Biologia dos Invertebrados
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:B |
201 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
48 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fornecer conhecimentos, numa perspetiva evolucionista, sobre a biologia dos principais grupos de invertebrados, nomeadamente anatomia e sistemática.
Resultados de aprendizagem e competências
Reconhecer exemplares dos filos estudados e, nalguns casos, identificá-los até um nível inferior (classe, ordem) com base nos carateres morfológicos.
Ser capaz de explicar as relações evolutivas entre os grupos mais importantes, identificar algumas estruturas características de exemplares de alguns filos e saber explicar a respetiva função e significado adaptativo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Princípios de Zoologia Sistemática: Taxonomia, nomenclatura e filogenia. Planos estruturais e funcionais de organização animal. Noções elementares de desenvolvimento animal. Biologia dos principais grupos de invertebrados: Reino Protista; Porifera, Cnidaria, Ctenophora. Os Protostómios: Spiralia (Platyhelminthes, Annelida, Mollusca e outros pequenos grupos de Spiralia, Gnathifera e Lophophorata; os Ecdysozoa (Nematoida e Panarthropoda - Onychophora, Tardigrada e Arthropoda). Deuterostómios (Echinodermata).
Bibliografia Obrigatória
BRUSCA, R.C. & BRUSCA, G.J.; Invertebrates, Sinauer Associates, 2003
BRUSCA; R.C., MOORE, W. & SHUSTER, S.M.; Invertebrates, Sinauer, 2016. ISBN: 9781605353753
RUPPERT, E.E.; FOX, R.S. & BARNES, R.D.; Zoologia dos Invertebrados: Uma abordagem funcional-evolutiva, Editora Roca, Ltd. S. Paulo, 2005
Bibliografia Complementar
SIDGWICK & JACKSON (Ed.); Practical Invertebrate Zoology. A Laboratory Manual, R. Phillips Dales. London, 1971
KUKENTHAL, W.; MATHES, E. & RENNER, M.; Guia de Trabalhos Práticos de Zoologia, Livraria Almedina. Coimbra. , 1986
HICKMAN, C.P.; ROBERTS, L.; LARSON, A.; l’ANSON, H. & EISENHOUR, D.J.; Integrated Principles of Biology, McGraw-Hill, Boston, 2006
MAYR, E.; Principles of Systematic Zoology, McGraw-Hill, 1969
BARNES, R.S.K.; CALOW, P.; OLIVE, P.J.W.; GOLDING, D.W. & SPICER, J.I.; The Invertebrates, a synthesis, Blackwell Science, 2001
ANDERSON, D.T.; Invertebrate Zoology, Oxford University Press, 1998
HICKMAN, H.; Zoologia. Princípios Integrales, McGraw-Hill, 1990
WALLACE, R.L. & TAYLOR, W.K.; Invertebrate Zoology. A Laboratory Manual, Prentice Hall, 2002
RUPPERT E.E. & BARNES, R. D.; Invertebrate Zoology, Saunders College Publishing, 1994
MATEUS, A.; Fundamentos de Zoologia Sistemática, F. Calouste Gulbenkian, 1990
Brusca; R.C., Moore, W. & Shuster, S.M.; Invertebrates, Sinauer, 2016. ISBN: 9781605353753
Observações Bibliográficas
Todas a bibliografia aconselhada encontra-se disponível na biblioteca da FCUP.
Além da bibliografia aconselhada serão ainda disponibilizados apontamentos e outros documentos complementares versando temas específicos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas téoricas em Ensino à Distância (EAD).
Teorico-Práticas presenciais.
Práticas laboratoriais presenciais, a funcionar com turmas divididas ao meio.
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Zoologia > Zoologia sistemática
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Zoologia > Anatomia animal
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Zoologia > Morfologia animal
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
114,00 |
Frequência das aulas |
48,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para obtenção de frequência os alunos devem cumprir os seguintes critérios:
1 - Participar em pelo menos 75% dos trabalhos laboratoriais programados.
Aos alunos que tenham obtido frequência em anos letivos anteriores poderá ser concedida (mediante pedido efetuado no princípio do ano letivo) dispensa das aulas práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação desta disciplina é constituída por um exame final, que inclui uma componente teórica (14 valores - 70%) e uma componente prática 6 valores - 30%).
A avaliação será presencial.
Serão aprovados os alunos que tenham obtido um somatório igual ou superior a 9,5 valores.
Não está prevista a realização de provas orais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não está prevista avaliação especial para alunos com estatuto especial de frequência. Todos os alunos, incluindo aqueles que usufruem de estatuto especial, terão de efetuar o exame final.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação pode ser requerida de acordo com o "Regulamento de Avaliação e Aproveitamento dos Estudantes".
Observações
Docente de contacto para assuntos gerais: Maria João Santos (
mjsantos@fc.up.pt)
Júri: O Júri é constituído por todos os docentes envolvidos na lecionação da disciplina.