numa escala de 0 a 20.
Trabalho escrito com apresentação oral sobre um tema de Património Geológico à escolha do aluno
Segundo o Regulamento da UP
Segundo o Regulamento da UP